Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Biologia - CASD - Evolução Humana

Biologia - CASD - Evolução Humana

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 3,562 |Likes:
Published by Biologia Apostilas

More info:

Published by: Biologia Apostilas on Jul 23, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/17/2011

pdf

text

original

 
CASDVestibulareswww.casdvest.org.br 
Um projeto educacional viável. Iniciativa de sucesso dos alunos do ITA.
CASD DICAS – Vale Paraibano
Biologia
Por que estudar a evoluçâo de nossa espécie?
A ciência moderna atingiu níveis fantásticos de desenvolvimento em diversas áreas, como nafísica, química e biologia. Podemos citar o domínio sobre a eletricidade, a utilização de ondaspara diversos fins, a química dos medicamentos e a classificação de inúmeros seres vivos. Noentanto, se a ciência nada mais é do que uma maneira de entendermos o que se passa aonosso redor, seria natural que ela viesse responder às mais intrigantes e talvez mais antigasperguntas do homem: o que somos de verdade e como viemos parar aqui?Antigamente essas perguntas eram respondidas somente com base nas mais diversascrenças, mas hoje a ciência nos fornece teorias muito simples e elegantes para explicar nossasorigens baseadas em evidências muito claras. A
paleoantropologia
é o ramo da ciência queestuda a evolução humana e, para isso, utiliza alguns métodos bem conhecidos como a análisede fósseis e outros métodos mais recentes como estudos genéticos e de biologia molecular.O entendimento pleno de nossa história mais remota é essencial para nos posicionarmos frenteaos problemas que enfrentamos hoje, afinal, as crenças que temos sobre nós mesmos guiamnossas ações e assim determinam que tipo de pessoas somos e, por último, a sociedade emque vivemos.
Figura 5Resumo
Devemos entender o processo de evolução dos seres humanos como um evento muito recenteem comparação com a longa história da evolução da vida na Terra. Os cientistas acreditamque os traços que diferenciam humanos de chimpanzés começaram a se desenvolver a seismilhões de anos atrás. O bipedalismo seria uma das primeiras características exclusiva doshominídeos. Outras características como cérebros largos, uso de ferramentas e linguagemseriam mais recentes, enquanto o uso de expressões simbólicas, artes e a própria diversidadecultural teriam se desenvolvido nos últimos 100.000 anos.
ANTES DO
Homo sapiens 
Vamos ver nessa primeira parte da aula como e quando se acredita que ocorreu o surgimentodos
Homo sapiens 
, sendo que isso só foi possível depois do aparecimento dos primeiroshominídeos e dos primeiros representantes do gênero Homo.
Os primatas
Os humanos pertencem a um grupo de mamíferos chamado primatas que contam mais de 230espécies (lêmures, tarsos, macacos e os grandes símios). Todos os primatas compartilhamalgumas características que são normalmente relacionadas com o hábito de viver em árvores,apesar de alguns não cultivarem mais esse hábito, pois essa foi a condição inicial de
 
