Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Introdução

Introdução

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 5,434 |Likes:
Published by anon-886012

More info:

Published by: anon-886012 on Jul 19, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/11/2013

pdf

text

original

 
Introdução
As pilhas e baterias de celular são consideradas hoje um problema ambiental. Sãoresíduos perigosos e compostos de metais tóxicos que não se decompõem. Como nocaso cádmio, chumbo e mercúrio, depois de utilizados, a maioria são jogados nos lixosdomésticos, aterros sanitários ou lixões a céu aberto.A forma como são eliminadas, favorecem vazamento de seus componentesxicos. Acaba contaminando o solo, a água atingindo as plantas e os animais.Conseqüentemente, essas substâncias chegam aos seres humanos.Antes não havia esse tipo de preocupação, sobre os descartes de pilhas e baterias, pois eram pouco usadas. Mas hoje com a tecnologia, é grande a quantidade dessesmateriais.
 
O que fazer com pilhas e baterias?
Poucas pessoas sabem qual o destino adequado para as pilhas e baterias usadas.Dependendo do material que possuem, elas podem fazer parte do lixo doméstico ou não.Aquelas compostas, por exemplo, por mercúrio, cádmio ou chumbo podem provocar graves doenças e danos ao meio ambiente.Para saber o que fazer, o consumidor deve prestar atenção nas embalagens queindicam se elas podem ou não ser descartadas no lixo doméstico.Abaixo a lista das pilhas e baterias que podem fazer parte do seu lixo:- comuns e alcalinas, ou que utilizem os componentes Zinco/Mangas eAlcalina/Manganês. São usadas em brinquedos, lanternas, rádios, aparelhos de controleremoto, equipamentos fotográficos, pagers e walkman;- especiais ou compostas pelos sistemas níquel-metal-hidreto (NiMH), íons de lítio,zinco-ar. São usadas em telefones celular, telefones sem fio, filmadoras, notebooks,aparelhos auditivos, equipamentos fotográficos, calculadoras, computadores evideocassetes;- pilhas especiais do tipo botão e miniatura. Usadas em equipamentos fotográficos,agendas eletrônicas, calculadoras, relógios e sistemas de segurança e alarme.As demais pilhas e baterias, que possuem metais perigosos além do permitido pelasresoluções do Conama, devem ser entregues aos estabelecimentos que as comercializamou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias. Acompanhe abaixo quais sãoelas:- baterias de chumbo ácido. São usadas em indústrias, automóveis e filmadoras;- pilhas e baterias de níquel cádmio. São usadas em telefones celulares, telefones semfio, barbeadores e outros aparelhos que usam pilhas e baterias recarregáveis;- pilhas e baterias de óxido de mercúrio. São usadas em instrumentos de navegação eaparelhos de instrumentação e controle.
Pilhas-Baterias podem causar danos à Saúde.
Algumas substâncias que fazem parte da composição química das baterias são potencialmente perigosas e podem afetar a saúde. Especificamente, o chumbo, o cádmioe o mercúrio.Metal como o chumbo pode provocar doenças neurológicas; o cádmio afetacondão motora, assim como o mercúrio. É evidente que este assunto esem permanente pesquisa e a presença destes produtos está sendo reduzida.
 
 
Onde são encontradas essas substancias, e seus efeitos.
dmio é encontrado em placas de circuitos impressos, espresente emdeterminados componentes, como resistências de chips SMD, semicondutores edetectores de infravermelhos. Os tubos de raios catódicos mais antigos contêm cádmio.Além disso, o cádmio tem sido utilizado como estabilizador em PVC.Os compostos de cádmio são classificados como tóxicos e com risco de efeitosirreversíveis à saúde humana. O cádmio é absorvido por meio da respiração, mastambém pode ser ingerido nos alimentos. Ele é agente cancerígeno, teratogênico e podecausar danos ao sistema nervoso. Acumula-se, principalmente, nos rins, fígado e nosossos; provocam dores reumáticas e miálgicas, distúrbios metabólicos que levam àosteoporose, disfunção renal e câncer.Mercúrio É encontrado em Termostatos, sensores, relês e interruptores (por exemplo, em placas de circuitos impressos e em equipamento de medição e lâmpadas dedescarga) equipamentos médicos, transmissão de dados, telecomunicações e telefonescelulares. Estima-se que 22% do mercúrio consumido anualmente seja utilizados emequipamentos elétricos e eletrônicos.O mercúrio inorgânico disperso na água é transformado em metilmercúrio que seacumula facilmente nos organismos vivos e concentra-se através da cadeia alimentar  pela via dos peixes. Provoca efeitos crônicos e causa danos no cérebro como distúrbiosrenais e neurológicos (irritabilidade, timidez e problema de memória), mutõesgenéticas, e alterações no metabolismo e deficiências nos órgãos sensoriais (tremores,distorções da visão e da audição).Chumbo Soldagem de placas de circuitos impressos, o vidro dos tubos de raioscatódicos, a solda e o vidro das lâmpadas elétricas e fluorescentes.Pode causas danos nos sistemas nervosos centrais e periféricos dos sereshumanos. Gera perda de memória, dor de cabeça, irritabilidade, tremores musculares,lentidão de raciocínio, alucinação, anemia, depressão, insônia, paralisia, salivação,náuseas, vômitos, cólicas, perda do tônus muscular, atrofia e perturbações visuais, ehiperatividade.
Sugestão para utilização e descartes apropriados desses materiais
1
comprar pilhas e baterias de empresas legalizadas. Fabricantes e importadores de pilhas e baterias têm que ter sua situação legalizada junto ao IBAMA e junto aos órgãosde proteção ambiental como a CETESB em São Paulo. Ao comprar uma bateria deorigem ilegal, o consumidor poderá estar causando sérios danos ao meio ambiente.
2
procurar não comprar pilhas e baterias de empresas irregulares. Infelizmente existemno mercado muitas pilhas e baterias de origem ilegal. Como o se conhece a procedência das pilhas e baterias, não há como garantir que as mesmas se encontramdentro dos padrões mínimos exigidos pela legislação brasileira.
3
Prestar atenção nas embalagens que indicam se elas podem ou não ser descartadas nolixo doméstico.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
isildalucia liked this
Soraya França liked this
Erton Dos Santos liked this
Tais Oliveira liked this
Mah Sallas liked this
rovillare liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->