Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Principios da informação online para jovens (2009)

Principios da informação online para jovens (2009)

Ratings: (0)|Views: 8|Likes:
Published by susanammartins
http://juventude.gov.pt/NR/rdonlyres/78896091-FA9C-4B6A-800F-EA2F9395D6F3/13703/Princ%C3%ADpiosdainforma%C3%A7%C3%A3oonlineparajovens.doc

Princípios da informação online para jovens Aprovados na 20ª Assembleia-Geral da ERYICA, Roterdão, Holanda, a 5.12.2009
http://juventude.gov.pt/NR/rdonlyres/78896091-FA9C-4B6A-800F-EA2F9395D6F3/13703/Princ%C3%ADpiosdainforma%C3%A7%C3%A3oonlineparajovens.doc

Princípios da informação online para jovens Aprovados na 20ª Assembleia-Geral da ERYICA, Roterdão, Holanda, a 5.12.2009

More info:

Published by: susanammartins on Oct 17, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/17/2010

pdf

text

original

 
Princípios da informação online para jovens
Aprovados na 20ª Assembleia-Geral da ERYICA, Roterdão, Holanda, a5.12.2009A Internet é uma fonte poderosa de informação e comunicação etambém uma parte integrante do ambiente social dos jovens. Ofornecimento de informação e aconselhamento online para jovensassim como o aconselhamento dentro de internet são tarefas novas,complementares das já existentes no trabalho de informação para os jovens.Para além do papel de informação para os jovens, que os ajuda aencontrar a informação correcta e a tomar as suas próprias decisões,a informação online ajuda-os a maximizar os benefícios da internet ea minimizar os seus riscos potenciais.A informação online para jovens é parte integrante do trabalho deinformão para jovens e, por conseguinte, deve obedecer aosprincípios formulados na
CARTA EUROPEIA DE INFORMAÇÃOPARA JOVENS.
Todavia, dado que a informação online para jovenstem características específicas, torna-se necessário um conjuntosuplementar de directrizes.Com o objectivo de assegurar a qualidade dos serviços de informaçãoonline para jovens e de forma a garantir as suas mais valias efidedignidade, a ERYICA, Ancia Europeia de Informação eAconselhamento para Jovens, adoptou os seguintes princípios:
1.
A informação online para jovens deve ser precisa, actualizada ecomprovada. A data em que é produzida ou actualizada deveestar claramente mencionada.
2.
O conteúdo deve basear-se nas necessidades dos jovens. Essasnecessidades devem ser identificadas e avaliadas num processocontínuo.
3.
O conteúdo deve conter informação seleccionada, relevante elivre de encargos que proporcione uma panomica dasdiferentes opções disponíveis. Os critérios de selecção utilizadosdevem ser públicos e compreensíveis.
4.
A informação online para jovens deve ser compreensível paraos jovens e apresentada de forma apelativa.
 
5.
Os serviços de informação online para jovens devem estaroperacionais para toda a população jovem, tendo emconsiderão os utilizadores e grupos com necessidadesespeciais.
6.
Sempre que os jovens possam fazer perguntas online deve serclaro o período de tempo para resposta, que deve serpersonalizada, devendo, também, ser claro quem a fornece.
7.
Quando estiverem envolvidos jovens na produção deconteúdos, a exactidão do conteúdo final continua a ser daresponsabilidade da organização de informação para jovens.
8.
Encorajar os jovens a darem feedback deve ser parteintegrante do contínuo processo de desenvolvimento dosserviços de informação online para jovens, devendo este seravaliado e utilizado para ajustar conteúdos. Deve ser dadoconhecimento aos jovens sobre o impacto dos seus contributosnos serviços.
9.
O autor e o objectivo da informação online para jovens devemser evidentes e visíveis. Caso sejam utilizados conteúdos deterceiros a fonte deve estar claramente identificada.
10.
Deve ser evidente para os utilizadores quem fornece o serviçode informação e quais as suas motivações. Todos os contactosdos serviços devem estar indicados de forma clara e precisa,assim como as fontes de financiamento existentes.
11.
Os serviços de informação online para jovens devemprovidenciar métodos e directrizes que ajudem os jovens aaumentar a sua literacia informática e as suas competênciasonline.
12.
Os serviços de informação online para jovens devem informar eorientar os jovens sobre a forma de actuar de maneira segura eresponsável em ambientes online.
13.
Os serviços de informação online para jovens devemproporcionar um ambiente seguro de navegação.
14.
A informação online para jovens respeita e protege aprivacidade dos utilizadores e permite-lhes modificar ou apagaros seus dados pessoais.
15.
Os servos de informão online para jovens respeitam ocopyright de terceiros e respeitam o seu.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->