Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
2Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Energias Renováveis

Energias Renováveis

Ratings: (0)|Views: 708|Likes:
Published by Pedro Castro

More info:

Published by: Pedro Castro on Nov 19, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
See More
See less

12/09/2012

 
 Energias Renováveis
Energias renováveis
Trabalho Elaborado por:
Daniela OliveiraInês NunesMarcelo SantosMário Pedro
 
 En
e
¡  ¢£  
s
R
e
no
v
¤  
ve
¢ 
s
 
INDICE
 
Introdução
 
 
O
que são as Energias Renováveis?
 
Evolução da oferta e da procura das energiasrenováveis ± ER
 
C
onclusão
 
Energias Renováveis
 
 
 En
e
¥ ¦  §¨  
s
R
e
no
v
©  
ve
§ 
s
 
1.
Introdução
 
Será possível que as energias renováveis ultrapassem oscombustíveis fósseis em termos de fonte primária de energiaaté ao final do século XXI?
 
 As Energias Renováveis ± ER ± serão abordadas numa perspectiva de umconhecimento integrador na problemática das Alterações Climáticas.
 
Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe parasatisfazer as suas necessidades sempre em mudança, e são avaliados deacordo com as utilizações que as sociedades fazem deles. O homem procuratirar deles as maiores vantagens e, com o seu engenho ± tecnologia ±aproveitá-los o melhor possível, tornando-os recursos
.
Se, por um lado, éindubitável que os recursos naturais têm uma importância vital em si mesmos,por outro, devem ser considerados como uma ³recompensa´ pela capacidadedo homem os localizar, os extrair e deles usufruir. O aproveitamento dosrecursos depende de numerosos factores, entre os quais a existência deprocura, de meios de transporte adequados, do capital disponível, da qualidadee da quantidade dos próprios recursos e em especial da tecnologia quetransforma os bens em recursos naturais.
 
 A história diz-nos que conforme a evolução tecnológica e o desenvolvimentodas sociedades vai surgindo a emersão de novas fontes de energia e novasformas da sua exploração. Antes da Revolução Industrial, séc. XVIII existiamas energias renováveis exploradas com tecnologias rudimentares, com a 1ªRev. Ind., ocorreu a descoberta do carvão associado à máquina a vapor; noséc.XIX ocorre a 2ª Rev. Ind. Com a descoberta dos princípios datermodinâmica, evolução dos transportes, surge o petróleo e gás natural; emmeados do séc. XX, com a 2ª Guerra Mundial, surge a energia atómica, maistarde a informática, robótica que em conjunto dá origem à 3ª Rev. Ind. nasúltimas décadas do séc. XX. Actualmente, o emergir das renováveis exploradascom tecnologia sofisticada revelam indícios de nova reestruturação.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->