Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
28Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
enem - fasciculo 2

enem - fasciculo 2

Ratings:

5.0

(3)
|Views: 4,089 |Likes:
Published by elidia
guia do enem
guia do enem

More info:

Categories:Types, Research
Published by: elidia on Jul 12, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/09/2013

pdf

text

original

 
G
ráficos cartesianos, gráficos de colunas, diagramas e tabelas com distribui-ção estatística são algumas das formas de apresentar informações de modoprático. Sua utilização é muito freqüente em revistas, jornais e páginas dainternet. Algumas questões do Enem comentadas neste fascículo testam sua
capacidade de interpretar esses elementos. Extrapolações podem ser realizadas apenas
observando-se os dados ou fazendo relações entre eles. A leitura e a comparação de
textos também aparecem com destaque na aferição de habilidade interpretativa. Quanto
aos assuntos das questões, observe como refletem fenômenos cotidianos, de aspectosocioeconômico, político, científico, ecológico, filosófico ou cultural. Bom trabalho!
 
GuiaEnem 2007
FASCÍCULO
 
2DE 8
Interpretação, chave da prova
Neste fascículo,você poderá testarsua capacidade deresolver questõesrelativas a maisquatro habilidadesavaliadas pelo Enem
1 | REVISTA ÉPOCA | FASCÍCULO II
CONTEÚDODESENVOLVIDOPOR
     F    O    L    H    A    P    R    E    S    S
 
I
revista época
I
 11 de junho de 2007
1ºexemplo
Para convencer a população local daineficiência da Companhia TelefônicaVilatel na expansão da oferta de linhas, umpolítico publicou no jornal local o GráficoI, representado ao lado. A CompanhiaVilatel respondeu publicando dias depoiso Gráfico II, em que pretende justificarum grande aumento na oferta de linhas.O fato é que, no período considerado,foram instaladas, efetivamente, 200novas linhas telefônicas.
Anaan  gráf, e-enur que
(A)o Gráfico II representa um crescimen-to real maior do que o do Gráfico I.(B)o GráficoI apresenta ocrescimento real,sendo o Gráfico IIincorreto.(C)o GráficoII apresenta ocrescimento real,sendo o Gráfico Iincorreto.(D)a aparente diferença de crescimentonos dois gráficos decorre da escolha dasdiferentes escalas.(E)os dois Gráficos são incomparáveis,pois usam escalas diferentes.
(Que 6, ENEM 1999)
Rea menaa:
Há dois grácos cartesianosindicando variáveis socioeconômicas.O participante deveria identicar e analisar valores, intervalos decrescimento e taxas de variação. Umasimples constatação dos indicadoresem ambos os eixos nos mostraria quenão há dierenças quanto aos valoresdemarcados. Há apenas uma dierençaquanto à escala utilizada. As duasrepresentações expressam a mesmainormação, apesar de utilizaremescalas dierentes.
habilidade 2
A interpretação dos gráficos
Avalie sua capacidade de ler gráficos cartesianos,identificando e analisandovariáveis e intervalos de crescimento ou decréscimo
 
