Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
99Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Técnicas Básicas de Massoterapia

Técnicas Básicas de Massoterapia

Ratings:

4.5

(6)
|Views: 63,567|Likes:
Published by Marianabarreiro6

More info:

Published by: Marianabarreiro6 on Aug 02, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/29/2013

pdf

text

original

 
 
Técnicas Básicas de Massoterapia
 
Prof. Roberta Masina
 1) Deslizamento: Consiste em deslizar as mãos sobre a superfície do corpo, comdiferentes pressões: suaves, médias e profundas. Nas direções longitudinal, transverso eoblíquo. O deslizamento SUAVE age na epiderme, sensibilizando terminações nervosas,removendo a camada epitelial, com ação calmante e despertando a consciência corporal.O deslizamento Médio age na derme e hipoderme, age sobre a elasticidade da pele,desfaz aderências , estimula a circulação sangüínea e linfática, aumentando assim aoxigenação e nutrição dos tecidos. 2) Amassamento: É um conjunto de manobras de deslocamento, pressionando ecomprimindo toda a superfície das mãos sobre os músculos. O amassamento tem açãofisiológica de atuar sobre tecidos epitelial, nervoso, sangüíneo, linfático, adiposo,glandular, contribui no fortalecimento do retorno venoso, desintoxicando fibrasmusculares através de maior nutrição celular. É possível usar o amassamento em todosos tipos de massagem por ser considerada uma das manobras mais completas. Oamassamento dever ser aplicado de forma não profunda para evitar provocar irritação na pele. É indicada a aplicação em casos de atrofia muscular e em tecidos flácidos noabdome, glúteos, e regiões da coluna vertebral dorsal e lombar. 3) Fricção: A manobra de fricção consiste no deslizamento das mãos sobre a superfíciedo corpo em movimentos circulares, rápidos, curtos e alternados. A fricção produz calor local, e sua força deve iniciar suave podendo chegar à forte, sem deixar de ser harmonioso.Pode ser usado em todo o corpo. Quando aplicado na cabeça, usa-se a polpa dos dedos,friccionando o couro cabeludo e face. 4) Pinçamento: Consiste em movimentos dos dedos para espremer e pinçar músculos eligamentos, utilizando dois, três ou cinco dedos. É indicado para estimular a circulaçãosangüínea, ativar músculos, manipular aderências e estimulando a circulação sangüíneae a flacidez.O pinçamento Simples: Prende a pele na ponta dos dedos, estica ao máximo suaelasticidade e solta, desfazendo aderências e estimulando a circulação sangüínea.O pinçamento Rolante: Prende a pele na ponta dos dedos e faz-se um movimentorolante em linhas retas. Este tipo de pinçamento também tem ação fisiológica dedesfazer aderências além de ser usada nas algias.O pinçamento pode ser aplicado nos membros superiores, membros inferiores, glúteos, pescoço, abdome e regiões da coluna vertebral lombar, dorsal e cervical. 5) Vibração: Esta manobra é aplicada com a palma das mãos pressionando a pele, comforça intensa. Tem efeito calmante, analgésico e antispasmódico, atuando sobreterminações nervosas e ativando a circulação. 
 
Massagem Facial
Roberta MasinaA massagem facial também pode ser acrescentada a massagem geral. Pacientescom insônia freqüentemente respondem de forma muito satisfatória à massagem facial.Os movimentos são efetuados sobre uns pequena área, devendo ser suaves, de modo quehabitualmente não há necessidade do uso de um lubrificante. Como sempre, as mãosdevem ser lavadas e secadas antes do tratamento.O paciente deve estar deitado supino com a cabeça apoiada sobre um travesseiro.Seqüência de massagem relaxante na face:1)
 
As palmas das mãos são posicionadas lado a lado sobre a testa. As pontas dosdedos repousam no topo da cabeça e fazem um alisamento até os limites lateraisda testa, retornando ao ponto inicial sem contato com o paciente. Osmovimentos são repetidos 2 vezes.2)
 
As pontas dos dedos repousam sobre a linha capilar, de modo que as palmasficam posicionadas sobre as bochechas. Repete-se movimentos do ítem 1.3)
 
Os polegares são posicionados ao centro do queixo. Estes dedos fazemalisamento lateral ao longo da borda da mandíbula, até o lóbulo da orelha.Movimentos são repetidos 2 vezes.4)
 
 No centro, limite inferior da testa, as almofadas dos polegares fazem umafricção simultânea, em pequenos círculos continuando até a linha capilar.Repete-se até que toda a testa tenha sido massageada. Movimentos repetidos 2vezes.5)
 
As pontas dos dedos de cada mão fazem contato com as têmporas, e as palmassão posicionadas com as bordas radiais juntas sobre a testa. As palmas efetuamum alisamento lateralmente, a partir da linha média, com uma firme pressão.Repete-se 3 vezes.6)
 
As pontas dos dedos ficam em contato com as têmporas, e as falanges distaisdos polegares são posicionadas na ponta do nariz. É realizado uma fricçãoalternada com as almofadas dos polegares nos lados do nariz até a ponte nasal.Os polegares fazem uma pausa com uma firme pressão nas duas depressõesformadas pela ponte nasal e a parte medial da crista supra-orbital. Repete-se 3vezes.7)
 
Os polegares fazem um alisamento para fora, com uma firme pressão sobre acrista supra-orbital re retornam sem contato com a face. Repete-se 4 vezes.8)
 
Igual ítem 7, porém os polegares alisarão a região sobre a crista infra-orbital.Repete-se 4 vezes.
 
9)
 
Os polegares permanecem em contato com a face, e a ponta dos dedossimultaneamente efetuam um amassamento em pequenos círculos, iniciando nastêmporas e acompanhando a linha capilar, continuam ao longo da parte posterior das orelhas até que os dedos se encontrem na espinha cervical até a 7° vértebracervical. Os polegares fazem contato com o limite anterior do trapézio reduzindogradualmente a pressão até o topo dos ombros. Fonte Bibliográfica: Domenico de, Giovanni e Wood, Elizabeth. Técnicas deMassagem de Beard, Editora Manole, 4° Edição, 1998.Exercícios de Estudo Preparatório para a Avaliação da Disciplina :Introdução à Massoterapia
Prof. Roberta Masina
 1)
 
Quais os materiais que o massoterapêuta necessita ao realizar uma sessão demassagem? 2) Antes de se iniciar o atendimento a um cliente/paciente novo, quais os cuidadose procedimentos que o massoterapêuta deve realizar para conhecer melhor seu paciente e sua situação de saúde? 3)
 
Quais são as posições do paciente ao leito para aplicação de massagem geral na porção posterior e anterior?4)
 
Explique e justifique os cuidados que o massoterapêuta deve ter com o ambientee com sua aparência pessoal; 5)
 
Justifique a importância do alongamento antes do massagista iniciar umaconduta de massagem; 6)
 
Descreva quais as principais contra-indicações da aplicação da massoterapia; 7)
 
Descreva os efeitos da massagem nos seguintes sistemas: Muscular, Òsseo, Nervoso, Circulatório e sobre a pele. 
Manipulações de Manobras de MassagemRelaxante
 
Prof. Roberta Masina

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->