Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
111Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
CARACTERÍSTICAS E LENDAS DOS ORIXÁS

CARACTERÍSTICAS E LENDAS DOS ORIXÁS

Ratings:

4.71

(7)
|Views: 44,853 |Likes:
Published by PAI ADRIANO DE EXU
Características e lendas dos Orixás.

adrianoexu@gmail.com
Características e lendas dos Orixás.

adrianoexu@gmail.com

More info:

Published by: PAI ADRIANO DE EXU on Aug 02, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/02/2013

pdf

text

original

 
(imagem do Orixá Oxóssiretirada na net)
EXU:Tem como função dinamizar, mobilizar, transformar ecomunicar. É o passado, presente e futuro. Nele estão contidoso bem e o mal. É a manifestação de tudo que existe.Exu é representado com um porrente de nome ogó que o levaem segundos à quilômetros de distância. Também atrai atravézde magnetismo, objetos situados à longas distâncias.Ele é astuto e sutil. Como feiticeiro é extraordinário em seupoder. Nada é impossível para Exu. É o ponto vital, o equilíbriodo mundo, que sem ele seria o caos.Na maioria dos mitos na África é tido como brincalhão dasestradas, o mensageiro, o encrequeiro e o porteiro interesseiro.Cuidar de Exu às segundas-feiras é o mesmo que cuidar de suasegurança, na vida material e espiritual.Filho primogênito de Oxalá e Iemanjá.
 
IBEJI:É considerado uma divindade especial, por se acreditar que égêmeo.Simboliza o aspecto criativo do indivíduo, como ser infantil.Ibeji assim como Exu, é ciumento, gostam de ser paparicados,receber presentes (frutas e doces). Abrem e fecham caminhos.Levam recados, mete-se em encrencas e criam muita confusão(sempre se arrependem).São fáceis de serem controlados. Sua tendência é sempreajudar os indivíduos à praticarem o bem e voverem emharmonia.São os filhos gêmeos de Oxalá e Iemanjá.OGUM:É aquele que sempre abre as estradas, que vai na vanguarda,que desbrava os caminhos com o seu machete. Orixá violento eguerreiro, eterno vencedor.Foi Rei de Ifé e conquistador do reino de Ire.Veste um saiote chamado mariwó (feito com as franjas dasfolhas verdes da palmeira).É tido como filho de Iemanjá, irmão de Oxossi e Exu.Ao mesmo tempo que caça, inventa as armas e ferramentas. Foium profundo conhecedor dos segredos das florestas, onde viviacom Oxossi e Ossain. Destemido caçador, tornou-se guerreiro eferreiro.Conta uma lenda que Ogum não gostava de civilização, vivendoeternamente no fundo da floresta. Oxum, com sua doçura,conseguiu conquista-lo, trazendo-o para a cidade. Netsaoportunidade, ela necessitava de ajuda pois precisava deproteção.Foi marido de Iansã, cujo segredo descobriu. Depois viveu comOxum (antes desta casar com Oxossi e depois com Xangô).Viveu com Oba, após vence-la em uma luta.Ogum gostava de beber e comer carne de cachorro(especialmente crua), Seus músculos eram considerados deaço.
 
Sua ira era terrível. Era conhecido como decepador de cabeçase vingador das injustiças.É o protetor das artes marciais, da agricultura, dos policiais edaqueles que lidam com ferro.IEMANJÁ:Sua origem é iorubá, da nação dos Egbá (onde existe um riocom este nome). O nome Iemanjá significa: mãe dos filhospeixes.É tida como filha de Olóòkun (o mar).Suas lendas contam que teve vários casamentos e muitosfilhos.Simboliza a maternidade fecunda e nutritiva.É vista como uma senhora de seios volumosos, matrona, de ar senhorial, de movimentos ondulantes, andar cadenciado, comgestos finos e estudados que a torna envolvente.Dizem que as estrelas são as folhas que enfeitam o seu manto eque as pedras preciosas lhes dão o brilho, tornando-a bela eirresistível.Também recebe o nome de Inaê, Janaina e Oloxum.OXUM:Nasceu de Iemanjá, ou é a extensão dela. Muitos a considerama filha preferida de Oxalá.É a dona do ouro, do coral e do âmbar. Adora o cobre.Sua origem é iorubá, da nação Ijexá.Uma de suas lendas a liga ao rio Oxum. Os africanos a vêemcomo uma jovem de cor de cobre, com a boca carnuda, olhosvivos, nariz afilado, corpo exuberante e ágil e sedutora.Tem o título de Iyalode (mulher instruída, rainha, senhora,importante).Considerada dona do amor, do rio e da fertilidade. É a sereia dosrios.O mel é o seu elemento essencial, assim como a gema do ovo.Está ligada por mitos e lendas à diversos Orixás (por meio deseus atributos femininos, conquistou à todos e criou inimizadesentre eles).

Activity (111)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
1 thousand reads
1 hundred reads
1 hundred thousand reads
Danilo Vitorino liked this
Grasiele Gomes added this note
EU SOU GRASIELE SOU UNBANDISTA SOU FILHA DE CABLOCA JUREMA E XANGO EU AMEI CONHECER OS ORIXAS...
Lorena DE Souza liked this
Inês Costa liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->