Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
12Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Avaliação de Língua Portuguesa

Avaliação de Língua Portuguesa

Ratings: (0)|Views: 1,201|Likes:
Avaliação de Língua Portuguesa desenvolvida pelo prof. Marcelo Maciel de Almeida, mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A prova em questão versa sobre coesão e coerência textuais.
Avaliação de Língua Portuguesa desenvolvida pelo prof. Marcelo Maciel de Almeida, mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A prova em questão versa sobre coesão e coerência textuais.

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Marcelo Maciel de Almeida on Sep 22, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/06/2013

pdf

text

original

 
t ______________________________________________________________________________________________ 
O que é coesão textual?
Palavras como
, 
e
possuem a função de criar um sistema derelações, referências e retomadasno interior de um texto, garantindo unidade entre as diversas partes que o compõe. Essa relação, esse entrelaçamento de elementos no texto recebe o nome de
Coesão Textual
.Há, portanto, coesão, quando seus vários elementos estão articulados entre si, estabelecendounidade em cada uma das partes, ou seja, entre os períodos e entre os parágrafos.Tal unidade se dá pelo emprego de conectivos ou elementos coesivos, cuja função é evidenciar as váriasrelações de sentido entre os enunciados. Veja um exemplo de um texto coeso:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que o Brasil não vai atender ao governo interino de Honduras, que deu prazo de dez dias para uma definição sobre a situação do presidente deposto Manuel Zelaya, abrigado na embaixada brasileira desde que retornou a Tegucigalpa,há uma semana. Caso contrário, o governo de Micheletti ameaça retirar a imunidade diplomática daembaixada brasileira no país, segundo informou comunicado da chancelaria hondurenha divulgado nanoite de sábado, em Tegucigalpa".
(Jornal O Globo - 27/09/2009)Quando umconectivo não é usado corretamente, há prejzo na coesão. Observe:
A escola possui um excelente time de futebol, portantoaté hoje o conseguiu vencer ocampeonato.
O conectivo "portanto" confere ao período valor de conclusão, porém não há
verdadeira
relação desentido entre as duas frases: a conclusão de não vencer não é possuir um excelente time de futebol.Analisaremos, a seguir, o problema na coesão:É óbvio que existem duas ideias que se opõem, são elas:
 possuir um time de futebol x não vencer ocampeonato.
Logo, só podemos empregar um conector que expresse ideia adversativa, são eles:
mas,porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante
.O período reescrito de forma adequada fica assim:
 A escola possui um excelente time de futebol,
mas/porém/todavia/contudo/entretanto/no entanto/não obstante
até hoje o conseguiu vencer ocampeonato. ______________________________________________________________________________________ 
01-
Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os para que componham umtexto coeso e coerente:O primeiro desses presidentes foi Getúlio Vargas, que soube promover, com êxito, o modelo desubstituição de importações e abriu o caminho da industrialização brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocação exclusivamente agrária herdada dos idos da colônia. ( )O ciclo econômico subsequente que nos surpreendeu, sem dúvida, foi a modernização conservadoralevada à prática pelos militares, de forte coloração nacionalista e alicerçado nas grandes empresas estatais.( )Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil é uma economia que mantém a enorme vitalidade do passado, porém, há mais de duas décadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnaçãoe retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correção dos desequilíbrios sociais, que seagravam a cada dia. ( )Com JK, o país afirmou a sua confiança na capacidade de realizar e pôde negociar em igualdadecom os grandes investidores internacionais, mostrando, na prática, que oferecia rentabilidade e segurançaao capital. ( )
ESCOLA ESTADUAL PAULO JOSÉ DERENUSSON – “Vencendo desafios,conquistando vitórias”AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESAPROF. MARCELO MACIEL DE ALMEIDANome: ________________________________________________________ nº: _____ Data: ______________Valor: Nota obtida: ______
 
Em mais de um século, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraíram as atenções peloêxito nos programas de desenvolvimento. ( )Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indústriaautomobilística uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setoresestratégicos, como a siderurgia, o petróleo e a energia elétrica. ( )
(Emerson Kapaz, “Dedos cruzados” in: Revista Política Democrática nº 6, p. 39) ______________________________________________________________________________________________ 
A Redação no ENEM
Sem dúvidas, a redação é a parte primordial na avaliação do Enem. Ela ajuda muito na soma final danota. Para chegar a este valor, somam-se as porcentagens obtidas na prova e na avaliação e divide-se por dois.A redação é ainda mais importante para quem vai tentar uma bolsa de estudos com a nota do Enem.Enquanto a maioria das universidades utiliza apenas a parte objetiva da prova, o ProUni (ProgramaUniversidade para Todos), do Governo Federal usa a dia final. Por tanto, neste caso a redaçãocorresponde a 50% da nota.Nos últimos anos, a redação vem trazendo temas bem amplos, o que garante que ninguém fique semescrever por não conhecer o assunto abordado. No ano de 2006, por exemplo, o tema foi “O poder detransformação da leitura”.Não deixe a redação de lado e guarde um bem tempo de prova para desenvolvê-la. Você não temnada a perder e pode ser bem recompensado.
Fonte:
Revista do Enem (editora Digerati)
02-
Você lerá, a seguir, uma dissertação nota 10 do ENEM cujo tema foi “O poder de transformação daleitura”. Nela, foram omitidos elementos que conferem coesão ao texto. Preencha os espaços em brancocom conetivos que conferem coesão e coerência ao texto:
Ler para compreender
Vivemos na era (1) ____________ que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-(2) ____________ do que sendo leitor assíduo, (3) ____________quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visãocrítica.A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo (4) ____________ agir, pensar e falar. Com asua prática frequente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas (5) ____________ não possuem esse hábito ficam presas (6) ____________ gestos e formas rudimentares de comunicação.Isso tudo é comprovado (7) ____________ meio de pesquisas as quais revelam que, na maioria doscasos, pessoas (8) ____________ ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxicoe, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho, ocupando cargos de diretoria.Porém, conter um bom vocabulário não se torna o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler ecompreender para poder opinar, criticar e modificar situações.Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente esocialmente o ser humano. Não podemos compreender (9) ____________ sermos compreendidos semsabermos utilizar a comunicação de forma correta e, (10) ____________, torna-se indispensável aintimidade com a leitura. ______________________________________________________________________________________ 
03-
Você lerá, a seguir, considerações sobre a noção de texto e coesão. Complete os espaços em brancocom as palavras do quadro abaixo:catáforacoesivosaquelaesta aquelalexicalconjunçãoanáforasubstituiçãotecidoelipse
O que é texto?
A palavra 
provém do latim
"textum" 
, que significa (1) ______________, entrelaçamento.Expondo de forma prática, podemos dizer que texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e nãooracionais organizados de acordo com a lógica do autor.de se convir que um texto também deve ser claro, estando essa qualidade relacionadadiretamente aos elementos (2) ______________ (ligação entre as partes).
 
