Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
62Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estudos Biblicos sobre Namoro, Casamento e Sexo - Curso para Noivos

Estudos Biblicos sobre Namoro, Casamento e Sexo - Curso para Noivos

Ratings:

4.73

(26)
|Views: 11,038|Likes:
Published by Erasmo Nascimento

More info:

Published by: Erasmo Nascimento on Jul 25, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/06/2012

pdf

text

original

 
Curso para Noivos
 
Gn 2:18
– Lemos no capítulo 1 que tudo quanto Deus criara era "muito bom". Aqui pelaprimeira vez constatamos algo que "não era bom'. Realmente não é bom que o homem fiquesozinho. Uma auxiliadora foi criada por Deus para estar com ele. "idônea", ou, "aquela que lhecorresponde ou "que está como diante dele". Existem situações em que pessoas ficam sós. O idealda criação de Deus é que cada homem tenha sua esposa, cada mulher o seu marido.
Gn 2:24
– Há três princípios sobre matrimônio neste texto:
1- Deixar pai e mãe
– Gênesis originalmente foi escrito na língua hebraica. Nohebraico há um verbo forte aqui, com o sentido de "abandona". Não somente deixar pai e mãe. Éabandonar !Obviamente que não há o sentido de desprezo nesta idéia. Mas, sim, de uma realseparação. O ideal é que o novo casal more LONGE dos pais dele ou dela. Porque iniciam vidanova. O casal agora é uma família: seus pais são apenas parentes.O casal aprende a resolver todos os seus problema por si só. Sem a interferência "dabarra da saia da mãe".Suponhamos uma situação em que marido-mulher encontram-se em discordância ouproblema. Ele (ou ela) procuram a "mãezinha". O que essa mãe (ou sogra) responderá ? Se for realmente sábia, dirá – "não me conte nada ! volte para seu lar ! resolvam vocês mesmos !"
2- Une-se à sua mulher (união – O fator "UM")
– tal princípio vale para ambos: Ele &Ela. Porém a maior ênfase é ao homem. O marido se une à sua mulher. Este é o princípio daFOCALIZAÇÃO. Ele focaliza sua atenção NELA. Geralmente é mais comum que MULHERESfocalizem sua atenção no lar. São elas que engravidam, amamentam... O marido é que tem queaprender que, casando-se, sua vida é a ESPOSA; sua vida são os filhos; o lar enfim. Seuspensamentos têm que estar 100 % voltados para o lar.
3- Tornando-se os dois uma só carne
– ambos uma só pessoa, na matemática deDeus 1 + 1 = 1. È uma linda semelhança com Deus: Deus é um, e ao mesmo tempo, TRÊS. Ocasal é um, e ao mesmo tempo duas pessoas.Há um erro que as pessoas fazem ao dizer – "caso-me com fulano; dou 50% de minhavida a ele; ele me dá 50% também. Somados, somos um casal 100%. Erradíssimo. Se cada um dásó metade, a quem darão a outra metade ? E na matemática de Deus, duas metades somadasresultarão num casamento pela metade.O certo é: o homem inteiro (100%) doado à sua esposa;A mulher inteira (100%) doada à seu marido;Ambos somados dá exatamente 100%, nada menos, nada mais !
Gn 2:25 –
estavam nus e não se envergonhavam ! Há 2 sentidos para "estar nu"
Físico:
(corpo, sexo, contato íntimo,carícias, etc.) – esta parte é objeto de um estudoespecial a respeito. Sobre a benção do sexo, doíntimo contato matrimonial
Mental:
(conversa, relacionamentohumano, sem segredo, sem barreiras !Estar nu, especialmente na MENTE: desnudam-se um perante o outro.Relacionamento saudável ! Pois guardar segredos adoece o casal. Rancores guardados
1
 
