Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
111Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
CARACTERÍSTICAS E LENDAS DOS ORIXÁS

CARACTERÍSTICAS E LENDAS DOS ORIXÁS

Ratings:

4.71

(7)
|Views: 107,249|Likes:
Published by PAI ADRIANO DE EXU
Características e lendas dos Orixás.

adrianoexu@gmail.com
Características e lendas dos Orixás.

adrianoexu@gmail.com

More info:

Published by: PAI ADRIANO DE EXU on Aug 02, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/02/2013

pdf

text

original

 
(imagem do Orixá Oxóssiretirada na net)
EXU:Tem como função dinamizar, mobilizar, transformar ecomunicar. É o passado, presente e futuro. Nele estão contidoso bem e o mal. É a manifestação de tudo que existe.Exu é representado com um porrente de nome ogó que o levaem segundos à quilômetros de distância. Também atrai atravézde magnetismo, objetos situados à longas distâncias.Ele é astuto e sutil. Como feiticeiro é extraordinário em seupoder. Nada é impossível para Exu. É o ponto vital, o equilíbriodo mundo, que sem ele seria o caos.Na maioria dos mitos na África é tido como brincalhão dasestradas, o mensageiro, o encrequeiro e o porteiro interesseiro.Cuidar de Exu às segundas-feiras é o mesmo que cuidar de suasegurança, na vida material e espiritual.Filho primogênito de Oxalá e Iemanjá.
 
IBEJI:É considerado uma divindade especial, por se acreditar que égêmeo.Simboliza o aspecto criativo do indivíduo, como ser infantil.Ibeji assim como Exu, é ciumento, gostam de ser paparicados,receber presentes (frutas e doces). Abrem e fecham caminhos.Levam recados, mete-se em encrencas e criam muita confusão(sempre se arrependem).São fáceis de serem controlados. Sua tendência é sempreajudar os indivíduos à praticarem o bem e voverem emharmonia.São os filhos gêmeos de Oxalá e Iemanjá.OGUM:É aquele que sempre abre as estradas, que vai na vanguarda,que desbrava os caminhos com o seu machete. Orixá violento eguerreiro, eterno vencedor.Foi Rei de Ifé e conquistador do reino de Ire.Veste um saiote chamado mariwó (feito com as franjas dasfolhas verdes da palmeira).É tido como filho de Iemanjá, irmão de Oxossi e Exu.Ao mesmo tempo que caça, inventa as armas e ferramentas. Foium profundo conhecedor dos segredos das florestas, onde viviacom Oxossi e Ossain. Destemido caçador, tornou-se guerreiro eferreiro.Conta uma lenda que Ogum não gostava de civilização, vivendoeternamente no fundo da floresta. Oxum, com sua doçura,conseguiu conquista-lo, trazendo-o para a cidade. Netsaoportunidade, ela necessitava de ajuda pois precisava deproteção.Foi marido de Iansã, cujo segredo descobriu. Depois viveu comOxum (antes desta casar com Oxossi e depois com Xangô).Viveu com Oba, após vence-la em uma luta.Ogum gostava de beber e comer carne de cachorro(especialmente crua), Seus músculos eram considerados deaço.
 
Sua ira era terrível. Era conhecido como decepador de cabeçase vingador das injustiças.É o protetor das artes marciais, da agricultura, dos policiais edaqueles que lidam com ferro.IEMANJÁ:Sua origem é iorubá, da nação dos Egbá (onde existe um riocom este nome). O nome Iemanjá significa: mãe dos filhospeixes.É tida como filha de Olóòkun (o mar).Suas lendas contam que teve vários casamentos e muitosfilhos.Simboliza a maternidade fecunda e nutritiva.É vista como uma senhora de seios volumosos, matrona, de ar senhorial, de movimentos ondulantes, andar cadenciado, comgestos finos e estudados que a torna envolvente.Dizem que as estrelas são as folhas que enfeitam o seu manto eque as pedras preciosas lhes dão o brilho, tornando-a bela eirresistível.Também recebe o nome de Inaê, Janaina e Oloxum.OXUM:Nasceu de Iemanjá, ou é a extensão dela. Muitos a considerama filha preferida de Oxalá.É a dona do ouro, do coral e do âmbar. Adora o cobre.Sua origem é iorubá, da nação Ijexá.Uma de suas lendas a liga ao rio Oxum. Os africanos a vêemcomo uma jovem de cor de cobre, com a boca carnuda, olhosvivos, nariz afilado, corpo exuberante e ágil e sedutora.Tem o título de Iyalode (mulher instruída, rainha, senhora,importante).Considerada dona do amor, do rio e da fertilidade. É a sereia dosrios.O mel é o seu elemento essencial, assim como a gema do ovo.Está ligada por mitos e lendas à diversos Orixás (por meio deseus atributos femininos, conquistou à todos e criou inimizadesentre eles).

Activity (111)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
1 thousand reads
1 hundred reads
1 hundred thousand reads
Danilo Vitorino liked this
Lorena DE Souza liked this
Inês Costa liked this
Grasiele Gomes added this note
EU SOU GRASIELE SOU UNBANDISTA SOU FILHA DE CABLOCA JUREMA E XANGO EU AMEI CONHECER OS ORIXAS...

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->