Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
25Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
CICLOS ECONOMICOS

CICLOS ECONOMICOS

Ratings: (0)|Views: 4,541 |Likes:
Published by Adriano Elias

More info:

Published by: Adriano Elias on Nov 22, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/26/2013

pdf

text

original

 
 RESUMO
Este artigo possui uma explanação sobre Ciclos Econômicos e um histórico a partir do primeiro ciclo no Brasil, que surgiu com a comercialização do Pau-Brasil, até os nossosdias. Explica também quais as causas e os diferentes ciclos bem como os principaisestudiosos que conseguiram enxergar a influência destes na Economia Mundial. O principal objetivo é mostrar qual a influência dos ciclos econômicos na EconomiaBrasileira e Mundial.
 
 
SUMÁRIO
 
INTRODUÇÃO1. CICLOS ECONÔMICOS
1.1 Conceito econômico de Ciclo1.2 A importância dos ciclos
2. TIPOS DE CICLOS ECONÔMICOS NO BRASIL
2.1 Ciclo do Pau-Brasil2.2 Ciclo da Cana-de-açúcar 2.3 Ciclo da Mineração2.4 Ciclo do Café
3. FASES DE UM CICLO ECONÔMICO4. CONCLUSÃO5. ESTUDIOSOS DOS CICLOS ECONÔMICOS6. CONCLUSÃO7. BIBLIOGRAFIA
 
 
INTRODUÇÃO
Os ciclos econômicos podem ser definidos basicamente em quatro fases : o auge, arecessão, a depressão e a recuperação. Um exemplo : a Grande Depressão, que foi acrise econômica mais difícil que ocorreu no ano de 1930, a qual podemos enquadrar inteiramente na teoria do ciclo econômico. (BADARÓ, 2008)Desta forma, o ciclo segue uma simples lógica : um súbito crescimento é seguido por uma retração ou vice-versa, ou seja, tudo que sobe uma hora desce.
1. CICLOS ECONÔMICOS1.1 Conceito econômico de Ciclo
Ciclo econômico se refere à variações na Economia, no que diz respeito à intensidade eduração. Um ciclo econômico não é algo previsível mas suas fases podem ser previstas.³Os ciclos são inerentes de mercados livres, capitalistas, mas alguns autores marxistas emesmo os liberais enquadram a teoria dos ciclos nas economias planificadas.´(BADARÓ, 2008)O conceito de ciclo iniciou-se a partir da Revolução Industrial, quando o nível daatividade financeira dos países capitalistas e industrializados começaram a flutuar,refletindo na Economia. E somente após a Segunda Guerra Mundial os ciclos ficarammais contidos do que os ciclos anteriores.
³A política econômica de estabilização com a política fiscal e a política monetária parecem ter atenuado os piores excessos dos cicloseconômicos. A estabilização automática devido aos aspectos doorçamento do governo também ajudaram a derrotar o ciclo, mesmosem uma ação consciente por parte dos decisores políticos´ (Burns eMitchell, 1946)
Todos os estudos que foram feitos sobre ciclos econômicos não saíram da teoria, poisnão há dados confiáveis nem elementos fundamentais para sua confirmação. Até mesmoestudos feitos pelo (NBER) National Bureau of Economic Research não foramconclusivos com respeito à confirmação científica dos ciclos.
1.2 A Importância dos Ciclos
Mediante estudos feitos de ciclos econômicos podemos chegar a entender qual aimportância destes.
³O economista Francês Clément Juglar identificou a presença de CiclosEconômicos com duração de 7 à 11 anos. ; Ciclos de Kitchin de 3 à 5 anos ;Ciclos de Kuznets de 15 à 25 anos também conhecido como ciclo deconstrução e transporte. ; Ciclos de Kondrantieff conhecido também comociclo tecnológico longo de 45 à 60 anos´ (George Allen e Unwin, 1954) .

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->