P. 1
Resumo Parker

Resumo Parker

Ratings: (0)|Views: 1,115 |Likes:
Published by Joao Carlos Silva

More info:

Published by: Joao Carlos Silva on Nov 12, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
Resumo da 
Apostila M1002-2 BR 
de 
Agosto 2 
001
Tecnologia Eletropneumática Industrial 
 
Tecnologia Eletropneumática Industrial
Válvulas de Controle Direcional
Simbologia
354 21
Os cilindros pneumáticos, componentes para máqui-nas de produção, para desenvolverem suas açõesprodutivas, devem ser alimentados ou descarregadosconvenientemente, no instante em que desejarmos,ou de conformidade com o sistema programado.Portanto, basicamente, de acordo com seu tipo, asválvulas servem para orientar os fluxos de ar, imporbloqueios, controlar suas intensidades de vazão oupressão. Para facilidade de estudo, as válvulaspneumáticas foram classificadas nos seguintesgrupos:• Válvulas de Controle Direcional• Válvulas de Bloqueio (
Anti-Retorno
)• Válvulas de Controle de Fluxo• Válvulas de Controle de PressãoCada grupo se refere ao tipo de trabalho a que sedestina mais adequadamente.
Válvulas de Controle Direcional
Têm por função orientar a direção que o fluxo de ardeve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto.Para um conhecimento perfeito de uma válvuladirecional, deve-se levar em conta os seguintes dados:• Posição Inicial• Número de Posições• Número de Vias• Tipo de Acionamento (
Comando
)• Tipo de Retorno• VazãoAlém destes, ainda merece ser considerado o tipoConstrutivo.
O Que Vem a ser Número de Posições?
É a quantidade de manobras distintas que umaválvulas direcional pode executar ou permanecer soba ação de seu acionamento.Nestas condições, a torneira, que é uma válvula, temduas posições: ora permite passagem de água, oranão permite.-Norma para representação:CETOP - Comitê Europeu de Transmissão Óleo -Hidráulica e Pneumática.-ISO - Organização Internacional de Normalização.As válvulas direcionais são sempre representadas porum retângulo.-Este retângulo é dividido em quadrados.-O número de quadrados representados na simbolo-gia é igual ao número de posições da válvula, repre-sentando a quantidade de movimentos que executaatravés de acionamentos.
2 Posições 3 Posições
Parker Hannifin Ind. Com. Ltda.
Jacareí, SP - Brasil
2
 
Tecnologia Eletropneumática Industrial
Número de Vias
É o número de conexões de trabalho que a válvulapossui. São consideradas como vias a conexão deentrada de pressão, conexões de utilização e as deescape.Para fácil compreensão do número de vias de umaválvula de controle direcional podemos tambémconsiderar que:
= Passagem = 02 vias= Bloqueio = 01 viaDireção de Fluxo
Nos quadros representativos das posições, encontram-se símbolos distintos:As setas indicam a interligação interna das conexões,mas não necessariamente o sentido de fluxo.
Passagem BloqueadaEscape não provido para conexão (
não canalizado oulivre
)Escape provido para conexão (
canalizado
)
Uma regra prática para a determinação do número devias consiste em separar um dos quadrados (
posição
)e verificar quantas vezes o(
s
) símbolo(
s
) interno(
s
)toca(
m
) os lados do quadro, obtendo-se, assim, onúmero de orifícios e em correspondência o númerode vias.Preferencialmente, os pontos de conexão deverão sercontados no quadro da posição inicial.
2 vias 3 vias
Identificação dos Orifícios da Válvula
As identificações dos orifícios de uma válvulapneumática, reguladores, filtros etc., têm apresentadouma grande diversificação de indústria para indústria,sendo que cada produtor adota seu próprio método,não havendo a preocupação de utilizar umapadronização universal. Em 1976, o CETOP - ComitêEuropeu de Transmissão Óleo-Hidráulica ePneumática, propôs um método universal para aidentificação dos orifícios aos fabricantes deste tipode equipamento. O código, apresentado pelo CETOP,vem sendo estudado para que se torne uma normauniversal através da Organização Internacional deNormalização - ISO. A finalidade do código é fazer comque o usuário tenha uma fácil instalação doscomponentes, relacionando as marcas dos orifícios nocircuito com as marcas contidas nas válvulas,identificando claramente a função de cada orifício.Essa proposta é numérica, conforme mostra.
5 314 214 12
Parker Hannifin Ind. Com. Ltda.
Jacareí, SP - Brasil
3

Activity (15)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Juliana Shimada liked this
Gustavo Henrique liked this
Luansr91 liked this
Angelus Dapaz liked this
Renan Alves liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->