Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Diagrama de Fluxo de Dados - DFD

Diagrama de Fluxo de Dados - DFD

Ratings: (0)|Views: 874 |Likes:
Published by rogerio_roberto
Nota de aula sobre a nomenclatura e simbologia do diagrama de fluxo de dados e sua utilização.
Nota de aula sobre a nomenclatura e simbologia do diagrama de fluxo de dados e sua utilização.

More info:

Published by: rogerio_roberto on Nov 10, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/15/2012

pdf

text

original

 
Diagrama de Fluxo de Dados - DFD
http://www.apibrasil.com.br http://www.pmblog.com.br
1
Diagrama de Fluxo de Dados
Rogério Fernandes RobertoFaculdade Carlos Drummond de Andrade - SP
Resumo
 Esta nota de aula tem o objetivo apresentar o diagrama de fluxo de dados, seuscomponentes e diretrizes para sua construção, como parte importante do processo demodelagem de sistemas de informação.
1 - Introdução
O DFD é uma ferramenta que nos permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais,interligados por “dutos” e “tanques de armazenamento” de dados. Também pode ser chamado de:
Diagrama de bolhas;
DFD (abreviatura que utilizaremos);
Modelo de Processo;
Diagrama de fluxo e trabalho;
Modelo funcional; e
“uma representação do que está acontecendo por aqui”.O DFD é uma das mais utilizadas ferramentas de modelagem de sistemas, principalmente para sistemasoperativos, nos quais as funções do sistema sejam de fundamental importância e mais complexas do que os dadosmanipulados pelo sistema.Os DFD´s podem ser usados não só para modelar sistemas de processamentos de informações, mas tambémcomo um meio para se modelar organizações inteiras, isto é, como uma ferramenta para o planejamento comercial eestratégico.Um DFD típico é composto de: processo, fluxo de dados, depósito e o terminador (entidade externa).Os componentes de um DFD:A figura 1 mostra o DFD típico de um pequeno sistema. Antes de analisarmos seus componentes em detalhe, observeque:Ele não precisa de explicações; basta olharmos para ele para compreendê-lo. Representação simples e intuitiva.Objetivo maior é ser compreendido pelo usuário e não somente pelos analistas de sistemas.O diagrama acomoda-se facilmente em uma página. Assim é possível uma pessoa examina-lo sem se confundir,percebe-se que o que está sendo modelado não é muito complexo. Se for necessário representar muitos processospode-se detalhar um ou mais processos em outros diagramas.O diagrama foi desenhado por computador. Pode ser feito à mão, porém, quando se desenha com a ajuda de umaferramenta de edição por computador, pode-se ajustar e gerar novas versões do desenho de forma rápida.
 
Diagrama de Fluxo de Dados - DFD
http://www.apibrasil.com.br http://www.pmblog.com.br
2
Cliente
Reservas
ObterCadeirasDisponíveis
CadeirasSalas
ExibirCadeirasDisponíveisaos ClientesClientePedidoCadeiraSolicitaçãode Seleçãode CadeiraCadeirasDisponíveis
 
Figura 01 –
 
Um DFD típico
 
 
Diagrama de Fluxo de Dados - DFD
http://www.apibrasil.com.br http://www.pmblog.com.br
3
O Processo:
O primeiro componente de um DFD é conhecido como processo. Os sinônimos mais conhecidos são Bolha,função e transformação. O processo mostra uma parte do sistema, a que transforma entradas em saídas – isto é,mostra como uma ou mais entradas são convertidas em saídas. O processo é representado graficamente por umcírculo. Também pode ser representado com uma figura oval ou um retângulo com as bordas arredondadas, comomostrado na figura 2:
CalcularImpostosobreVendaCalcularImpostosobreVendaCalcularImpostosobreVenda
 
Figura 02 –
 
 Exemplos de representação de Processos
 As diferenças entre os diferentes formatos são puramente cosméticas. Importante é utilizar o mesmo formato demaneira consistente para representar todas as funções do sistema. É muito comum utilizar o Círculo ou bolha.O nome do processo descreverá o que o processo faz. Um bom nome de processo é composto de um verbo noinfinitivo e um substantivo (qualificador). Como em
VALIDAR ENTRADA
ou
CALCULAR VALOR DOIMPOSTO
.O Processo também pode descrever uma pessoa ou grupo, ou um computador ou um dispositivo mecânico. Isto é,pode descrever quem ou o quê executa o processo, mas não estudaremos isso agora.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->