Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
16Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
direito constitucional

direito constitucional

Ratings: (0)|Views: 435|Likes:

More info:

Published by: Vitor Prado de Souza on Sep 21, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/19/2013

pdf

text

original

 
 1
MAXIMILIANO KOLBE
EXERCÍCIOS DE DIREITOCONSTITUCIONAL
BRASÍLIA
 
 2
DIREITO CONSTITUCIONAL
Prof. Maximiliano Kolbe
SUMÁRIO1
 
QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL (CESPE)........................................
 1.1 (Cespe –Variados)....................................................................................................1.2 (Cespe Petrobrás/2007)..........................................................................................1.3 (Cespe - PGE/PA/2007)............................................................................................1.4 (Cespe PGE PA/2007)........................................................................................1.5 (Cespe TCU/2007).................................................................................................1.6 (Cespe TJ TO/2007)............................................................................................1.7 (Cespe TER PA/2007)........................................................................................1.8 (Cespe TRT BA/2007)........................................................................................1.9 (Cespe TRT PR/2007).........................................................................................1.10 (Cespe SEJUS ES/2007).....................................................................................1.11 (Cespe TRT PR/2007).........................................................................................1.12 (Cespe AGU/2006)................................................................................................1.13 (Cespe CEF/2006).................................................................................................1.14 (Cespe PC PA/2006)...........................................................................................1.15 (Cespe TRE MA/2006).......................................................................................1.16 (Cespe TRF5°/2006)..............................................................................................1.17 (Cespe TSE/2006)..................................................................................................1.18 (Cespe Bombeiro Militar PE/2006).....................................................................1.19 Gabarito....................................................................................................................
 
