Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
53Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Vibrações

Vibrações

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 9,436 |Likes:
Published by romulow

More info:

Published by: romulow on Jul 08, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/18/2013

pdf

text

original

 
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA VIBRAÇÃO NOCORPO HUMANO
 REGAZZI, Rogério Dias
1
; XIMENES, Gilmar Machado
2
INMETRO, Rio de Janeiro, Brasil
 
3R Brasil Tecnologia Ambiental, Rio de Janeiro, Brasil
1 - INTRODUÇÃO
Vibração é movimento periódico, ou aleatório, de um elemento estrutural oupeça de uma máquina: movimento repetitivo a partir de uma posição de repouso.Embora praticamente inevitável e algumas vezes até necessária, ela podecausar problemas de saúde para quem sofre seus efeitos. Estes problemaspodem ir desde a sensação de enjôo, quando se viaja de navio ou avião, até atrepidação incômoda de britadeiras ar comprimido.Os engenheiros sabem que a vibração pode danificar máquinas e estruturas, epor isto mesmo deve ser controlada e/ou isolada. Da mesma forma, o corpohumano também pode ser afetado – daí a necessidade de medir e estabelecer limites para a vibração, como agente de insalubridade no trabalho.
2 – NORMAS E LEIS
No Brasil a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, NR-15 anexo 8, faz referência a necessidade de medição da exposição a vibraçõesno trabalhador e indica duas normas ISO:ISO 2631 – Vibração transmitida para corpo inteiro (nova versão 1999)ISO 5349 – Vibrações localizadas ( mãos e braços )A ACGIH faz referências a limites admissíveis para tempo de exposição avibrações localizadas podendo ser utilizados como critério de avaliação já que aISO 5349 é muito superficial, isto é, não há um limite estabelecido e sim umasprobabilidades de ocorrência de determinadas lesões.Segundo a NR-15 a exposição a vibrações acima dos limites de tolerância éconsiderada insalubre de grau médio, isto é, deve-se conceder ao empregadoum adicional de 20% do salário mínimo aos seus proventos.No passado a avaliações de vibração no corpo humano era pouco realizadavisto que normalmente quanto se está num ambiente com vibrações elevadas onível de pressão sonora (ruído) é bastante elevado. No entanto, a avaliação da
 
atividade por meio da áudio-dosimetria de ruído já caracterizava a atividadecomo insalubre, também de grau médio.Com as recentes mudanças nas leis a necessidade de medição da vibração nostrabalhadores vem aumentando. Caso haja, por exemplo, um laudo comrespaldo de médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho queevidencia a eficácia das medidas de controle coletivo ou individual (EPC ou EPI)para o ruído ocupacional, isto é, neutralizando a exposição, a atividade não émais considerada insalubre para ruído; ficando a pergunta: - e a exposição àvibração.Outro ponto importante é que na falta da medição de vibração não houve oacompanhamento dos trabalhadores que passaram a apresentar doenças semsaber das causas. Um bom exemplo são alguns operadores de empilhadeiraque por apresentarem problemas de coluna são desviados das suas funçõessem receber nenhum benefício ou indenização por não ficar claro o nexo causalcom a atividade executada.Por esses motivos recentemente o MPAS (Minisrio da Previdência eAssistência Social) através do INSS e por meio das Instruções Normativas 99 e100 de 2004, vem exigindo das empresas laudos ambientais das condições detrabalho (LTCAT) nas atividades onde pode ocorrer exposição a vibraçõeselevadas. A não existência dos documentos incorre numa multa de R$991,02 por laudo inexistente e denúncia da empresa ao Ministério Público.Deve-se lembrar que o direito de ação trabalhista prescreve em dois anos apósa dispensa ou demissão, passível somente o pleito dos últimos cinco anos. Alemdisso indenizações devido a acidente de trabalho na área cível previdenciário,prescreve em 5 anos (lei 8213 de 1991 artigo 104) e, as reparações civis (contrao empregador) prescrevem em 3 anos (art 206 § 3º, V do novo código civilbrasileiro).O acidente de trabalho pode acarretar várias conseqüências judicas aoempregador, resultando, inclusive, na indenização ou, até mesmo, numa açãocriminal. Doença ocupacional devido à exposição a agentes físicos, químicos oubiológicos são consideradas acidente de trabalho.
3 - CONSCIENTIZAÇÃO DA NECESSIDADE DE MEDIÇÃO
Na cada de 80 o Departamento Executivo de Saúde e Seguraa daInglaterra (vinculado ao HSE) revelou que aproximadamente 19 miltrabalhadores de fundições e siderúrgicas eram regularmente expostos a níveisperigosos de vibração nos braços e mãos (HAV, Hand Arm Vibration). A matériatambém mostrou que entre estes trabalhadores, cerca de 10 mil utilizavamferramentas de alta vibração.
 
