Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
49Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
EPIs - Trabalho Em Altura

EPIs - Trabalho Em Altura

Ratings: (0)|Views: 8,609 |Likes:
Published by filipe_nunes4660

More info:

Published by: filipe_nunes4660 on Nov 03, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/05/2013

pdf

text

original

 
CINTURÃO DE SEGURANÇA TIPO PÁRA-QUEDISTA
APLICAÇÃO:
O cinturão de segurança tipo pára-quedista é indicado para a proteção do usuário contra riscos dequeda em Trabalhos em Altura. Trabalhos no setor de Energio Elétrica, Telefonia, Construção Civil,Montagem de Estruturas Metálicas, Logística e demais trabalhos realizados acima de 2m de altura,onde não existam sistemas de proteção coletiva instalados.
 
ESPECIFICAÇÃO:
Cinturão de Segurança, tipo Pára-quedista, confeccionado em cadarço dematerial sintético, dotado de cinco fivelas duplas sem pino, confeccionadas emaço 1055 temperado e revenido, pintado em epóxi, sendo duas para ajuste daspernas, uma para ajuste da correia de cintura e duas para ajuste das correiasfrontais na altura do abdômen, três meias argolas em “D”, em aço forjado,sendo uma localizada na parte traseira, na altura dos ombros, regulável aocinto através de um passador plástico e duas fixas nas laterais da correia decintura através de costura reforçada.
SEQÜÊNCIA CORRETA DE COLOCAÇÃO:1.
Pegue o cinturão pela argola dorsal, até identificar asdiferentes partes do mesmo.
(fig. 1 e 2)
;
2.
Introduza as duas pernas nas coxeiras
(fig. 3)
;
3.
Deslize através dos braços, uma a uma as tirassuperiores, verificando se as mesmas não estãodistorcidas
(fig. 4 e 5)
;
4.
Feche a fita da cintura, encaixando o lado macho dafivela no lado fêmea
(fig. 6, 7 8 e 9)
;
5.
Feche a fita do peito e ajuste de modo que a mesmafique no centro dos ombros
(fig. 10 e 11)
;
Para que o cinturão trabalhe de forma eficaz, ele deveestar corretamente ajustado (nem muito apertado, nemmuito largo). Verificar se a argola dorsal está bemcolocada no nível do osso homoplata (fig.12).
RECOMENDAÇÕES IMPORTÂNTES
:
Antes de usar, fazer um exame visual detalhado, assegurando assim que o cinto encontra-seem perfeito estado de utilização, o usuário deve certificar-se que:- Todas as fitas de nylon estejam perfeitas, sem cortes, furos, rupturas, partes queimadas,desfiamentos, mesmo que parciais;- Todos os pontos de costura estejam perfeitos, sem desfiamentos ou descosturados;
 
- Todos os componentes metálicos estejam sem ferrugem, amassados ou danificados;- Não há suspeita de contaminação por produtos químicos.
O cinturão não deverá ser utilizado quando houver constatação de qualquer problema nainspeção;
O cinto deve ser bem regulado ao corpo do executante;
Durante o uso, tome precauções para proteger o cinto de calor excessivo, cortes, ataquesquímicos;
Nenhuma modificação poderá ser feita no cinturão com relação às costuras, às fitas eargolas;
Sempre que possível recomenda-se que o cinto tenha o mesmo usuário com fim de limitar osajustes e controlar a freqüência do uso;
Armazená-lo em local seco, à sombra, sem contato com piso de cimento, fontes de calor,produtos químicos, abrasivos ou cortantes;
Teoricamente, a vida útil do cinturão não pode ser preestabelecida, dependendo muito dafreqüência e cuidados durante o uso, grau de exposição a produtos químicos, elementosabrasivos e luz solar.
Caso seja constada qualquer irregularidade ou ocorra queda o equipamento deve ser condenado.
CONSERVAÇÃO E LIMPEZA:
Limpar com água e sabão neutro. Em nenhum caso utilizar solventes, ácidos ou basesfortes. Deixe secar em lugar ventilado e na sombra.
TALABARTE DE SEGURANÇA
 
APLICAÇÃO:
Proteção do usuário em caso de queda, nas operações realizadas com auxilio de plataforma móvel,elevador de manutenção e demais trabalhos realizados acima de 2m de altura, onde não existamsistemas de proteção coletiva instalados.
ESPECIFICAÇÃO:
Talabarte de Segurança duplo em forma de “Y” , confeccionadoem cadarço de material sintético tubular com elástico interno ecom absorvedor de energia, dotado de três mosquetões desegurança, de dupla trava, confeccionados de aço, sendo doisnuma das extremidades e junto ao absorvedor de energia, ambosfixos através de costura reforçada.
MOVIMENTAÇÃO COM TALABARTES:
O trabalhador deverá portar e utilizar o sistema de proteção contra quedas individual de maneiraconstante durante todo o seu deslocamento/ permanência pelas estruturas ou escadas tipoplataforma.Portanto para uma movimentação segura e eficiente, devemos utilizar de "Talabartes de ProgressãoDuplos", estes são utilizados conectando-se alternadamente cada uma das duas extremidades dotalabarte, de maneira que o trabalhador tenha sempre um dos dois conectores de grande abertura,conectado a estrutura, protegendo-o contra qualquer possibilidade de queda.
RECOMENDAÇÕES IMPORTÂNTES:
Antes do uso, o usuário deve certificar-se que:
Todas as fitas de nylon estejam perfeitas, sem cortes, furos, rupturas, partes queimadas,desfiamentos, mesmo que parciais.
Todos os pontos de costura estejam perfeitos, sem desfiamentos ou descosturados.
Todos os conponentes metálicos estejam sem ferrugem, amassados ou danificados.
Não há suspeita de contaminação por produto químico.
Atenção:
Jamais retire ou viole o absorvedor de energia do seu cinto de segurança.
CUIDADOS NECESSÁRIOS:
Os cintos e seus acesrios devem sofrer inspão de pré-uso e serem vistoriadosconstantemente e, caso seja notado algum sinal de insegurança em alguma parte de seuscomponentes estes o podeo ser usados, devendo ser substituídos ou sofrer manutenção.
Durante a utilização do Talabarte verifique se o mesmo não está em contato com partescortantes, situação que pode comprometer a condição do uso do equipamento e causar acidentes graves.
EQUIPAMENTO TRAVA-QUEDAS RETRÁTIL COM FITA DE NYLON.

Activity (49)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
douxfrangosul liked this
rocapi130 liked this
niltonsamaral liked this
Amorim Amorim liked this
adrielfilho liked this
analuisajf liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->