Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
24Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Milo Manara - Uma Aventura No Mundo Do Erotismo

Milo Manara - Uma Aventura No Mundo Do Erotismo

Ratings: (0)|Views: 3,662|Likes:
Published by Fabio Bola

More info:

Categories:Types, Comics
Published by: Fabio Bola on Oct 25, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/22/2013

pdf

text

original

 
Milo Manara: Uma aventura no mundo do erotismo
Fabio Luiz Carneiro Mourilhe Silva(UFRJ / UFF / Rio Comicon)
Manara em retrospecto
Muito se sabe de Milo Manara, porém pouco se conhece do artista Maurilio Manara antesde seu sucesso mundial avassalador. Aqui, em retrospecto, busca-se esclarecer este panorama, que começa local, na Itália, e se expande para a França e o resto do mundo,tendo em vista as indicações de Giulio Cesare Cuccolini (1999, p.507-508).O ilustrador e cartunista italiano Manara nasceu em 12 de Setembro de 1945 em Luson,Bolzano. Estudou arquitetura e frequentou a academia de artes de Veneza, formação queconferiu a ele apreço por um traço predominantemente realista. A partir de 1962, realizoutrabalhos para quadrinhos de edições de bolso, eróticos e criminais, incluindo “Genius” –  publicada como álbum em 1968 – e “Jolanda de Almaviva”, com texto de FrancescoRubino, – publicada como álbum em 1972 –, muito populares na Itália; e também para asséries “Terror” e “Cosmine”. 
Revistas Genius, Yolanda de Almaviva e Cosmine.
 
 
Páginas de Manara para a revista Genius.
Entre 1973 e 1975, para os textos de Pisu, desenhou 15 números da revista mensal“Telerompo”, “Strategia della tensione” e “Alessio, il borghese rivoluzionario”. A partir de1974, passou a produzir aventuras para a série “Il fumetto della realta” para o Corriere deiragazzi. Em 1975, começou a desenhar para a mesma revista a série “La parola alla giuria”,escrita por Mino Milani. Nesta série, figuras históricas famosas como Nero, Oppenheimer eHelena de Tróia eram levados ao júri e os leitores julgavam se eles eram ou não culpados. Nesta fase, segundo Cuccolini (1999, p.508) o traço de Manara muda completamente. Em1976, Manara desenhou para o Corrier Boy três episódios de um novo personagemchamado “Chris Lean”, a partir de argumento de D’Argenzio.
 
Página de Manara para a revista Telerompo.
Começou a contribuir para a revista mensal Alter Linus com a hq “O Macaco” (“LoScimiotto”), entre 1976 e 1977, com argumento de Silverio Pisu. Trata-se de umaadaptação de uma novela chinesa do século XV que conta as aventuras de um macaco – Sun Wukong, o deus-macaco da mitologia chinesa – que imita o homem em busca desabedoria e de liberdade em relação a qualquer tipo de submissão. A interpretação políticado autor transformou o macaco em um símbolo do presidente Chinês Mao Tse-Tung.
Capas do álbum “The ape” (“Lo Scimmiotto”).

Activity (24)

You've already reviewed this. Edit your review.
Claudia Amatruda liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
rajaramc liked this
Gonzo & Stono liked this
henrikmoc liked this
chicofeitalves13 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->