Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
39Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Coesao e Coerencia

Coesao e Coerencia

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 7,194 |Likes:
Published by anon-669169

More info:

Published by: anon-669169 on Jul 29, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
 
CoesãoCoesão
 
AA
coesãocoesão
, ou, ou
conectividade seqüencialconectividade seqüencial
, é a, é aligação, o nexo que se estabelece entre as partesligação, o nexo que se estabelece entre as partesde um texto, mesmo que não seja aparente.de um texto, mesmo que não seja aparente.Contribuem para esta ligação elementos deContribuem para esta ligação elementos denatureza gramatical (como os pronomes,natureza gramatical (como os pronomes,conjunções, preposições, categorias verbais),conjunções, preposições, categorias verbais),elementos de natureza lexical (sinônimos,elementos de natureza lexical (sinônimos,antônimos, repetições) e mecanismos sintáticosantônimos, repetições) e mecanismos sintáticos( subordinação, coordenação, ordem dos( subordinação, coordenação, ordem dosvocábulos e orações). É um dos mecanismosvocábulos e orações). É um dos mecanismosresponsáveis pela interdependência semânticaresponsáveis pela interdependência semânticaque se instaura entre os elementos constituintesque se instaura entre os elementos constituintesde um texto.de um texto.
 
 
Instrumentos de coesãoInstrumentos de coesão
 Coesão GramaticalCoesão Gramatical 
Faz-se por meio das concordâncias nominais e verbais, da ordemFaz-se por meio das concordâncias nominais e verbais, da ordemdos vocábulos, dos conectores, dos pronomes pessoais de terceirados vocábulos, dos conectores, dos pronomes pessoais de terceirapessoa (retos e oblíquos), pronomes possessivos, demonstrativos,pessoa (retos e oblíquos), pronomes possessivos, demonstrativos,indefinidos, interrogativos, relativos, diversos tipos de numerais,indefinidos, interrogativos, relativos, diversos tipos de numerais,advérbios (aqui, ali, lá, aí), artigos definidos, de expressões de valor advérbios (aqui, ali, lá, aí), artigos definidos, de expressões de valor temporal.temporal.
 
 
Coesão FrásicaCoesão Frásica
Este tipo de coesão estabelece umaEste tipo de coesão estabelece umaligação significativa entre os componentesligação significativa entre os componentesda frase, com base na concordância entreda frase, com base na concordância entreo nome e seus determinantes, entre oo nome e seus determinantes, entre osujeito e o verbo, entre o sujeito e seussujeito e o verbo, entre o sujeito e seuspredicadores, na ordem dos vocábulos napredicadores, na ordem dos vocábulos naoração, na regência nominal e verbal.oração, na regência nominal e verbal.

Activity (39)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Dayane Cardoso liked this
maria_65 liked this
Verinha Machado liked this
Waldyr Castro liked this
Tatyana Ferreira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->