Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Profissionalidade docente

Profissionalidade docente

Ratings: (0)|Views: 2,043 |Likes:
Published by Nathália Ferreira

More info:

Published by: Nathália Ferreira on Oct 01, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/05/2013

pdf

text

original

 
592
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar a constituição daprofissionalidade de docentes de ensino fundamental no espaço escolar,buscando compreender as relações constituintes entre os sujeitos e ainstituição no processo de tornar-se professor. Para tanto, utilizou-se doisgrupos focais constituídos por professoras das séries iniciais. A composiçãodos dois grupos baseou-se em algumas características balanceadas, entrehomogêneas e heterogêneas, das docentes. Os dados permitiram discutirque as injunções institucionais e as relações com os alunos, pares e equipede gestão promovem uma reconfiguração das concepções iniciais daprofissão, que vai se delineando em diversas formas de identificaçãoprofissional.Palavras-chave: profissionalidade; trabalho docente; instituiçãoescolar.Neusa Banhara AmbrosettiPatrícia Cristina Albeiri de Almeida
ESTUDOS
RBEPRBEPRBEPRBEPRBEP
Profissionalidade docente:uma análise a partir das relaçõesconstituintes entre os professorese a escola
R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009.
 
593
Abstract 
Teaching professionalism: an analysis from the intrinsic relationship between teachers and school 
The aim of this current study is to investigate the professional background of fundamental education female teachers in the schools inorder to understand the intrinsic relationships between the soon-to-be teachers and the educational system during their undergraduate courses.One used two focal groups of teachers working with initial grades infundamental education. The composition of the two groups was based onhomogeneous and heterogeneous characteristics. The data allowed the discussion that the institutional injunctions and the teachers’ relationship with the pupils, pears and management team promote a redefinition of their professional initial conceptions, what delineates several ways of  professional identification.Keywords ::::: professionalism; teaching work; school institution.
Introdução
Nas atuais tendências investigativas sobre a docência, a constituiçãoda profissionalidade do professor vem emergindo como uma temáticarelevante, que tem como referência os contextos e processos envolvidosna constituição do ser professor. O conceito de profissionalidade sugereuma nova perspectiva para a docência – superando as concepçõesnormativas que a analisam a partir de modelos teóricos produzidosexternamente ao exercício profissional – visando compreendê-la, emsua complexidade, como uma construção que se dá nas relações entreos indivíduos e os espaços sociais nos quais exercem sua atividadeprofissional.Investigar o trabalho docente na perspectiva da profissionalidadeimplica compreender os professores como atores sociais que, agindo numespaço institucional dado, constroem nessa atividade sua vida e suaprofissão. Como destacam Tardif e Lessard (2005, p. 38), os professoressão atores que “[...] dão sentido e significado aos seus atos, e vivenciamsua função como uma experiência pessoal, construindo conhecimentos euma cultura própria da profissão”. Nesse sentido, as dimensões do sociale do psicológico se integram nas formas de viver o trabalho e de seidentificar com a profissão.Assim, no presente artigo, tem-se por objetivo investigar a construçãoda profissionalidade de docentes de ensino fundamental no espaço escolar,buscando compreender as relações constituintes entre os sujeitos e ainstituição no processo de tornar-se professor.
Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entreos professores e a escolaR. bras. Est. pedag., Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009.
 
594
Com base em relatos de professoras sobre o aprendizado e ossignificados da docência, procurou-se apreender as negociações, tensões,acordos e conflitos que permeiam essas relações no espaço escolar, pormeio das quais se constroem e reconstroem as formas de pensar e agirdos professores.
A organização escolar como espaço de constituiçãoda profissionalidade
A docência na perspectiva da profissionalidade traz novos elementospara a compreensão de uma atividade cujos contornos – não obstante aspesquisas que, desde a década de 80, vêm discutindo as questões daprofissão docente e da profissionalização dos professores – ainda não seencontram muito claros.Beneficiando-se de contribuições de diversas áreas, como: a sociologiado trabalho, a psicologia social, a sociologia interacionista, entre outras,os estudos mais recentes sobre o trabalho dos professores mostram umredirecionamento do foco de análise: das discussões sobre os critériosdefinidores da profissão e dos processos de proletarização oudesprofissionalização do magistério, para a investigação da docência comoatividade humana complexa, com características próprias, exercida porpessoas que interagem numa instituição escolar que também é única,diferente de todas as demais (Contreras, 2002; Tardif, Lessard, 2005).Essa inflexão reflete-se, a partir dos anos 90, na utilização de novostermos, que procuram expressar novas perspectivas de análise da profissãodocente. É nesse movimento que o termo profissionalidade aparece naspesquisas sobre os professores, articulado à ideia de profissionalização.É um conceito em desenvolvimento, produzido em outros campos deconhecimento e apropriado na área da educação, o que implica um esforçono sentido de melhor compreender esse conceito. Profissionalidade é umaderivação terminológica do vocábulo profissão. Outras derivaçõesfrequentemente utilizadas são: profissionalização, profissionalismo. Sãotermos polissêmicos, que assumem significados diferentes em funçãodos contextos, países e das perspectivas teóricas em que são utilizados(Ramalho, Nuñes, Gauthier, 2004; Altet, Paquay, Perrenoud, 2003).Sacristán (1991, p. 64) define profissionalidade como “a afirmaçãodo que é específico na ação docente, isto é, o conjunto de comportamentos,conhecimentos, destrezas, atitudes e valores que constituem aespecificidade de ser professor”. O autor destaca que a profissionalidadedocente desenvolve-se na relação dialética entre os diversos contextossociais, culturais e institucionais que delimitam a prática educativa e asformas como os professores modelam a sua prática na intersecção dessesdiferentes contextos. As condutas profissionais podem variar entre umaadaptação às condições estabelecidas e a adoção de posturas mais críticase estratégias de mudança.Contreras (2002, p. 74) utiliza a expressão profissionalidadereferindo-se “às qualidades da prática profissional dos professores em
Neusa Banhara AmbrosettiPatrícia Cristina Albeiri de AlmeidaR. bras. Est. pedag., Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009.

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Márcio Castro liked this
Isabel Duque liked this
Veronica Gurgel liked this
Élis Cristina liked this
Anna Letycia liked this
Wilson Xavier liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->