CASDVestibulareswww.casdvest.org.br 
Um projeto educacional viável. Iniciativa de sucesso dos alunos do ITA.
CASD DICAS – Vale Paraibano
desenvolvimento desse grupo: visão acurada (três dimensões com sobreposição de camposvisuais), membros e mãos adaptadas para agarrar, habilidade de manusear objetos com suasmãos possuidoras de unhas e não garras e cérebro grande em relação ao tamanho corporal.Nós humanos ainda conservamos algumas características desses primatas ancestrais comoombros dotados de ampla movimentação e dedos capazes de agarrar fortemente objetos, mastambém apresentamos traços que nos tornam únicos como cérebro muito desenvolvido,bipedalismo e estruturas vocalizadoras que permitem a fala.
Os primeiros hominídeos
Há cerca de 6 milhões de anos na África, um grupo de símios desenvolveu característicasúnicas que o distinguiam de todos os outros primatas: canino reduzido e o bipedalismo. Eramos
Australopithecus 
,
que significa “
macaco do sul
”, pois seus primeiros fósseis foramencontrados na África do Sul. Mais tarde descobriu-se que esse grupo chegou a habitar toda aÁfrica. Os australopitecinos formam o grupo que daria origem aos seres humanos modernos.
Bipedalismo
– o bipedalismo exigiu algumas mudanças anatômicas nos australopitecinoscomo: osso pélvico mais amplo e côncavo para abrigar órgãos internos e dar mais estabilidadedurante a caminhada. Ângulo das pernas e posição dos joelhos adaptados para suportar opeso do corpo. Dedos dos pés mais curtos e menos flexíveis que o dos símios. Coluna emforma de S.
Foramen magnum 
aberto na base do crânio. As vantagens do bipedalismo seriammuitas como as mãos livres para carregar comidas ou ferramentas, visão ampliada sobre avegetação herbácea, redução da área corporal exposta ao sol e aumento da área corporalexposta ao vento.
Caninos reduzidos
– símios, principalmente os machos, usam seus longos e pontiagudoscaninos como verdadeiras armas. Os primeiros australopitecinos tinham os caninos bemmaiores que os humanos modernos, mas ainda assim eram inferiores aos dos símios. Caninosbem reduzidos e chatos passaram a se desenvolver por volta de 4 milhões de anos atrás,provavelmente acompanhado por um aumento na cooperação social.O que levou esse grupo a se diferenciar tanto dos outros primatas ainda é motivo decontrovérsia entre os cientistas. Estes propõem três hipóteses distintas para explicar essadiferenciação:O clima global teria esfriado e se tornado mais seco no Mioceno (entre 5 e 8 milhões de anos).Isso, somado à mudanças no relevo pela formação do que chamamos Rift Valley (cadeia demontanhas, vales e vulcões no leste africano gerado pela separação de placas tectônicas quese encontram na região da Península Arábica) teria transformado a vegetação do tipo florestatropical pluvial da África oriental em savanas. As populações de símios que viviam na regiãotiveram que se adaptar ao novo clima e à nova vegetação. Por isso, características quefavoreciam o hábito terrestre como o bipedalismo, os hábitos sociais e a comunicação foramselecionadas favoravelmente. Essa é a
hipótese das savanas
.Outra hipótese sugere o desenvolvimento dos australopitecinos em áreas de vegetaçãomosaico (florestas e savanas) e que essas áreas possibilitariam o desenvolvimento de hábitosterrestres ou arbóreos. Os símios que se adaptaram às condições terrestres deram origem aosaustralopitecinos. Essa é a
hipótese da vegetação em mosaico
.Já uma terceira hipótese, a
hipótese da variabilidade
, sugere que os australopitecinos sedesenvolveram em diversas vegetações diferentes como savanas, florestas, copas altas, assimse adaptaram aos mais diversos ambientes. Evidências mostram que regiões com uma altavariedade de vegetações eram comuns na época dos primeiros australopitecinos.
O surgimento do gênero “homo”
Entre 2,5 e 2,3 milhões de anos ocorreu o surgimento do gênero
Homo 
, o qual acredita-se queesteja diretamente relacionado com uma única característica: o desenvolvimento do cérebro.Também não há um consenso sobre a explicação para o desenvolvimento das habilidadesmentais dos membros desse grupo. Alguns cientistas afirmam que esse desenvolvimentoocorreu devido à fabricação e ao uso de ferramentas, outros dizem que esse desenvolvimentotambém se deve à variação da dieta proporcionada pelo próprio uso de ferramentas (raízes,tubérculos e carne).
 
CASDVestibulareswww.casdvest.org.br 
Um projeto educacional viável. Iniciativa de sucesso dos alunos do ITA.
CASD DICAS – Vale Paraibano
O SURGIMENTO DO
Homo sapiens 
 
Hoje, as perguntas sobre nossas origens são mais relacionadas ao exato lugar ou lugares emque a nossa espécie,
Homo sapiens,
apareceu, como ela se espalhou pelo mundo e comosuplantou todas as outras espécies de hominídeos existentes até então.Uma hipótese, a
hipótese a partir da África
diz que a espécie surgiu uma única vez na Áfricae a partir daí se espalhou pelo mundo, primeiro para a Ásia, depois Europa e por últimoAustrália e América substituindo populações de hominídeos que já habitavam essas regiões,como o
H. neandertalensis 
na Europa e o
H. erectus 
na Ásia.
Figura 6
Outra hipótese, a
hipótese multirregional
, diz que nossa espécie surgiu pelo fluxo gênicoentre diversas populações distintas de
H. erectus 
na África e na Ásia. Alguns cientistas aindadefendem uma
teoria unificada
, dizendo que a espécie surgiu pelo fluxo gênico de váriaspopulações da África e depois se espalhou pela Eurásia suplantando outras populações dehominídeos, Mas de qualquer forma, todas as evidências e teorias apontam para uma origemcomum de todos os humanos modernos, o que acaba com toda e qualquer idéia errada sobre adivisão da espécie em raças.Os fósseis de nossa espécie mais antigos datam de 195.000 anos atrás e têm uma anatomiaum pouco diferente dos humanos modernos, principalmente no que diz respeito à caixacraniana (hoje ela é maior e tem a face mais posicionada à frente).Aqui, ainda vale a pena destacar a “
Teoria do Macaco Aquático
” para explicar a evolução dosseres humanos. Essa teoria se baseia em certas características dos seres humanos (grandequantidade de gordura corporal, perda relativa dos pêlos, postura ereta, habilidade natatória ede mergulho) para propor uma fase semi-aquática na origem dos primeiros hominídeos. Essateoria, até pouco tempo era tida como desprovida de evidências, mas hoje já recebe apoio devários cientistas renomados.
DEPOIS DO
Homo sapiens 
A cultura
Mais importante que mudanças físicas, o desenvolvimento de uma cultura acredita-se ser muitomais importante para o desenvolvimento da espécie, inclusive, este seria um dos traços quedefiniriam a espécie.
Cultura 
pode ser entendida como toda criação e atividade humanagovernadas por costumes e regras sociais, como por exemplo a tecnologia, a linguagem, a artee a própria ciência.Alguns cientistas afirmam que orangotangos e chimpanzés apresentam um comportamentocultural, principalmente no que diz respeito ao uso de ferramentas em algumas florestas, mas

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
rassfel liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->