Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Cultura de Paz e (re)envolvimento humano

Cultura de Paz e (re)envolvimento humano

Ratings: (0)|Views: 104 |Likes:
Projeto enviado para a Fundação Claro, em abril de 2013.
Projeto enviado para a Fundação Claro, em abril de 2013.

More info:

Categories:Types, Presentations
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/22/2013

pdf

text

original

 
 
CNPJ
06.076.547/0001-57
 
Rua 9 de Julho, 1380
 –
salas 15, 19 e 21Centro - São Carlos/SP
Projeto Cultura de Paz e (Re)envolvimento humano Apresentação
Em março de 2003 foi criado no município de São Carlos a
ONG Círculo de São Francisco
, uma organização suprapartidária e transreligiosa, cuja missão é atuar na valorização da cultura de paz e na promoção da saúde integral da comunidade, além desensibilizar a população para diferentes questões como direitos humanos, meio ambiente ecidadania, possuindo, atualmente, 3 (três) salas comerciais no centro da cidade, estruturadaspara a realização das suas atividades culturais, terapêuticas e cursos, atendendo semanalmenteem torno de 100 pessoas.Em seus 10 anos de atuação, a ONG capacitou voluntariamente mais de 2000 pessoaspara atuar com terapias complementares em todo território brasileiro (vide foto 01 e 04). E, nacidade de São Carlos/SP, desde 2010, vem realizando também programas de expressão artística,envolvendo várias linguagens como teatro, dança, contação de histórias e artesanato,aumentando a autoestima, facilitando a expressão e a desinibição dos participantes, emelhorando a qualidade de vida das pessoas envolvidas, ressignificando relações sociais econtribuindo, modestamente, para a promoção da cultura de paz e da saúde integral dacomunidade onde se insere (foto 02).Nesse sentido, a possibilidade de estabelecer uma parceria com o Instituto Claro vem aoencontro de nossa meta para os anos de 2013 a 2015 que é de ampliar o trabalho, levando asatividades acima para os bairros mais afastados de São Carlos, considerando que a ONG, até omomento, não dispõe de recursos públicos ou privados para realização deste trabalho, atuando apartir de doações dos próprios voluntários, quase todos ligados à área da educação e da saúde,profissionais no setor público e privado, e que encontram na ONG uma forma de se solidarizar eajudar os mais necessitados no tempo livre que possuem.
1.
 
Justificativa
Podemos dizer que, atualmente, a ONG Círculo de São Francisco conseguiu se constituirem uma referência no município de São Carlos/SP no que se refere ao atendimento
gratuito
àcomunidade, atendendo com tratamentos complementares, naturais e integrativos. Comfrequência, pessoas residentes em outros municípios e em outros estados vêm em busca deatendimento. O mesmo vem acontecendo, gradativamente, com as atividades culturais querealiza
em sua sede, sobretudo após o lançamento do livro “rede da esperança”, com uma
tiragem limitada de mil exemplares, e que foi apresentado em alguns eventos na cidade edistribuído para crianças assistidas por outras ONGs. Além da distribuição do livro, algumas
 