2 | revista época | fascículo ii
hAbilidAdEs |REspostAs coMENtAdAs | oRiENtAção
 
Guia ÉPOCAEnem007
ºexemplo
A obsidiana é uma pedra de origemvulcânica que, em contato com aumidade do ar, fixa água em suasuperfície formando uma camadahidratada. A espessura da camadahidratada aumenta de acordo como tempo de permanência no ar,propriedade que pode ser utilizadapara medir sua idade. O gráfico aolado mostra como varia a espessurada camada hidratada, em mícrons (1mícron = 1 milésimo de milímetro) emfunção da idade da obsidiana.
cm ae n gráf, e-e n-ur que a eeura a amaaraaa e uma ana
(A)é diretamente proporcionalà sua idade.(B)dobra a cada 10.000 anos.(C)aumenta mais rapidamentequando a pedra é mais jovem.(D)aumenta mais rapidamentequando a pedra é mais velha.(E)a partir de 100.000 anos nãoaumenta mais.
(Que 47, ENEM 1999)
Rea menaa:
Há um gráco cartesiano indicandovariável técnico-cientíca. O participantedeveria identicar e analisar valores,intervalos de crescimento e taxas devariação. Para a solução desse problema,era requerido do participante o domínioda capacidade de leitura e compreensãode grácos. Deveria perceber que acurvatura aumenta mais rapidamentequando a pedra é mais jovem (até os primeiros 20.000 anos é visivelmente maisverticalizada), embora seja comum aassociação da idéia de proporcionalidadeapenas ao crescimento (ou decrescimento)concomitante de duas grandezas,independentemente das razões devariação correspondentes.
20.000151050
    E   s   p   e   s   s   u   r   a    h    i    d   r   a    t   a    d   a    (   e   m    m    í   c   r   o   n   s    )
40.000 60.000 80.000 100.000 120.000
140.000
Idade (em anos)
Jan Abr Ago Dez2.2002.1502.1002.0502.000Número total delinhas telefônicas
Jan Abr Ago Dez2.2002.1502.1002.0502.000Número total delinhas telefônicas
   R   E   S   P   O   S   T   A   S
  1  ª   h   a   b i l i   d   a   d   e
  1  º  (   D  )   2  º  (   C  )
 
3 | revista época | fascículo ii
 3ºexemplo
O número de indivíduos de certapopulação é representado pelográfico abaixo.
Em 1975, a ua naum aman arxmaamenegua a e:
(A)1960(B)1963(C)1967(D)1970(E)1980
(Que 52, ENEM 1999)
Rea menaa:
Em um gráfco cartesiano denatureza socioeconômica estãorepresentadas as variações do númerode indivíduos de uma determinada população, da década de 40 até o fnal do século XX. O participante deveriaidentifcar e analisar intervalos decrescimento e taxas de variação. A resolução da questão requeriacapacidade de ler corretamente o gráfco para identifcar e projetar asvariáveis em relação ao tamanho da população (que era aproximadamentea mesma) nos anos de 1975 e1963. Também é visivelmente ácil identifcar que em 1975 a curva passa pelo ponto que indica 9 mil indivíduos.Estendendo esse ponto até o outro ladoda curva, tem-se aproximadamente oano de 1963.
1ºexemplo
Vinte anos depois da formatura,cinco colegas de turma decidemorganizar uma confraternização.Para marcar o dia e o local daconfraternização, precisamcomunicar-se por telefone. Cadaum conhece o telefone de algunscolegas e desconhece o de outros.No quadro ao lado, o número1 indica que o colega da linhacorrespondenteconhece o telefonedo colega da colunacorrespondente; onúmero 0 indica queo colega da linha nãoconhece o telefonedo colega da coluna. Exemplo: Betosabe o telefone do Dino que nãoconhece o telefone do Aldo.
o númer mínm e eefnemaque A eve fazer ara emunar m car é:
(A)1(B)2 (C)3(D)4  
(Que 2, ENEM 1999)
Rea menaa:
 A tabela dada é uma distribuiçãoestatística de variável social. Oenunciado trouxe exemplo de comotraduzir e interpretar as inormaçõesdisponíveis. Bastava relacionar osigniicado das notações 0 (“nãosabe”) e 1 (“sabe”) que aparecemna linha da tabela. O participantedeveria reorganizá-las, observandosua estrutura. Cruzando linhas ecolunas, obteria inormação suiciente para interpretar corretamente eapontar a quantidade mínima (três)de teleonemas.
habilidade 3
A leitura das estatísticas
194010987654321
    N    ú   m   e   r   o    d   e    i   n    d    i   v    í    d   u   o   s
t (anos)1950 1960 1970 1980 1990
Como traduzir ou reorganizar as informações disponíveisa partir de uma variávelsocial, econômica, física, química ou biológica
   R   E   S   P   O   S   T   A   S
   2  ª   h   a   b i l i   d   a   d   e
   3  º  (   B  )
   3  ª   h   a   b i l i   d   a   d   e
  1  º  (   C  )
 
AldoBetoCarlosDinoÊnioAldo10101Beto11001Carlos00101Dino11111Ênio00011

Activity (28)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Taaifalcao liked this
Karla Sthefany Lima added this note
ótimo conteúdo!
Camila Meneses liked this
Fábio Renata liked this
Felipe Souza liked this
Valéria Assis liked this
Piphos Hippos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->