Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
101Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Extração Líquido-Líquido

Extração Líquido-Líquido

Ratings: (0)|Views: 9,513|Likes:
Published by Felipe Pucci

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Felipe Pucci on Sep 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/20/2013

pdf

text

original

 
Universidade Federal de São CarlosCentro de Ciências Exatas e de TecnologiaDepartamento de Engenharia QuímicaLaboratório de Operações UnitáriasExtração Líquido-LíquidoSão Carlos2010
 
Objetivo:
O objetivo deste experimento foi a análise dos modelos termodinâmicos UNIQUAC e NRTL, através da construção da curva binodal, e da análise da inclinação da linha deequilíbrio formada, de uma mistura binária contendo água, acetato de etila e etanol.
Introdução:
Extração líquido-líquido, também conhecido como extração por solvente e partição, éum método utilizado para separar compostos baseado em suas diferentes solubilidades emdois líquidos diferentes imiscíveis, normalmente água e um solvente orgânico. A extração éum método de separação que requer a introdução do solvente na separação dos componentesda mistura.Duas misturas líquidas miscíveis são efluentes do processo: uma rica em solvente econtendo parte do soluto, denominada extrato; a outra contendo o restante da carga e parte dosolvente, denominado refinado.Em outras palavras, é a separação de uma substância de uma mistura por  preferencialmente dissolver esta substância em um solvente adequado. Por este processo, umcomposto solúvel é normalmente separado de um composto insolúvel. Extração de solvente éutilizado no reprocessamento nuclear, processamento de minérios, a produção de compostosorgânicos finos, o processamento de perfumes e outras industrias.
Figura 1.
Formação de uma mistura binária para extração líquido-líquido.
 
 
M
ateriais Utilizados:Reagentes:
- Água destilada;- Álcool etílico;- Acetato de etila;
Equipamentos Utilizados:-
Béqueres de 250 ml cada;- Pipeta graduada;- Balança analítica;- Misturador;- Cromatográfico Gasoso.
Cromatográfico Gasoso:
A cromatografia gasosa (CG) ou cromatografia gás-líquido (CGL), é um tipo comumde cromatografia usada em química orgânica para separação de compostos que podem ser vaporizados sem decomposição.Em cromatografia gasosa, a fase móvel é um gás transportador, normalmente um gásinerte tal como hélio ou um gás não reativo tal como o nitrogênio. A fase estacionária é umacamada microscópica de líquido ou polímero sobre um sólido inerte, dentro de uma peçatubular de vidro ou metal chamada coluna. O instrumento usado para realizar a cromatografiagasosa é chamado cromatográfico gasoso. No cromatográfico gasoso, um volume de analito líquido ou gasoso é injetado naentrada da coluna, geralmente com o uso de uma micro seringa. Conforme o gás carreador leva as moléculas do analito através da coluna, essa movimentação é inibida pela adsorçãodas moléculas do analito das paredes da coluna ou no material do empacotamento da mesma.Uma vez que cada tipo de molécula tem uma taxa de progressão diferente, os várioscomponentes da mistura de analito são separados conforme progridem ao longo da coluna,chegado ao fim dela em momentos diferentes. Assim, o momento em que cada componentesai da coluna, e a quantidade deles, pode ser determinada.

Activity (101)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
luisahiguchi liked this
Nadja Fonseca liked this
Jessica Pizzo liked this
Yan Alencar liked this
Dayanne Soares liked this
Nikenilvan Neves liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->