Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O Penhor do Espírito Santo

O Penhor do Espírito Santo

Ratings: (0)|Views: 1,524 |Likes:
Published by Colaço

More info:

Published by: Colaço on Jul 17, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/20/2013

pdf

text

original

 
O Penhor do Espírito Santo
II Coríntios 1:21-22
 21 – Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus22 - Que também nos selou e nos deu o
penhor
do Espírito em nosso coração.A palavra penhor vem do latim “pignus”, por isso se diz credor pignoratício ocredor que tem uma coisa empenhada como garantia. Ter todo cuidado para nãoconfundir a palavra “penhor” com “penhora”.
 
Penhor é direito real de garantia;
 
Penhor se diz empenhada;
 
Penhora é ato do oficial de justiça no processo de execução;
 
Penhora se diz penhorada.
 
Temos também a “Prego”, usada popularmente para substituir o vocábuloPenhor.Encontramos na Bíblia Sagrada o apostolo Paulo fazendo forte citação aoEspírito Santo que nos foi dado como penhor, o garantia de plena salvação quandoJesus vier arrebatar a sua Igreja.Para o nosso entendimento carnal, o apostolo usou essa ilustração mostrandoque o valor da alma humana excede tudo que possamos imaginar. Embora sejamosfalhos devido à natureza terrena o Senhor Jesus na sua graça superabunda os pecadosdaqueles que se arrependem e volta-se para o Reino de Deus.Em conseqüência do nosso pecado original gerado por Adão e Eva, estávamosseparados de Deus. No entanto, Jesus Cristo nos entregou o livre acesso quando foicrucificado e ressurreto ao terceiro dia; além de restituir a comunhão com Deus,entregou o Espírito Santo e riscou uma divida que havia contra os pecadores.
Colossenses 2:13-14
13 - E, quando vós estáveis nos mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne,vos vivificou juntamente com Ele, perdoando-vos todas as vossas ofensas.14 – Havendo riçado a cédula que era contra vós nas suas ordenanças, a qual dealguma maneira nos era contraria, e tirou do meio de nós, encravando-a na cruz.Os livros seculares da época do apostolo Paulo faz menção que quando alguémtrazia uma divida para com outrem e não a pagava, o credor afixava um aviso dedebito na casa do devedor notificando o valor e objeto que não tinha liquidado;retirando quando a divida paga.O escritor Bíblico enquadrou esse exemplo ao mundo espiritual, narrando queéramos devedores perante Deus pelas nossas negligencias. E Jesus Cristo no seuinfinito amor nos outorgou a liberdade mediante o seu precioso sangue e o
penhor
doEspírito Santo, determinado que temos o paracleto que nos assiste e intercede diantedo Pai Celestial.
Romanos 8:26
Da mesma maneira também o Espírito Santo ajuda as nossas fraquezas; por que nãosabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede pornós com gemidos inexprimíveis.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
michaeldru liked this
Albino Mendonça liked this
Andrey Junior liked this
kellymenac0710 liked this
MATAVICA liked this
MATAVICA liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->