Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
58Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Teste Diagnóstico 5ºano 2010-11

Teste Diagnóstico 5ºano 2010-11

Ratings:

2.0

(1)
|Views: 10,161 |Likes:
Published by Tânia Costa
Teste diagnóstico para utilizar no início do ano lectivo
Teste diagnóstico para utilizar no início do ano lectivo

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Tânia Costa on Sep 28, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/03/2014

pdf

text

original

 
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. FRANCISCO MANUEL DE MELOFicha de Diagnóstico de Língua Portuguesa – 5º ano
Nome_______________________________Nº__Turma__Data__ - __ - _ClassificaçãoR. ProfessorR. Enc. EducaçãoObservações
Lê o texto com muita atenção
O João e o Guilherme iam para a cama à mesma hora. Mas enquanto oGuilherme adormecia logo, o João ficava acordado, encolhido entre os lençóis, cheiode medo.Medo de quê?Do escuro, dos estalidos da madeira e … sobretudo do vento.Sem conseguir fechar os olhos, ficava a ouvi-lo com muita atenção.Vuu…vuu…vuu…E tinha sempre medo.Quando soprava de mansinho, parecia-lhe que um desconhecido queria entrar no quarto sem ninguém dar por isso, para lhe fazer mal; se rugia com força e davasafanões nos vidros, punha-se logo a gritar:- Mãe! Mãe!A mãe ia ao quarto, aconchegava-lhe a roupa e ria-se:- É o vento, João! Não vês que é só o vento?Ora isso sabia ele. Mas tinha tanto medo…Uma noite, estava encolhido entre os lençóis, como de costume, quando ouviuchamar lá fora:- Pst, pst!Espantado sentou-se na cama. Não estava ali ninguém. Quem lhe falava era ovento. Um vento grande, gordo, risonho.- Quem és tu?- Eu sou o vento do deserto. Chamo-me Siroco e sou muito quentinho.- Siroco? Mas os ventos têm nome?
40957961.doc 1/8
 
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. FRANCISCO MANUEL DE MELOFicha de Diagnóstico de Língua Portuguesa – 5º ano- Temos, sim. Somos uma família ventosa. O meu irmão é o Suão…Suão…Suão…O João estava encantado.- Não tenhas medo de nós – soprou-lhe muito baixinho – fazemos barulho,porque andamos a brincar! Pelo ar…pelo ar…pelo ar…- Que é isto? Quem está aí? – perguntou de repente o Guilherme, que acordarasobressaltado.- É um vento meu amigo.O Guilherme deu um pulo.- O quê?Surpreendido, encostou-se também ao parapeito.Mas o vento Siroco já lá ia … numa correria … numa correria…Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada(adaptado)
40957961.doc 2/8
 
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. FRANCISCO MANUEL DE MELOFicha de Diagnóstico de Língua Portuguesa – 5º ano
I
Responde às seguintes questões:1.Quem o as personagens deste texto? __________________________________________________________________ 
 ________________________________________________________________________ 
2.Completa a frase:O João não adormecia logo que se deitava, porque _______________________  __________________________________________________________________  __________________________________________________________________ 3.O que imaginava o João quando o vento soprava de mansinho? __________________________________________________________________  __________________________________________________________________ 4.Assinala com uma cruz (X) a frase que indica em que situação o João gritava pelamãe.O menino gritava quandotinha pesadelos.o vento era forte.estava com frio.a madeira estalava.
40957961.doc 3/8

Activity (58)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
isabelmourad liked this
Ana Macedo liked this
Isa Crowe liked this
Manuel Penedo liked this
Ana Leite liked this
Ana Santos liked this
Ana Matias liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->