Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
85Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Tecnicas e Normas de Seguranca 001

Apostila Tecnicas e Normas de Seguranca 001

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 16,859 |Likes:
Published by claudio1567

More info:

Published by: claudio1567 on Oct 08, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/31/2014

pdf

text

original

 
APOSTILA DE TEORIAS E NORMAS DESEGURANÇA PARA CONCURSOS
Encontre o material de estudo para seu concurso preferido em
Conteúdo:1. Técnicas Operacionais;2. Segurança física e patrimonial;3. Prevenção e combate a incêndio;4. Direção defensiva e ofensiva;5. Segurança de dignitários;6. Primeiros socorros;7. Crimes contra o patrimônio;8. Legislação específica:8.1. Lei 10.826 de 22/12/2003 e seus complementos;8.2. Lei 11.036 de 22/12/2004 e seus complementos;8.3. Lei 7.102 de 10/06/1983;9. Sistema de Inteligência Brasileiro;9.1. Noções de inteligência e contra-inteligência.
O REI DAS APOSTILASwww.oreidasapostilas.com.br
 
TEORIAS E NORMAS DE SEGURANÇA
 
Normas de segurança, são instruções elaboradas com a finalidade de reduzir o"potencial de risco" de determinado trabalho ou tarefa.A execução de qualquer trabalho exige:
conhecimentos específicos e
conhecimentos de segurança.
Não basta estar tecnicamente bem qualificado para assegurar que não estaremoscorrendo riscos ou colocando outras pessoas em risco.O procedimento de segurança funciona como um instrumento de planejamento dasetapas do trabalho e da prevenção dos riscos envolvidos em cada uma destas etapas.Um bom procedimento de segurança, deve ser simples e utilizar linguagem que sejaclaramente entendida e sem dar oportunidade a mais de uma interpretação.No procedimento de segurança são incluídas todas as tarefas necessárias para aexecução de determinado trabalho.O procedimento deverá abordar os eventuais riscos que os executantes estarão sujeitos etambém eventuais riscos que os usuários possam vir a sofrer em virtude do trabalhoexecutado.Um procedimento de segurança adequado e eficaz, deve promover uma análise sistêmicado processo onde o trabalho irá ser executado.
Por exemplo
um simples procedimento de segurança para condução de "empilhadeiras"industriais deverá ter no mínimo as seguintes etapas:
pré qualificação de operadores; 
treinamento; 
norma de operação; 
locais de uso permitido; 
reabastecimento - uma norma para cada tipo de combustível; 
condições de carga e descarga; 
norma de manutenção; 
"Check - list" do usuário.
Devemos sempre ter em mente que o trabalho improvisado coloca em risco seusexecutantes e pessoas alheias ao trabalho, e que os procedimentos de segurança,corretamente elaborados, podem evitar tais situações e eventuais acidentes.
 
TÉCNICAS OPERACIONAIS
 
Técnica Operacional é o conjunto de normas e procedimentos que tem por finalidadedotar os agentes responsáveis pela segurança, de conhecimentos técnicos, visando obom desempenho nas atividades propostas. São fatores fundamentais na aplicação dastécnicas operacionais a boa postura, a boa educação e a excelente apresentação pessoal.
Deve-se:
Buscar melhoria contínua da Gestão de Segurança, tanto no aspecto ocupacional quantona qualidade de vida, com educação, capacitação e comprometimento dos empregados,envolvendo familiares, empresas parceiras, fornecedores e demais partes interessadas.Atender aos requisitos da legislação vigente de segurança aplicável à Instituição e outrosrequisitos desta natureza por ela subscritos.Nos padrões operacionais devem estar contidos os fundamentos de segurança daspessoas, regulamentando, assim, as condições de produção, a identificação dos riscos àsegurança de cada atividade e seus respectivos controles, além dos equipamentos deproteção individual aplicáveis.É responsabilidade do executante o cumprimento dos padrões que regulamentam asatividades. Entretanto, tal condição não elimina a necessidade de uma avaliação dosriscos à segurança do homem, antes da execução de qualquer atividade, visandoidentificar e reportar ao superior imediato a ocorrência de qualquer anomalia. A omissãona comunicação de anomalias poderá enquadrar o executante nas normas da Instituição.Garantir a participação dos executantes no entendimento e consenso dos padrões dasatividades e no processo de relato de anomalias, estimulando-os a apresentarempropostas de solução para as anomalias reportadas.É responsabilidade gerencial, em seus diversos níveis, o tratamento da anomalia e adivulgação aos interessados do plano de ação e/ou do tratamento dado, bem como aadministração de todo o Sistema de Segurança da Instituição, o que significa planejar,organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as ações relacionadas ao sistema, nunca asdissociando de suas responsabilidades técnicas, operacionais e administrativas.Direito coletivo é prevalente sobre o direito individual. Todo executante é responsávelpelos seus atos, sua própria segurança, a de seus colegas e dos bens patrimoniais daInstituição, devendo, assim, apresentar-se para a execução das atividades com todos osequipamentos especificados e em condições físicas e mentais adequadas.É assegurado a qualquer executante o direito de não realizar ou de interromper qualquer atividade quando, aplicada a metodologia de avaliação de risco, for identificada situaçãode risco grave e iminente. O procedimento é reportar a anomalia, podendo, se for o caso,propor soluções e somente reiniciar o trabalho após adotadas medidas de controle(isolamento ou eliminação da condição abaixo do padrão).É dever de todo gestor proporcionar ambiente adequado para comprometimento doexecutante no cumprimento dos princípios aqui enumerados.

Activity (85)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Danut Lipan liked this
Laiane Gomes added this note
boa tarde para todos...eu gostei muito dessas orietação sobre seguraça no trabalho..
Cristiano Modena liked this
markeys liked this
educada4006 liked this
jd_joseantonio liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->