Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
14Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
oi q

oi q

Ratings: (0)|Views: 6,658|Likes:
Published by nanami94

More info:

Published by: nanami94 on Sep 24, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/25/2013

pdf

text

original

 
TREINAMENTO DE QUESTÕES DICURSIVAS
 – 
PROF EMERSON1)O código genético dos seres vivos já foi completamente desvendado. A partir da informação da seqüência denucleotídeos do RNA mensageiro (mRNA) é possível deduzir a seqüência de aminoácidos da proteína sintetizada. Sabe-se que, dos 20 aminoácidos, apenas a metionina e o triptofano são codificados por somente um único códon.As seqüências de nucleotídeos e de aminoácidos, mostradas abaixo, representam um mRNA e o peptídeo codificado porele. Esse peptídeo contém 12 resíduos de aminoácidos e não sofre modificações póstraducionais.Dados:Códon de iniciação: AUGCódons de terminação: UAA, UAG e UGAa) Na síntese do peptídeo mencionado, apenas um dos aminoácidos foi traduzido, valendo-se da característica dedegeneração do código genético. Indique esse aminoácido e justifique sua resposta.b) A partir da estrutura primária de um peptídeo qualquer, que não tenha sofrido modificações pós-traducionais, seriapossível deduzir a seqüência codante do mRNA que foi traduzido durante a síntese dessa molécula? Justifique suaresposta.
2)
Faz tempo, dei a um bebê doses de Mozart na mamadeira, Luiz Gonzaga como canções de ninar, Vivaldi e J.S. Bach,do maternal ao ensino médio. A boa alimentação musical deve começar na infância, ser completa, variada, incluindodegustação de produtos não perecíveis, para evitar avitaminose da alma. Dentre os direitos da criança deveria estar
também a boa nutrição do espírito (adaptado do texto “A novela de Bizet” escrito por Tereza Halliday e publicado no
Diário de Pernambuco,12 de junho de 2003).A saúde de seres humanos, principalmente crianças, sofre danos quando ficam por um longo período na ausência de luzsolar, podendo ser acometidos por uma avitaminose.a)De que vitamina esses indivíduos ficariam carentes sob tais condições?b)Qual é o precursor de origem vegetal utilizado para a produção dessa vitamina, no corpo humano?c) Que alteração ou deformidade essa avitaminose pode causar a esses indivíduos? Por quê?
03)
Muitas bactérias aeróbicas apresentam um mecanismo de geração de ATP parecido com o que é encontrado em célulaseucariotas. O esquema abaixo mostra a localização, nas bactérias aeróbicas, da cadeia respiratória, da enzima ATP-sintasee das etapas do metabolismo energético da glicose.A) Cite em que estruturas se localizam, nas células eucariotas, os elementos indicados na legenda do esquemaapresentado.B) Admita que a bactéria considerada seja aeróbica facultativa e que, em anaerobiose, produza ácido lático. Nessascondições, explique o processo de geração de ATP e de produção de ácido lático.
04)
Foram utilizados, em um experimento, dois salmões, X e Y, de mesmo sexo, peso e idade. O salmão X foi aclimatadoem um aquário contendo água do mar, e o salmão Y, em um aquário similar com água doce. As demais condiçõesambientais nos dois aquários foram mantidas iguais e constantes. Observe, no gráfico a seguir, os resultados das medidas,nesses peixes, de dois parâmetros em relação ao íon Na+: taxa de absorção intestinal e taxa de excreção pelo tecidobranquial.
 
 Considerando o exposto, explique:A) as diferenças encontradas entre os peixes nos valores dos parâmetros medidos e identifique o tipo de aclimatação quecorresponde aos pontos 1 e 2 do gráfico;B) a atuação do rim no processo de controle hídrico de salmões adaptados em água do mar e em água doce.
05)
O hormônio cortisol, devido a sua acentuada ação antiinflamatória, é muito usado como medicamento. Observe oseguinte procedimento de terapia hormonal prescrito para um paciente:- administração de doses altas de cortisol diariamente, durante trinta dias;- diminuição progressiva das doses, após esse prazo, até o final do tratamento.No gráfico abaixo, são mostradas a taxa de produção de cortisol pelo organismo do paciente e a concentração dessehormônio no sangue, nos primeiros trinta dias de tratamento.A) Descreva a alteração da taxa de produção de cortisol durante os primeiros trinta dias.B) Explique o motivo pelo qual, ao final do tratamento, as doses de cortisol devem ser diminuídas progressivamente.
06)
Num experimento, foram comparadas as características genotípicas e fenotípicas de células retiradas de um tecido deanfíbio, ainda no estágio de girino, com as de células de tecido similar do mesmo indivíduo após atingir a idade adulta.Explique por que, entre essas células:A) as características genotípicas são iguais;B) as características fenotípicas são diferentes.
07)
Para investigar possíveis efeitos de uma determinada droga, utilizou-se uma cultura de células, à qual foramadicionadas quantidades adequadas das seguintes substâncias, marcadas com isótopos: uridina 14C, timidina 3H e leucina15N.Após algum tempo, a droga foi também introduzida no meio de cultura. Ao longo do experimento, amostras das célulasforam coletadas a intervalos regulares. A incorporação dos isótopos foi medida em uma preparação que contém os ácidosnucléicos e as proteínas da célula. Os resultados do experimento estão mostrados no gráfico abaixo.A) Considere as etapas de replicação, transcrição e tradução nas células analisadas. Indique se a droga interfere em cadauma dessas etapas e justifique suas respostas.B) As proteínas, após sintetizadas, adquirem uma conformação tridimensional. Cite duas ligações ou interações queatuam na manutenção da estrutura enovelada das proteínas.
08)
O esquema a seguir representa o fenômeno da fertilização e desenvolvimento inicial do embrião na espécie humanaque, normalmente, ocorre na luz da trompa uterina. Acerca desse fenômeno, responda:
 
 a) Como é denominada a região da trompa, assinalada com o número 1, onde ocorre, commaior freqüência, o encontro dos gametas?b) Como é denominado, na espécie humana, o tipo de segmentação da célula apontada com o número 2?c) Como são denominadas as células resultantes da divisão da célula ovo ou zigoto, assinaladas com o número 3?d) Com relação à potencialidade, como são classificadas as células apontadas com o número 4?e) Como é denominado o embrião apontado em 5?
09)
Com base em microfotografias obtidas no microscópio eletrônico, pode-se construir um desenho esquemático de umsegmento de uma miofibrila, encontrada no citoplasma de uma célula muscular estriada esquelética. Analisando oesquema apresentado, responda:a) O que representa a estrutura do retângulo apontada com o número 1?b) Que estrutura está apontada pelo número 2?c) Qual é o nome do componente do retângulo assinalado com o número 3?d) Como é denominado o espaço compreendido entre duas estruturas consecutivas, assinaladas com o número 2?e) Como é denominado o espaço compreendido entre os números 4 e 5?
10)
Observe o esquema que representa o fenômeno da espermatogênese na espécie humana. Considerando-se como 5,6pg (picogramas) a quantidade de DNA das espermatogônias em intérfase, responda:

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Souza Eraldo liked this
Sonia Duarte Duarte added this note|
olha só! ñ sou eu q to estudando isso,q por sinal tá sendo um saco!coitada da minha amiga!? oq é gametas?
Hung Kendy liked this
Gabi Ferreira liked this
Lucas Zimbrão liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->