Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword or section
Like this
96Activity
P. 1
MapInfo

MapInfo

Ratings:

4.86

(7)
|Views: 5,754|Likes:
Published by anon-64909

More info:

Published by: anon-64909 on Oct 17, 2007
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/02/2012

pdf

text

original

 
LABORATÓRIO DEGGGGEOPROCESSAMENTO
 
 Curso BáCurso BáCurso BáCurso Básico de MapInfosico de MapInfosico de MapInfosico de MapInfo
 
Produção:Renata Hungari: renata_hungari@yahoo.com.brVladimir Diniz: vladbh@terra.com.brChristian Rezende: christianrf@gmail.com
 .
 
 1
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Geoprocessamento é o processamento de dados georreferenciados com objetivo deproduzir um novo olhar sobre a realidade. O geoprocessamento engloba o ProcessamentoDigital de Imagens, a Cartografia Digital e os Sistemas Informativos Geográficos - SIGs. ACartografia Digital refere-se à captação, organização e desenho de mapas. Já o SIG refere-se àaquisição, manipulação, análise e apresentação dos dados georreferenciados.Ao trabalhar com Geoprocessamento podemos utilizar três tipos de softwares: CADs,SIGs e Desktop Mapping. Os CADs, como o Microstation e o Autocad, são softwares dedesenho; capazes de fazer representações gráficas, usando diferentes camadas de desenho,cores e estilos. Os SIGs, como o Spring, são softwares de análise, manipulação e geração dedados, capazes de trabalhar com relações topológicas, ou seja, com estruturas geométricas quemanipulam relações como vizinhança, pertinência e conexão. Já os Desktop Mapping ouComputer Mapping, como o Mapinfo, são softwares intermediários entre os CADs e os SIGs.Como todo Desktop Mapping, o Mapinfo é capaz de associar vetores (desenhos) a bancos dedados alfa – numéricos (tabelas). O Mapinfo, como outros Desktop Mappings, é capaz deresponder basicamente às seguintes perguntas: “Em determinado lugar, quais são ascaracterísticas?” e “Tais características, onde estão localizadas?”. Desta forma, podemosutilizar o MapInfo para gerar diferentes formas de visualização de nossos dados,possibilitando a sua observação e análise de forma mais completa.
 
 2
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MAPINFO
A principal característica do Mapinfo é sua capacidade de fazer associação entre dadosalfanuméricos (tabulares) e vetoriais (desenho), permitindo a espacilização dos dados de umprojeto, possibilitando, assim, novas análises. É muito utilizado para a geração de mapastemáticos, tornando–se uma poderosa ferramenta de análise e apresentação de dados eresultados.O MapInfo é capaz de trabalhar com arquivos provindos da maioria dos softwares debanco de dados (acces, excel, oracle), abrindo-os diretamente. Também é capaz de trabalharcom arquivos vetoriais provindos de outro software, através da importação destes arquivos oude sua conversão para formato MapInfo (*.tab).
ORGANIZAÇÃO DOS DADOS NO MAPINFO:
O Mapinfo organiza seus dados em forma de tabelas. Cada tabela é um grupo dearquivos Mapinfo que constitui um mapa ou de banco de dados. Estes arquivos estãoassociados uns aos outros de forma que, para a leitura e manipulação do mapa ou banco dedados, é necessário que todos os arquivos Mapinfo estejam disponíveis. Os arquivos Mapinfobásicos e suas funções podem ser indicados como:*.tab: descreve a estrutura da tabela, a organização e formato dos dados tabulares;*.dat: contém os dados tabulares, o conteúdo de cada tabela. Caso vocês estejatrabalhando com arquivos provindos de outros softwares, sua tabela será composta pela junção do arquivo *.dat com o arquivo de origem, que pode ser *.xls, *.dbf, *tif, *.jpg, entreoutros.*.map: descreve objetos gráficos*.id: arquivo que vincula os objetos gráficos (*.map) aos dados tabulares (*.dat).

Activity (96)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
David Correa liked this
Sabrina Oliveira liked this
leannyoliveira liked this
Warley Oliveira liked this
william6179 liked this
Claudio Tonelli liked this
ale_moretti71 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->