Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
29Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
A Monografia e Sua Estrutura Formal

A Monografia e Sua Estrutura Formal

Ratings: (0)|Views: 7,623|Likes:
O projetar e o desenvolver são bastante desafiadores para o autor de uma monografia; é o momento que exige uma integração de experiências pessoais e as conjunturas institucionais e burocráticas. A norma 14724 da ABNT, com revisão em 2005, estabelece a estrutura para a elaboração e apresentação de uma monografia. O documento estabelece como se deverá apresentar.
O projetar e o desenvolver são bastante desafiadores para o autor de uma monografia; é o momento que exige uma integração de experiências pessoais e as conjunturas institucionais e burocráticas. A norma 14724 da ABNT, com revisão em 2005, estabelece a estrutura para a elaboração e apresentação de uma monografia. O documento estabelece como se deverá apresentar.

More info:

Published by: Keimelion - revisão de textos on Oct 17, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/06/2013

pdf

text

original

 
1
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVACENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS – CCETCURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICADISCIPLINA: MONOGRAFIA IPROFESSOR: WENDEL MELO ANDRADE
A Monografia e sua Estrutura Formal
1.1 - Os Elementos da Estrutura Formal da Monografia
O projetar e o desenvolver são bastante desafiadores para o autor de uma monografia; é o momento queexige uma integração de experiências pessoais e as conjunturas institucionais e burocráticas. A norma 14724 daABNT, com revisão em 2005, estabelece a estrutura para a elaboração e apresentação de uma monografia. Odocumento estabelece como se deverá apresentar.
1.2 - Elementos Pré-textuais
Os elementos pré-textuais antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização dotrabalho, na ordem descrita a seguir.
1.2.1 - Capa
Elemento obrigatório, para proteção externa do trabalho e sobre o qual se imprimem as informaçõesindispensáveis à sua identificação, na seguinte ordem:a) nome da instituição (opcional);b) nome do autor;c) título;d) subtítulo se houver;e) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;f) ano de depósito (da entrega).
 1.2.2 - Folha de Rosto
Elemento obrigatório, que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho e deve estar de acordocom o referido abaixo.Os elementos devem figurar na seguinte ordem:a) nome do autor: responsável intelectual do trabalho;b) título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando aindexação e recuperação da informação;c) subtítulo: se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal, precedido de dois pontos;d) natureza (neste caso monografia) e objetivo (aprovação no curso de especialização lato sensu); nome dainstituição a que é submetido; área de concentração;e) nome do orientador e, se houver, do co-orientador;f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado, e;g) ano de depósito (da entrega).
1.2.3 - Folha de Aprovação
Elemento obrigatório, colocado logo após a folha de rosto, constituído pelo nome do autor do trabalho, títulodo trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área deconcentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora einstituições a que pertencem. A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da bancaexaminadora são colocadas após a aprovação do trabalho.
1.2.4 – Dedicatória e Agradecimentos
Elementos opcionais, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho, dirigido àqueles quecontribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.
1.2.5 - Epígrafe
Editora KeimelionRevisores de textos http://www.keimelion.com.b
 
2
Elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com amatéria tratada no corpo do trabalho. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seçõesprimárias.
1.2.6 – Resumo
O resumo destaca as partes mais relevantes do estudo, tais como: o problema, os procedimentos utilizados,as hipóteses e o principal resultado alcançado. Elemento obrigatório da monografia, o resumo é constituído de umaseqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500palavras. Segundo a ABNT NBR 6028 o resumo é constituído de um só parágrafo. O resumo é seguido, logoabaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave
1
,
 
conforme a ABNT NBR6028.
1.2.7 - Lista de Ilustrações
Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada itemdesignado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário,recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas,fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).
1.2.8 - Lista de Tabelas
Elemento opcional, elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.
1.2.9 - Lista de Abreviaturas e Siglas
Elemento opcional, que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidasdas palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própriapara cada tipo.
1.2.10 - Lista de Símbolos
Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devidosignificado.
1.2.11 - Sumário
Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s).Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho, conforme a ABNT NBR6027.
1.3 - Elementos Textuais
Constituídos de três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
1.3.1 - Introdução
Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outroselementos necessários para situar o tema do trabalho.
1.3.2 - Desenvolvimento
Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se emseções e subseções, que variam em função da abordagem do tema.
1.3.3 - Conclusão
Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.
1.4 - Elementos Pós-textuais
1
 
As palavras chave - São palavras (no máximo quatro) retiradas do texto que representam o seu conteúdo. As palavras-chavese destinam a identificar e agrupar as monografias por assuntos/áreas, para que os mesmos possam ser localizados com maisfacilidade nas bibliotecas.
Editora KeimelionRevisores de textos http://www.keimelion.com.b
 
3
Os elementos pós-textuais são apresentados abaixo.
1.4.1 – Referências Bibliográficas
Elemento obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 6023.
1.4.2 - Apêndice(s)
Elemento opcional. O(s) apêndice(s) é/são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão epelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices,quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. As informações contidas nos apêndices são de elaboração do próprioautor.Exemplo:APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução.APÊNDICE B – Avaliação de células musculares presentes nas caudas em regeneração.
1.4.3 - Anexo(s)
Elemento opcional. O(s) anexo(s) é/são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelosrespectivos títulos. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quandoesgotadas as 23 letras do alfabeto. As informações dos anexos não representam elaboração do autor.Exemplo:ANEXO A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas emregeneração – Grupo de controle I (Temperatura...).ANEXO B – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas emregeneração – Grupo de controle II (Temperatura...).Os Elementos da estrutura formal de uma monografia constituem uma rede complexa de idéias numa lógicade modo que possa garantir o método do trabalho acadêmico.
2.1 - Regras Gerais de Apresentação
Objetiva-se aqui reconhecer as regras gerais de apresentação de uma monografia.
2.2 - Formato
Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados oudatilografados no anverso das folhas, com exceção da folha de rosto cujo verso deve conter a ficha catalográfica,impressos em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citaçõesde mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme.No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar também um recuo de 4 cm da margemesquerda. Para textos datilografados, observa-se apenas o recuo.
2.3 - Margem
As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.
2.4 - Espaçamento
Todo o texto deve ser digitado ou datilografado com espaço 1,5, excetuando-se as citações de mais de trêslinhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográfica, natureza dotrabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração, que devem ser digitados oudatilografados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por doisespaços simples.Os títulos das seções devem começar na parte superior da mancha e ser separados do texto que os sucedepor dois espaços de 1,5 entrelinhas. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto queos precede e que os sucede por dois espaços 1,5.Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que ésubmetido e a área de concentração devem ser alinhados do meio da mancha para a margem direita.Durante uma aula de ciências, o professor solta uma pedra e ela cai ao chão. O mestre, em seguida, explicaaos alunos que o objeto despencou em decorrência da força da gravidade, que o puxou para baixo.
Editora KeimelionRevisores de textos http://www.keimelion.com.b

Activity (29)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Lucas Souza liked this
titamonteiro liked this
dayrla liked this
MCMSILVA liked this
Mariana Vitorino liked this
Antonio Filho liked this
Claudia Damyanne liked this
Lucas Bongo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->