Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword or section
Like this
211Activity
P. 1
sistema digestivo-exercicios

sistema digestivo-exercicios

Ratings: (0)|Views: 70,601|Likes:
Published by crishanny
70 exercicios sobre sistema digestivo.
70 exercicios sobre sistema digestivo.

More info:

Published by: crishanny on Sep 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/02/2013

pdf

text

original

 
01 - (CEFET GO/2001)
Os animais, salvo raras exceções, alimentam-se a partir da incorporaçãode material nutriente através do sistema digestivo. Quanto a esseprocesso no homem, marque V ou F para os itens a seguir.01.A digestão de proteínas inicia-se no estômago, por ação da pepsina.02.Os sais biliares emulsionam as gorduras, facilitando a ação daslípases.03.as moléculas o absorvidas no intestino grosso, que apresentavilosidades e microvilosidades celulares que aumentam a área deabsorção.04.O suco intestinal, composto por diversas enzimas, quebra o alimentoem moléculas simples, para que possam ser absorvidas.
02 - (UFES/2000)
Após uma cirurgia de emerncia, devido à presença de grandequantidade de cálculos biliares, uma pessoa teve retirada a sua vesículabiliar. Portanto, pode-se esperar que:a)a bile passará a ser lançada diretamente na corrente sangüínea.b)a secreção da bile será feita de forma contínua, não se restrigindo aosperíodos de digestão.c)não havemais produção da bile.d)o emulsionamento das gorduras ficará a cargo apenas das lipases dosuco pancreático e do suco gástrico.e)o emulsionamento das gorduras ocorrerá no jejuno, local de liberaçãoda bile.
03 - (FEPECS DF/2001)
“…é um medicamento que auxilia a redução de peso e que, ao contráriode outros remédios que têm a mesma finalidade, não age no cérebro esim no trato gastrintestinal. Inibindo parcialmente ão da pase,impede a absorção de, aproximadamente, 30% das gorduras ingeridas”.Esse texto não esclarece que a lipasea)age na absorção de gorduras pelos vasos linfáticos do intestino.b)atua na digestão das gorduras e não na sua absorção.
 
c)auxilia a assimilação dos produtos da digestão das gorduras pelosangue.d)é responsável pela difusão facilitada de todos os lipídeos através dasmembranas das células intestinais.e)intermédia o transporte ativo dos produtos da digestão das gordurasem nível das vilosidades intestinais.
04 - (FATEC SP/2006)
A um pedaço de carne triturada acrescentou-se água, e essa mistura foiigualmente distribuída por seis tubos de ensaio (
I
a
VI
). A cada tubo deensaio, mantido em certo pH, foi adicionada uma enzima digestiva,conforme a lista abaixo.I.pepsina; pH = 2II.pepsina; pH = 9III.ptialina; pH = 2IV.ptialina; pH = 9V.tripsina; pH = 2VI.tripsina; pH = 9 Todos os tubos de ensaio permaneceram durante duas horas em umaestufa a 38ºC. Assinale a alternativa da tabela que indica corretamente aocorrência (+) ou não (-) de digestão nos tubos
I
a
VI
.
05 - (FUVEST SP/1999)
Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e porquê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestinodelgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestinogrosso?
 
a)A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maiorparte da digestão intestinal.b)A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre aabsoão de toda a água de que o organismo necessita parasobreviver.c)A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre amaior parte da absorção dos produtos do processo digestório.d)A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre aabsoão de toda a água de que organismo necessita parasobreviver.e)As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois, tanto noduodeno quanto no intestino grosso, ocorrem digestão e absorção denutrientes e de água.
06 - (PUC MG/2005)
O esquema mostra a síntese de ácidos biliares.Assinale a afirmativa
INCORRETA
.a)Os ácidos biliares presentes na bile apresentam ação enzimática sema qual as gorduras da dieta não seriam absorvidas.b)Os ácidos biliares o poderosos detergentes que emulsionam asgorduras em gotículas microscópicas.c)A molécula de colesterol é também precursora de outras moléculascomo os hormônios testosterona e estrogênio.d)O fígado produz, às custas do metabolismo do colesterol, os ácidosbiliares, que são constituintes da bile.
07 - (UEG GO/2002)
Sobre a digestão e nutrição humana, podemos afirmar que:

Activity (211)

You've already reviewed this. Edit your review.
Allefrankclen liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Lorena Juliana liked this
Dan Daan liked this
Robson Moreira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->