transformam-se em ressentimento com "mau cheiro". È terrível um casal onde não existe liberdadede expressão, onde cada um não pode falar o que gostaria de falar!Perante o cônjuge, abrimo-nos inteiramente. Não há barreiras, máscaras, nada. Amulher conhece cada defeito dele; as fraquezas e limitações de seu marido. O homem conhececada defeito dela; suas fraquezas e limitações. Isso é saudável.Pessoas que não abrem seu coração a seu próprio cônjuge, ou, a ninguém, tornam-seneuróticas. Abrigam no próprio ser problemas que nunca se resolvem porque não são ventilados.Emboloram. Tornam-se ranzinzas e insatisfeitas. Como é bom ter alguém para desabafar, abrir ocoração, falar tudo, ser compreendido ! E esse é o melhor amigo (ou amiga) é o próprio cônjuge.
O Amor Perguntas:1-
Como desenvolver o amor entre um casal ?
2-
O amor "apaixonado" de namorados continua na vida conjugal?
3-
Os anos de casamento fazem o amor crescer ou diminuir ?Essas são as mais graves e importantes perguntas para um casal. Pois nelas seencerra toda nossa vida. O casamento depende do amor: nasce no amor, vive do amor, e semamor o casamento acaba.
Dois lados: um triste, outro glorioso
No Brasil, alguns anos, umaestatística demonstrava: 40% dos casamentosterminam em desquite. Isso significa que em 10casamentos feitos hoje, 4 se desfarão amanhã!E isso sem contar os casais que, embora"vivendo juntos", não se compreendem, apenas"toleram-se"Um casal que se une realmente pelavontade de Deus, tem um amor CRESCENTE. Oamor de namorados, depois de noivos, depois delua de mel, vai se desenvolvendo. Quanto maispassam-se os anos, maior é o amor conjugal! Acompreeno, a ternura, a satisfação, tudoaumenta !
Como responder àquelas 3 perguntas acima ?PRIMEIRO:
o Amor vem de Deus."Aquele que não ama, não conhece à Deus, pois Deus é amor." I Jo 4:8"amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que amaé nascido de Deus, e conhece a Deus". I Jo 4:7"Se de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros". I Jo 4:11
*
Só um casal que tem Deus no lar, é que tem o amor crescente. Pois Deus équem sustenta, alimenta, desenvolve o amor !
*
Ilustração; um casal "quente", "apaixonado", pode ser comparado a um prato comcomida quentinho. Tal prato é colocado sobre uma mesa. Passam-se 2 horas: está gelado.
2
 
Um outro casal, mesmo não tão "quente", é como um prato com comida fria. Tal pratoé colocado sobre a chapa de um fogão a lenha. Passam-se muitas horas: o prato se aqueceu enão esfria! Só um casal "em Jesus" é que não se esfria com o passar do tempo."... à imagem de Deus o criou, homem-mulher" – Gn 1:27."Deus nos predestinou para sermos CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO..." –Rm 8:29- Só duas pessoas que TEMEM A Deus é que são transformadas à própria imagem deDeus. Faz parte desta "figura" divina implantada no casal, o AMOR.Figura1O verdadeiro casamento é um triângulo. Não é "união de dois". Isso seria materialismoe seria incompleto. Deus é a 1ª pessoa no casamento. O amor de Deus é que nutre o amor conjugal.
SEGUNDO
: o amor não é "paixão"Há um provérbio popular que faz uma caricatura do casamento:" O amor é uma flor roxa que nasce no coração do trouxa ! "Amor-paixão é assim mesmo: imaturo, infantil, irracional, errado. Pega fogo numminuto, noutro já apagou. `esse o "amor" que levam muitos a um casamento apressado, infeliz,fracassado.Fp 1: 9 e 10: "e também faço esta oração: que o vosso Amor aumente mais e mais empleno conhecimento e toda percepção, para aprovardes as coisas excelentes..."Amor é CONHECIMENTO. Conhecimento tem a ver com nossa capacidade dedecisão: nós somos capazes de "tomar a decisão de amar"."Amar" não é ser "arrebatado" por um sentimento irracional por um fulano qualquer."Amar" (amor verdadeiro) é DECIDIR amar alguém. È conhecer a pessoa e adquirira ahabilidade de perceber se essa é a pessoa certa para o casamento. Perceber "aprovar as coisasexcelentes".
TERCEIRO
: A amor de Deus é ÁGAPEO idioma original do Novo Testamento, o grego, possui três palavras para o termo emque em português define-se apenas como "amor".Em grego as 3 palavras são:
* Eros
- "amor erótico". É o amor mais baixo. Egoísta, individualista. Diz respeito aosexo também – mas abrange mais do que isso. É o amor que só quer ganhar, receber, e não quer dar nada.
* FILIA
– "amor familiar" – É "amar a quem ama", é gostar só de quem gosta de mim.É só fazer o bem a quem também possa me ajudar.
3

Activity (62)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
NaraCunhaReis liked this
Sonia Isabel liked this
Flavio Wallace liked this
Flavio Wallace liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->