 
CNPJ
06.076.547/0001-57
 
Rua 9 de Julho, 1380
 –
salas 15, 19 e 21Centro - São Carlos/SP
oficinas são realizadas, seja de criação literária (fotos 03 e 05) ou de ilustração e confecção depersonagens (foto 06).Nesse sentido, acreditamos na possibilidade de ampliar o alcance deste trabalho,utilizando terapias complementares e atividades culturais, atingindo outras famílias e jovens dacidade, sobretudo os que residem na periferia do município e que encontram dificuldades parase locomover até o centro da cidade, onde a ONG tem sua sede, possibilitando umaoportunidade de conhecer as propostas do trabalho que oferecemos há 10 anos.Podemos dizer que, apesar da gratuidade de todas as atividades realizadas na ONG, aparticipação acaba sendo de pessoas que residem na área central e bairros próximos ou que nãodependam do transporte publico para se mover pelo município. Assim, apesar da cidade de SãoCarlos ser de porte médio, acreditamos ser necessário beneficiar jovens e adultos residentes naperiferia, levando até eles o serviço que já oferecemos gratuitamente na cidade, realizando esteprojeto em parceria com a Fundação Claro, que entraria com os recursos econômicosnecessários, e a ONG com os recursos humanos.
2 - Objetivos2.1 Objetivo geral
Expandir o trabalho de Cultura de Paz e (re)envolvimento humano, através deatividades culturais e terapêuticas para jovens residentes em bairros periféricos de São Carlos.
2.2 Objetivos específicos
- Sensibilizar jovens através da dança, teatro e contação de história para aumentar aautoestima, valorizar de forma positiva a vida e prevenir o uso de droga e a desintegraçãofamiliar, difundindo os valores da cultura de paz e da não-violência;- Realizar cursos, palestras e oficinas para os jovens residentes em bairros periféricos deSão Carlos sobre os seguintes temas: meio ambiente e sustentabilidade, cidadania e direitoshumanos e diversidade cultural e religiosa;- Capacitar jovens residentes na periferia de São Carlos para atuar em suas comunidadescom terapias complementares, entre elas Reiki, Massagem, Meditação e Yoga;- Atender gratuitamente jovens grávidas residentes nos bairros periféricos oferecendoaulas de Yoga, Massagem, Meditação e palestras sobre gravidez saudável e prevenção dagravidez indesejada.
 
 
CNPJ
06.076.547/0001-57
 
Rua 9 de Julho, 1380
 –
salas 15, 19 e 21Centro - São Carlos/SP
- Atender gratuitamente pessoas residentes nos bairros periféricos que sofrem defibromialgia, doença psicossomática e de fundo emocional, com as seguintes técnicas: Yoga,massagem, meditação e palestras sobre controle das emoções.
3- Metas
O projeto foi pensado para ser realizado de janeiro de 2014 a dezembro de 2014. E pretendeatingir diretamente cerca de 300 jovens e seus familiares nos seguintes bairros: Antenor Garcia,Cidade Aracy, Jd. Gonzaga, Douradinho e Santa Felícia, todos localizados na periferia domunicípio de São Carlos. Indiretamente, cerca de 5 000 pessoas serão atingidas com adistribuição dos livros, panfletos e atividades culturais.
4- Custos e
Infraestrutura
O custo total do projeto foi orçado em R$ 130,000,00 (cento e trinta mil reais)oriundos de dotação específica da Fundação Claro. O recurso será aplicado na confecção decenários, figurinos e outros recursos necessários para as atividades culturais (teatro, dança econtação de história), ajuda de custo para os voluntários e edição de dois livros e outrosmateriais impressos que serão distribuídos gratuitamente para a comunidade envolvida,atingindo cerca de 5 mil pessoas, direta e indiretamente (vide cronograma de execução eorçamento).O contato com os demais parceiros que deverão ceder os espaços será realizado aindaem 2013, podendo ser outras ONGs ou espaços públicos e privados que aceitem participar doprojeto, abrindo suas portas para a intervenção aqui proposta. Todos os oficineiros eresponsáveis pelas práticas são voluntários da ONG e vão apenas receber uma ajuda de custopara deslocamento, lanche e outras despesas que se fizerem necessárias (crédito para celularetc.), não recebendo salário ou pró-labore para realizar as atividades, cursos e oficinas.
5-Atividades a serem realizadas
 As atividades que pretendemos realizar com os jovens residentes nos bairros AntenorGarcia, Cidade Aracy, Jd. Gonzaga, Douradinho e Santa Felícia, onde a divulgação será feita nasescolas do ensino médio, igrejas e centros comunitários locais, entre outros espaçosfrequentados pelos jovens, foram divididas em três eixos:
1-Cultura

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->