Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
MEUSARTIGOSPOLÍTICOS

MEUSARTIGOSPOLÍTICOS

Ratings: (0)|Views: 41|Likes:
Published by api-25886270

More info:

Published by: api-25886270 on Oct 01, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/28/2013

pdf

text

original

1
A
Au
ug
gu
us
st
to
od
de
eF
Fr
ra
an
nc
co
o
M
ME
EU
US
SA
AR
RT
TI
IG
GO
OS
SP
PO
OL
LÍ
ÍT
TI
IC
CO
OS
S
No jornal Folha de São Paulo (2005-2009)
Inclui um único artigo não publicado de 2010
2
A
Ap
pr
re
es
se
en
nt
ta
aç
çã
ão
o

Segue a relação dos dezessete artigos políticos que publiquei na seção Tendência & Debates da famosa Página 3 da Folha de São Paulo entre 2005 e 2009. Acrescentei ao conjunto um único artigo não publicado, de setembro de 2010. Comecei publicando um artigo por mês e fui descontinuando até chegar a um artigo por ano.

Como se pode ver sem dificuldade, os artigos são políticos, mas não partidários. São textos de defesa da democracia e de forte crítica à situação (que atropelou o Estado de direito) e à oposição (que não cumpriu o seu papel).

Não sou admirador, filiado ou militante de algum partido de oposição, nunca fui subordinado aos seus chefes ou líderes e jamais trabalhei ou prestei serviços ao Estado ou a qualquer governo. Aliás, nos últimos 20 anos, não fiz campanha e não votei em nenhum candidato, da situação ou da oposição, nem mesmo para presidente da República. Não acredito em partidos e, a rigor, acho que a anacrônicaforma Estado-nação é a principal fonte de autocratização que remanesce na contemporaneidade.

Para conhecer minhas visões atuais sobre o Estado-nação e sobre a
democracia, por favor, acesse os links seguintes:
http://www.slideshare.net/augustodefranco/a-independncia-das-cidades
http://www.slideshare.net/augustodefranco/pilulas-democrticas-apresentao

Conquanto nas últimas duas décadas não tenha mais me envolvido com política partidária ou eleitoral, não me peçam para ficar em silêncio diante dos ataques à democracia, venham de onde vierem.

Não fico. E não abaixo a cabeça. Nem curvo a espinha.
São Paulo, 04 de setembro de 2010.
3
S
Su
um
má
ár
ri
io
o

1 - Em 2 de junho de 2005 (antes, portanto, da célebre entrevista de Roberto Jefferson), no artigo “O governo será como um náufrago”, disse que o governo ia naufragar e que a Lula não restava mais nada a fazer senão continuar nadando para tentar agarrar a tábua de salvação do palanque de 2006.

2 - Em 11 de agosto de 2005, no artigo “Salvando o governo do naufrágio”, mostrei que as únicas forças que poderiam salvar Lula do naufrágio eram o PSDB e o PFL.

3 - Em 4 de outubro de 2005, no artigo “O problema é o caixa 3”, adverti que as oposições tinham deixado passar batido o depoimento de Duda, que incriminava diretamente o presidente, chamando a atenção para os riscos da tática oposicionista de sustentar Lula até o fim do seu mandato.

4 - Em 16 de dezembro de 2005, no artigo “O falso dilema do impeachment”, mostrei que as oposições usaram indevidamente uma suposta impossibilidade do impeachment para legitimar sua decisão – já tomada – de sustentar Lula, advertindo para os perigos da estratégia de abandonar a política em troca da aposta, para lá de incerta, na loteria do calculismo eleitoreiro.

5 - Em 23 de fevereiro de 2006, no artigo “O iminente suicídio do PSDB”, constatei o desastre que está resultando dessa trajetória insana das oposições, sobretudo do PSDB.

6 - Em 13 de abril de 2006, no artigo “O impeachment necessário”, mostrei que não bastava vencer Lula eleitoralmente, sendo necessário também derrotá-lo politicamente, quer dizer, derrotar as concepções e as práticas que refletem o seu projeto de poder. E que só um movimento pelo impeachment teria força simbólica para sinalizar, para o conjunto da população, que o país mudou. Ocorreria algo semelhante àquele alto-astral que sucedeu ao impeachment de

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->