Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
254Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Relações ecológicas exercicios.

Relações ecológicas exercicios.

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 46,044 |Likes:
Published by crishanny
50 exercicios sobre relações ecológicas.
50 exercicios sobre relações ecológicas.

More info:

Published by: crishanny on Sep 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/09/2013

pdf

text

original

 
01 - (FUVEST SP)
Uma semente deixada por um pássaro origina uma planta que se desenvolve em cima de um árvore. Uminvestigador faz observações freqüentes acerca do desenvolvimento desta planta e da árvore que a suporta. Apósum longo período de coleta de dados, ele conclui que se trata de uma planta epífita e não de uma parasita.
a)Cite duas características que permitiriam ao investigador distinguiressa planta de uma parasita.b)Qual a vantagem de uma planta epífita se desenvolver sobre umaoutra planta?
02 - (ETAPA SP)
O gráfico a seguir mostra flutuações nos ciclos populacionais de I e II aolongo de um certo tempo. Observe que os ciclos caminhamcontinuadamente fora de fase um com o outro.As populações I e II correspondem respectivamente a ..... e ..... . Arelação ecológica entre as duas populações denomina-se ..... .Escolha a alternativa correta:a)parasita – hospedeiro – comensalismob)presa – predador – predaçãoc)comensal – hospedeiro – mutualismod)predador – presa – parasitismoe)mutualista – mutualista – protocooperação
03 - (FEPECS DF)
O bacalhau (
Gadhus morhua
) é um peixe carvoro predador depequenos peixes e caranguejos. A figura a seguir mostra a variação naquantidade de bacalhau pescada anualmente em uma região costeira aolongo das décadas de 1980 e 1990. Na mesma figura também são
 
mostradas as variações do mero aproximado de indivíduos daspopulações de caranguejo (
Chionoecetes opilio
) e de um mamíferocarnívoro, a foca parda (
Halichoerus grypu
), na mesma região ao longodo mesmo período.Considere então as afirmativas a seguir:I.O aumento da população de focas levou ao decréscimo na populaçãode bacalhau, porque ambos competiam por presas, os caranguejos.II.O decréscimo da população de bacalhau permitiu o aumento dapopulação de caranguejos.III.A pesca crescente e depois constante do bacalhau reduziu a suapopulação.IV.O aumento da população de focas teve como conseqüência oaumento da população de caranguejos.V.O aumento da população de caranguejos permitiu o aumento dapopulação de um de seus predadores, as focas.A seqüência cronológica de eventos que relaciona de modo adequado osdados mostrados no gráfico é:a)I – II – IV;b)I – II – III – V;c)III – II – V;d)II – III – V;e)II – III – IV.
 
04 - (UEG GO)
Os parasitas são companheiros quase inevitáveis da existência animalorganizada. Essa forma de vida foi adotada por vários organismos eapresenta algumas vantagens e desvantagens.Analise as afirmativas abaixo sobre o parasitismo.I.A principal vantagem do parasitismo é a reprodutiva, pois aquantidade de energia desprendida para a reprodução é muitogrande, deixando um número elevado de descendentes.II.Os parasitas são organismos pouco evoluídos, pois não conseguemcompletar seu ciclo de vida sem a participação de hospedeiros.III.O parasita tem a vantagem de não estar exposto ás intempéries domeio ambiente, mas acaba exposto aos mecanismo de defesa dohospedeiro.Escolha a alternativa VERDADEIRA:a)Apenas a I está correta.b)Apenas a II está correta.c)I e III estão corretas.d)II e III estão corretas.e)Todas estão corretas.
05 - (UFF RJ)
As interações dos organismos de um ecossistema podem gerarassociações harmônicas e desarmônicas. Uma associação onde seusmembros são morfologicamente idênticos entre si, porém adaptados atarefas distintas, constitui um exemplo de:a)comensalismo.b)colônia heterofílica.c)sociedade homofílica.d)colônia homofílica.e)sociedade haterofílica.

Activity (254)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ale M Silva liked this
matjjc liked this
Sheila Martha liked this
Yasmim Lopes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->