Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Auala d Eportugues Otima - Estrangeirismo

Auala d Eportugues Otima - Estrangeirismo

Ratings: (0)|Views: 287 |Likes:
Published by patyluba

More info:

Published by: patyluba on Nov 15, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/29/2013

pdf

text

original

 
Estrangeirismo
08.12.2009
Autor e Co-autor(es)
Autor Fabiane de OLiveira Braga Felício BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONALDA UFMG - CENTRO PEDAGOGICOCo-autor(es)Edna Maria Santana Magalhães
Estrutura CurricularModalidade / Nível deEnsinoComponenteCurricularTema
Ensino MédioLíngua PortuguesaProdução, leitura, análise e reflexãosobre linguagensEducação de Jovens eAdultos - 2º ciclongua PortuguesaAnálise lingüísticaEnsino Fundamental InicialLíngua PortuguesaAnálise e reflexão sobre a línguaEnsino Fundamental Finalngua PortuguesaAnálise lingüística: léxico e redessemânticasEnsino Fundamental Finalngua PortuguesaAnálise lingüística: modos deorganização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir das aulas que aqui serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de:1) Conhecer a origem da Língua Portuguesa;2) Pesquisar e estudar as palavras de outras línguas que foram inseridas na LínguaPortuguesa;
 
3) Reconhecer e analisar a influência das palavras estrangeiras usadas no dia a dia nalíngua portuguesa em qualquer produto, lugar ou situação;4) Analisar as funções do uso de palavras estrangeiras em músicas.
Duração das atividades
7 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá ser capaz d: a) identificar palavras estrangeiras; b) reconhecer osignificado das palavras estrangeiras dentro de um determinado contexto; c) fazer  pesquisas e abordar o tema solicitado de uma forma suscinta; d) redigir textos de formaargumentativa; e)confeccionar gráficos percentuais.
Estratégias e recursos da aula
 
1ª aula
1ª atividade Professor prepare cópias da música Samba do Approuch de Zeca Baleiro.http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/43674/ (Acesso feito dia 3/10/2009)
 
Converse com os alunos sobre a letra da música. Distribua para cada aluno oquestionário abaixo.1) O que você percebe de diferente na letra dessa música?2) Em quais línguas algumas palavras foram escritas?3) Qual a intenção do compositor ao usar outros idiomas?4) Marque no texto todas as palavras estrangeiras.5) Você conhece o significado delas e a qual idioma cada uma pertence?6) Qual o nome utilizado para esse tipo de uso de linguagem?7) O que estrangeirismo?8) Como surgiu?9) Por que ocorre? Faça um círculo e proponha uma discussão acerca das questões acima.2ª atividade Após esse diálogo, entre com o conceito de ESTRANGEIRISMO.
 ESTRANGEIRISMOTodo e qualquer emprego de palavras, expressões e construções estrangeiras emnosso idioma. Classificam-se em: francesismo, italianismo, espanholismo, anglicismo(inglês), germanismo (alemão), eslavismo (russo, polaco, etc.), arabismo, hebraísmo, grecismo, latinismo, tupinismo (tupi-guarani), americanismo (línguas da América),entre outros.
http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php? palavra=estrangeirismo&id=5097 (Acesso feito dia 3/10/2009)Somos constantemente bombardeados com o estrangeirismo e muitas vezes nem o percebemos. Veja um vídeo que mostra como convivemos a todo o momento com ele.http://www.youtube.com/watch?v=Y-2efqGXo2A&feature=related (Acesso feito dia3/10/2009)
2ª aula
 Professor, providencie cópias da música Pela Internet de Gilberto Gil.

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->