Falar em
é necessariamente falar em
endófora
e
exófora
. (3) ______________ se impõe noemprego de pronomes e expressões que se referem a elementos nominais presentes na superfície textual;(4) ______________ faz remissão a um elemento fora dos limites do texto. Vejamos as principaiscaracterísticas de cada uma delas:
Endófora
é dividida em:
anáfora
e
catáfora.
 
a)
(5) ______________: expressão que retoma uma ideia anteriormente expressa.
 Secretária de Educação
escreve pichação com "x".
 Ela
justifica a gafe pela pressa".
Observe que o 
 
"Ela"
retoma uma expressão citada anteriormente,
Secretária deEducação
, portanto trata-se de uma retomada por anáfora.
Dica:
vale lembrar que a expressão retomada (no exemplo acima representada pela porção
Secretária deEducação
) é, também, chamada, em provas de
Concurso
, de
referente ideológico
. b) (6) ______________ 
:
pronome ou expressão nominal que antecipa uma expressão presente em porção
 posterior 
do texto. Observe:
Só queremos isto:
a aprovação
!
 No exemplo, o
 "
isto" 
só pode ser recuperado se identificarmos o termo
aprovação
, queaparece na porção
posterior
à estrutura. É, portanto, um exemplo clássico de catáfora.Vejamos outros:
 Eu quero ajuda de
alguém
: pode ser 
de você 
. (catáfora ou remissão catafórica) Não viu
 seu amigo
na festa.
(catáfora ou remissão catafórica)
 A manicure Vanessa
foi baleada na Tijuca.
(7) ______________ 
levou um tiro no abdome".(anáfora ou remissão anafórica)Três homens e uma mulher tentaram roubar um
 Xsara Picasso
na Tijuca: deram 10 tiros no
(8) ______________ 
 , mas não conseguiram levá
-lo
. (anáfora ou remissão anafórica)
Exófora
: a remissão é feita a algum elemento da situação comunicativa, ou seja, o referente está
 fora
da superfície textual.
Você 
está no 
 O referente "você" está fora da estrutura textual, ou seja, umaremissão exofórica.
Mecanismos de coesão
: é meio pelo qual ocorre a coesão em um texto. Os principais são:
1) Coesão por
(9) ______________: consiste na colocação de um item em lugar de outro(s)elemento(s) do texto, ou até mesmo de uma oração inteira.
 Ele comprouum carro. Eu também quero comprar 
um
. Elecomprou um carronovo e eu 
também.
Observe que ocorre uma redefinição, ou seja, não há identidade entre o item de referência e o item pressuposto. O que existe, na verdade, é uma nova definição nos termos: um, também. Comparemos comoutro exemplo:
Comprei um carro
vermelho
 , mas Pedro preferiu
um verde.
O termo "vermelho" é o
de carro. Ele é, então, o modificador do 
.Todavia, esse termo é silenciado e, em seu lugar, faz-se presente a porção especificativa "verde". Logo,trata-se de uma redefinição do referente.
2) Coesão por
(10) ______________ 
:
ocorre quando elemento do texto é omitido em algum doscontextos em que deveria ocorrer.
-Pedro vai comprar o carro?- Vai!
Houve a omissão dos termos
 Paulo
(sujeito) e
comprar o carro
(
), todavia essa não prejudicou nem a correção gramatical nem a clareza do texto. Exemplo clássico de coesão por elipse.
3) Coesão por
(11) ______________ 
:
estabelece relações significativas entre os elementos ouorações do texto, através do uso de marcadores formais - as conjunções. Essas podem exprimir valor semântico de adição, adversidade, causa, tempo...
 Perdeu as forças
e
caiu. (adição)

Activity (12)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nanda Braz liked this
Lilian Rangel liked this
Paula Denise liked this
Carmen Bianca liked this
Joelma Lima liked this
Priscilla Amorim liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->