Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Ajuste de Polarização de Bias , Giannini

Ajuste de Polarização de Bias , Giannini

Ratings: (0)|Views: 1,141 |Likes:
Published by prjmas

More info:

Published by: prjmas on Oct 26, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/14/2013

pdf

text

original

 
Ajuste de Polarização (bias) emAmplificadores Valvulados
De: leogalvaniAssunto: [Audio List] regulagem de bias do Duovox 100Gadquiri dois duovox 100g que estou reformando. já adquiri também o diagramaesquemático, que não contém dados da regularem da bias.qual a voltagem deve marcar?De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>17:16Galvanizado Leo,De fato, esse valor não consta no esquema (a Giannini nunca foi de dar muitas informações,mesmo). Costuma estar entre -40 e -45 V. Mas digo uma coisa: o ajuste de bias através damedição de tensão de grade não é preciso, visto que valvulas de diferentes marcas podemter correntes de placa diferentes para a mesma tensão da grade de controle.Um método simples e eficiente é o seguinte: Ponha um resistor de 1 ohm em série com ocatodo de cada válvula de saida (Veja a figura abaixo: os resistores são os de 1 R, entrecada catodo e o terra, que não existem no circuito original).
 
Com o amp ligado sem nenhum sinal (entradas em curto) e com carga na saida (nem penseem ligar um valvulado sem carga!!), meça a tensão DC sobre cada resistor. Usando a lei deOhm, calcule a corrente que flui por ele (por exemplo, se medir 40 mV, você terá 40 mA).Veja que, embora voce esteja medindo a corrente de catodo, é quase o mesmo que medir acorrente de placa, que é o que interessa. Digo "quase" porque a corrente de catodo é a somadas correntes de placa e grade de controle, mas a diferença é pequena, e para o "ladoseguro', ou seja, se existir, o erro será para menos (mais seguro).Agora antes que voce me pergunte: como saber o valor de corrente correto? Para isso, basta saber a classe de operação do amplificador (AB, no caso) a válvula em questão(6L6GC), e a tensão de +B do amp (não me recordo agora, é melhor medir). Uma regra básica para classe AB:Corrente ótima = (0,7 x dissipação de placa / tensão +B)Uma 6L6GC verdadeira (cuidado com as chinesas!!) tem dissipação de placa de 30 W.Supondo que a tensão sobre elas seja de 480 V (comum em amps Fender, que a Gianninicostumava copiar) daria cerca de 43 mA (43 mV sobre o resistor de 1 ohm).
 
0,7 x 30/480 = 0,043 A (43 mA)Esse 0,7 representa 70% da dissipação maxima de placa, valor aceito para classe AB. Naverdade, voce pode usar valores mais conservadores, 50 ou 60%, por exemplo, uma vez queas válvulas que temos hoje em dia não costumam aguentar a "porrada" como nos velhostempos... Costumo usar a constante 0,5:0,5 x 30/480 = 0,031 A (31 mA)É um valor mais adequado para as válvulas atuais, em especial as de origem duvidosa, e prolonga a vida útil das mesmas.Se quiser ser preciso, meça a tensão sobre o resistor de grade de controle da valvula (cada)e deduza a corrente que alí circula. Some esse valor ao calculado acima (31 mA, noexemplo) para saber então qual o valor exato de corrente voce deverá medir no catodo parater a corrente de placa desejada. Exemplo: se a corrente de grade encontrada for de 5mA(valor comum em pentodos), voce deve medir 36 mV (31+5) sobre o resistor de 1 ohm(catodo) para ter exatos 31mA de placa.Meça as correntes de grade e placa em cada válvula. Devem ser bem próximas, tire umamedia para encontrar o ponto de ajuste ideal do potenciômetro de bias. Se as medidas foremmuito diferentes, significa que uma ou mais (as que apresentarem valores discrepantes)estão esgotadas ou são de má qualidade. Descarte.Feito isso, observe as válvulas de saída e veja se há um brilho alaranjado nos elementosinternos (não falo do filamento, é claro). Caso isso ocorra, é sinal de que o ajuste não foicorreto, e as válvulas estão trabalhando sobreaquecidas. Refaça as medições.Por ultimo, mas não menos importante: tenha MUITO cuidado ao trabalhar com válvulas.Elas trabalham com altas tensões, capazes de matar sem muita cerimônia!! Antes de trocar algum componente, desligue o aparelho e descarregue os caps da fonte, pondo seusterminais em curto através de um resistor 100R x 5w. Se não tem experiência no trabalhocom esse tipo de equipamento, procure quem tenha.Edu Silva5881 e 6L6 são equivalentes. Pode trocar uma pela outra, ambas trabalham bem com 30 ou35 mA de bias.As melhores são as Sovtek 5881. Em tese, elas seriam um pouco mais frágeis que as6L6GC (30W, 450V), sendo equivalentes às 6L6GB (25W, 360 a 400V). Mas na prática,são melhores que a maioria das 6L6 do mercado atual, sejam chinesas ou mesmo russas, eduram mais - isso porque (as Sovtek) não são verdadeiras 5881 mas válvulas militares(6PI33C) utilizadas em jatos MIG, "carimbadas".Já as fiz funcionar com até 500V sem problemas, desde que com bias correto e ventilaçãoadequada (forçada), como toda válvula deve trabalhar.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Rodrigo Alves liked this
Mayline Robson liked this
Flavio Lima liked this
fernandoamn liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->