O HSE (Health & Safety Executive) é responvel por uma campanhadenominada “Sde Boa é Necio Bom” (GHGB, Good Health is GoodBusiness), cuja finalidade é conscientizar os empregadores sobre questõesrelacionadas à saúde e doenças ocupacionais. Até então, estas iniciativastinham como objetivo reduzir os riscos de doenças como surdez, dermatites easma, entre outras. Campanhas sobre a vibração nos braços e mãos tiveraminício em 1998. Os principais temas obordados são:
Lesões que podem incapacitar os trabalhadores;
Os riscos podem ser controlados;
O baixo custo das ações para reduzir os riscos no trabalho.Como exemplo da iniciativa da campanha é a exposição à vibrão deatividades de acabamento ou preparação de peças mecânicas que podem ser reduzidas caso a simplificação do produto o torne compatível com a produçãomecanizada ou o acabamento superficial necessário seja alcançado por meioquímico ao invés de mecânico. Há diversos casos em fundições nas quais osprocessos de produção foram alterados ou automatizados, resultando emmenores exposões à vibrão e maior lucratividade. Como exemplos, épossível citar a instalação de uma máquina de cortar automática que diminuiu anecessidade de remover as rebarbas das peças e introduziu dispositivos quereduziram em 25% a exposição à vibração dos componentes.Os riscos das vibrações localizadas em operadores de moto-serra também sãomuito grandes o que implicou em regulamentações severas na Inglaterra e nosEUA. Com relação a vibração transmitida no corpo inteiro as atividades maisfreqüentes onde estas são encontradas são relacionadas a: motoristas deônibus, caminhão, trator; operadores de empilhadeira, cortador de grama,marinheiros, entre outras.O fato de braços e mãos estarem expostos a uma vibração intensa pode causar um problema denominado Síndrome da Vibração das Mãos e Braços (HAVS,Hand Arma Vibration Syndrome)
[2]
. Provavelmente, a doença mais freqüente écausada por uma anormalidade da circulação sangüínea denominada de brancode vibração (VWF, Vibration White Pinger), cujos sintomas são oempalidecimento da pessoa e períodos de intensas dores, além da necessidadede evitar atividades frias e úmidas. Outras lees são caracterizadas poproblemas nos nervos como dormência, formigamento e dificuldade paraexecutar tarefas como apertar botões.A vibração transmitida ao corpo interiro geralmente menos prejudiciais devido àatividade executada também causa lesões graves. O corpo humano reage àsvibrações de maneiras diversas, a sensibilidade às vibrações longitudinais (aolongo do eixo z, da coluna vertebral) é diferente da sensibilidade transversal(eixos x ou y, ao longo dos braços ou através do tórax). Dentro de cada direção,a sensibilidade também varia com a freqüência (“resposta em freqüência do

Activity (53)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Thais Lorrany added this note
Muito bom esse artigo '
Tonin Marangoni liked this
Arthur Tavares liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->