Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
40Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Módulos Rurais - Aspectos Práticos (Eduardo Augusto)

Módulos Rurais - Aspectos Práticos (Eduardo Augusto)

Ratings: (0)|Views: 9,665 |Likes:
Published by edaugusto
Artigo jurídico intitulado "Módulos Rurais; Aspectos Práticos para o Proprietário Rural". Trata das principais limitações existentes sobre a propriedade rural que são facilmente identificadas pelos dados de seu cadastro rural (CCIR).
Artigo jurídico intitulado "Módulos Rurais; Aspectos Práticos para o Proprietário Rural". Trata das principais limitações existentes sobre a propriedade rural que são facilmente identificadas pelos dados de seu cadastro rural (CCIR).

More info:

Published by: edaugusto on Nov 07, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

08/13/2013

pdf

 
MMÓÓDDUULLOOSSRRUURRAAIISS 
AA
SSPPEECCTTOOSS 
PP
RRÁÁTTIICCOOSSPPAARRAAOO 
PP
RROOPPRRIIEETTÁÁRRIIOO 
RR
UURRAALL
 
Eduardo Agostinho Arruda Augusto
Diretor de Assuntos Agrários do IRIB
 –
Instituto de Registro Imobiliário do BrasilRegistrador Imobiliário em Conchas-SPDoutorando e Mestre em Direito Civil pela Fadisp
SUMÁRIO
S
P
C
F
M
R
M
F
M
E
I
F
M
P
D
M
E
 
2
INTRODUÇÃO
A Constituição Federal, em seu artigo 186, estabelece que apropriedade rural cumpre sua função social quando atende, simultaneamente, aosseguintes requisitos: aproveitamento racional e adequado; utilização adequada dosrecursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; observância dasdisposições que regulam as relações de trabalho; e exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.Em decorrência desse mandamento constitucional, o proprietário e opossuidor de imóvel rural possuem uma enorme responsabilidade social, devendoestar atentos para que não descumpram seus deveres, situação que ocorre muitasvezes devido ao desconhecimento da lei.Algumas das principais obrigações do proprietário rural são ocadastramento do imóvel no Incra, o pagamento do imposto sobre a propriedadeterritorial rural (ITR) e a instituição e conservação da reserva legal.Todo imóvel rural deve estar cadastrado no Incra, sendo o CCIR(certificado de cadastro do imóvel rural) o comprovante do cumprimento desse deverlegal. No CCIR, estão estampados alguns dados relativos ao imóvel rural, sendoalguns deles de grande importância para o seu titular, pois é por intermédio delesque são determinados alguns limites no direito de o proprietário dispor de seu bem eoutros direitos e deveres incidentes sobre o bem imóvel.Dos dados relativos ao cadastramento rural, é importante acompreensão dos conceitos de módulo rural (MR), de módulo fiscal (MF), de módulode exploração indefinida (MEI) e de fração mínima de parcelamento (FMP), motivopelo qual se tornou importante concentrar, num único texto, as explicaçõesnecessárias sobre essas classificações relativas ao imóvel rural que afetam osdireitos e deveres de seus titulares.
 
3A fração mínima de parcelamento (FMP), que veda odesmembramento de imóvel rural que resulte em gleba de dimensão abaixo de certolimite, é facilmente obtida pela simples leitura do CCIR. No entanto, tal certificadonão traz expresso os valores do módulo de exploração indefinida, importante parasaber dos limites para que o estrangeiro possa adquirir imóvel rural no Brasil, nemdo módulo fiscal, que garante, por exemplo, isenção de custas do levantamentogeorreferenciado a determinados imóveis. Esses dados somente são identificadosmediante consulta aos atos normativos do Incra.Este artigo tem por objetivo demonstrar, de forma simples e direta, oconceito, funções e fundamentação legal de cada um desses índices qualificadoresdo imóvel rural, apresentando as principais situações afetadas por esses índicesapenas para facilitar a compreensão dos maiores interessados, que são osproprietários e possuidores dos imóveis rurais. Por esse motivo, os temas ligados àreserva legal, à aquisição de imóveis rurais por estrangeiros e ao parcelamento rural,necessários para demonstrar a importância dos conceitos cadastrais do imóvel rural,foram aqui tratados apenas superficialmente.
1. RESERVA LEGAL
1.1 Situação atual
Nos termos da legislação em vigor, todo imóvel rural deve possuiruma área de reserva legal, cuja definição consta do §1º do artigo 1º do CódigoFlorestal (Lei nº 4.771/1965):
§1º 
- Para os efeitos deste Código, entende-se por: 
III 
- Reserva Legal: área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas; 

Activity (40)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
luiz_simas liked this
Leonardo Resende liked this
mjottoni4875 liked this
Jocelyn Queiroz liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->