Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
23Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Plano de Aula

Plano de Aula

Ratings: (0)|Views: 2,206 |Likes:
Published by glausmath

More info:

Published by: glausmath on Sep 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/26/2013

pdf

text

original

 
Plano de AulaRazão e proporçãoTurma: 7º Ano do Ensino Fundamental IIIntrodução
Os conceitos de razão, proporção e semelhança podem ser explorados a partirdas sombras produzidas pelos objetos que nos rodeiam. A partir de experiênciassimples, podemos produzir atividades bem interativas, que consigam relacionar vários conceitos geométricos, como o de semelhança, tão importante para aassimilação do conhecimento matemático. O nosso ponto de partida será aobservação e a produção das sombras de alguns objetos na própria sala de aula.
Objetivo
Mostrar a sombra como um caso específico de projeção dos objetos. Utilizar asombra de objetos como recurso para explorar o conceito de proporção esemelhança de várias figuras geométricas. Explorar o blog Matemático do Cursoa procura de novas idéias, conceitos, exemplos, etc... Fazendo os devidoscomentários e pontuando sua importância como recurso adicional no processoensino – aprendizagem.
Metodologias
1) Dividir a turma em equipes e mostrar o retroprojetor como um instrumentopara produção de sombras na sala de aula, utilizando a lousa como tela deprojeção. Pedir para os alunos colocarem no retroprojetor alguns objetos domaterial escolar, como borracha, caderno e lápis, observando a sombra dessesobjetos projetada na lousa. Ainda nessa experiência, pedir para os alunosmarcarem o contorno das sombras com um pedaço de giz.2) Medir o comprimento de um lápis e anotar essa primeira medida no canto dalousa. Colocar o mesmo lápis no retroprojetor e medir o comprimento da suasombra projetada na lousa. Qual a diferença entre essas duas medidas? Qualdelas é maior? E quantas vezes? Postar no blog do curso as primeiras conclusõestiradas.

Activity (23)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Carlos Rodrigues liked this
Carlos Rodrigues liked this
poliveira741 liked this
DavidPFarias liked this
Cléa Almeida liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->