3 
1 QUESTÕES DE DIREITOCONSTITUCIONAL (CESPE)
1.1 (Cespe –Variados)(Cespe-TJ-BA/2003)
Considere, por hipótese, que Antônio Benedito eMaria Dolores, casados, nascidos na República de Cabo Verde, comresidência permanente no Brasil há mais de dois anos ininterruptos, têmuma filha, Juliana, nascida em território brasileiro. Em face dessasituaçãoe sabendo que a República de Cabo Verde é país de língua portuguesa eque Antônio Benedito e Maria Dolores não estavam no Brasil a serviço denenhum país estrangeiro, julgue os itens subseqüentes.
1
Para que Maria Dolores possa adquirir a condição de brasileiranaturalizada, é necessário que possua idoneidade moral.
2
A Constituição Federal permite que a Antônio Benedito, mesmo emsua condição de estrangeiro, sejam atribuídos os direitos inerentes aobrasileiro, desde que haja reciprocidade em seu país em favor dosbrasileiros.
3
Juliana, por ter nascido em território brasileiro, adquiriu a condição debrasileira nata, independentemente de seus pais terem nascido em outropaís.
4
Antônio Benedito, mesmo que adquira a nacionalidadebrasileira, não poderá, nos termos da Constituição Federal brasileiraatual, ocupar cargos políticos na Câmara dos Deputados ou no SenadoFederal.
5
Juliana não poderá jamais perder a nacionalidade brasileira, visto quea Constituição Federal estabelece expressamenteque nenhum brasileiro nato pode perder essa condição.
6 (Cespe-TRT-DF/2005)
Compete ao Supremo Tribunal Federal julgaranualmente as contas prestadas pelo presidente da República.
7 (Cespe-TRT-DF/2005)
Os decretos legislativos não são submetidos àsanção do presidente da República.
8 (Cespe-TRT-DF/2005)
A edição de medidas provisórias é um ato decompetência do presidente da República que ele pratica na qualidade dechefe de governo.
9 (Cespe-TRT-DF/2005)
A Constituição da República conferevitaliciedade aos membros do Ministério Público do Trabalho e, portanto,seria inconstitucional uma disposição legal que estabelecesse para essesagentes públicos aposentadoria compulsória aos setenta anos de idade.
10 (Cespe-TRT-DF/2005)
Luciano é um adolescente de 13 anos deidade. Nessa situação, a Constituição da República veda o trabalho deLuciano, salvo na condição de aprendiz.
11 (Cespe-TRT-DF/2005)
Maurício nasceu na França, quando o pai e amãe, brasileiros, estudavam em uma universidade em Paris. Com 15anos de idade, Maurício veio ao Brasil pela primeira vez e fixouresidência no país, onde mora há cinco anos. Nessa situação, mesmoque Maurício opte pela nacionalidade brasileira, ser-lhe-á vedado exercercargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, pois esse cargo éprivativo de brasileiros natos.
12 (Cespe-STM/2004)
Manoel Antônio, jurista de reputação internacional,é brasileiro naturalizado, com doutorado na Universidade do Texas –EUA, e ocupa atualmente o cargo de professor-visitante da Universidadede Brasília (UnB). Nessa situação, Manoel Antônio, em nenhumahipótese, poderá ocupar o cargo de ministro do Supremo TribunalFederal (STF).
13 (Cespe-STM/2004)
Carol, cidadã norte-americana, e Luigi, cidadãoitaliano, quesão casados há 8 anos e moram na Itália, estavam passando férias noRio de Janeiro desde setembro de 2004. Carol estava grávida e onascimento da criança estava previsto paranovembro. Dois dias antes do vôo de volta à Itália, o filho de Carolnasceu no Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio deJaneiro (UFRJ). Nessa situação, em face das previsões constitucionais, ofilho do casal será considerado brasileiro nato.
14 (Cespe-STM/2004)
Manoel é cidadão português e reside em Brasíliahá 13 anos ininterruptos, trabalhando como auxiliar deenfermagem no Hospital Universitário. Nessa situação, casoapresente idoneidade moral, não há óbice constitucional paraManoel adquirir a nacionalidade brasileira.
15 (Cespe-STM/2004)
Os poderes de Estado, apesar deindependentes, devem atuar de maneira harmônica. Oprincípio da separação de poderes consagrado naConstituição Federal assegura que um poder controle osdemais e por eles seja controlado. Esse princípio édenominado, pela doutrina do direito constitucional, teoria dosfreios e contrapesos.
16 (Cespe-STM/2004)
Constituição de estado-membro daFederação que preveja um conselho estadual de justiça que,composto de representantes dos Poderes Judiciário eLegislativo e da Ordem dos Advogados do Brasil, tenhaatribuições de fiscalização administrativa e do desempenhodos deveres funcionais do Poder Judiciário e do MinistérioPúblico não ofenderá o princípio da separação dos poderesprevisto na Constituição Federal.
17 (Cespe-STM/2004)
O sigilo das comunicações telegráficas,como todo direito fundamental, tem caráter absoluto.
18 (Cespe-STM/2004)
Considere a seguinte situaçãohipotética. João foi condenado a pena de 30 anos de prisãopor tráfico de drogas e outros crimes. Líder do tráfico dedrogas na favela ABC da capital de seu estado, João estácumprindo a pena no presídio HG.Nessa situação, a administração do presídio poderá, comfundamento em razões de segurança pública, de disciplinaprisional e de preservação da ordem jurídica,excepcionalmente, violar as correspondências de João.
19 (Cespe-STM/2004)
A situação de policial civil com direito aprisão especial não se caracteriza como regalia em conflitocom o princípio da isonomia, pois a própria Constituiçãoassegura aos presos o respeito à integridade física e moral.
20 (Cespe- STM/2004)
Considere a seguinte situaçãohipotética. O governador de determinado estado brasileiroeditou decreto vedando a realização de manifestação públicacom a utilização de carros e aparelhos sonoros nas praçascentrais da capital, onde estão localizados o palácio dogoverno e a sede do Poder Judiciário. Nessa situação, odecreto é inconstitucional, pois viola a garantia constitucionalque assegura esse direito, inviabilizando o exercício do própriodireito ao impedir a comunicação entre os manifestantes.
21 (Cespe-STM/2004)
A Constituição Federal assegura a todocidadão, inclusive aos estrangeiros, acessibilidade aos cargospúblicos, garantido-se o princípio administrativo da igualdade.Assim, considerando concurso de âmbito nacional, não podeum edital determinar a classificação dos candidatos porunidade da Federação uma vez que um candidato poderáclassificar-se em uma delas com nota inferior ao que, emoutra, não alcance a classificação respectiva.
22 (Cespe-STM/2004)
Segundo a Constituição Federal,ministro do STF pode propor emenda à Constituição aopresidente dessa Corte, que a encaminhará ao CongressoNacional.
23 (Cespe-STM/2004)
O “sigilo telefônico” é direito e garantiafundamental do cidadão, conforme prevê a ConstituiçãoFederal. Com efeito, é correto afirmar que uma proposta deemenda tendente a abolir essa garantia não será objeto dedeliberação.
24 (Cespe-STM/2004)
O STF, o STM, os deputados federaise os senadores da República podem propor leiscomplementares e ordinárias nos casos previstos naConstituição.
25(Cespe-STM/2004)
Associação de aposentados de estadoda Federação legalmente constituída em setembro de 2004

Activity (16)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
vitorsaoroque liked this
al2209 liked this
al2209 liked this
Fabiane Lemos liked this
paulatg24 liked this
DAYANE27 liked this
jalesf liked this
ed.paulo2407 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->