Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
29Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Lista de Calorimetria, Transmissão de Calor e Dilatação

Lista de Calorimetria, Transmissão de Calor e Dilatação

Ratings: (0)|Views: 16,734|Likes:
Published by cb_penatrujillo

More info:

Published by: cb_penatrujillo on Nov 30, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/28/2013

pdf

text

original

 
TERMOLOGIA, CALORIMETRIA, TRANSMISSÃO DE CALOR E DILATAÇÃO1. Unifor-CE
Mediu-se a temperatura de um corpo com dois termômetros: um, graduado na escalaCelsius, e outro, na escala Fahrenheit. Verificou-se que as indicações nas duas escalas eram iguais emvalor absoluto. Um possível valor para a temperatura do corpo, na escala Celsius, é:a)
 – 
25 b)
 – 
11,4 c) 6,0 d) 11,4 e) 40
2. Cefet-PR
Quando dois corpos, de materiais diferentes e massas iguais, estão em equilíbrio térmicopodemos afirmar que:a) ambos possuem a mesma capacidade térmica;b) ambos possuem a mesmo calor específico;c) ambos possuem a mesma temperatura;d) ambos possuem a mesma variação térmica;e) ambos possuem a mesma quantidade de calor.
3. I.E. Superior de Brasília-DF
O orvalho, o nevoeiro, a geada, a neve e o granizo são processos quefazem parte do ciclo da água, mas que só ocorrem sob determinadas condições na atmosfera.O ar, o solo e as folhas são aquecidos durante o dia pela radiação solar, e são resfriados durante a noite.Por possuírem constituição diversa, esses materiais se aquecem ou se esfriam diferentemente. Issopossibilita ao solo e às folhas aquecerem-se mais que o ar durante o dia e, da mesma forma, resfriarem-se
mais que o ar durante a noite. Esses fatores propiciam a formação do orvalho, ou seja, o vapor d’água
contido no ar entra em contato com superfícies que estejam a temperatura mais baixa
 – 
abaixo do pontode orvalho
 – 
 
e se condensa. Esse processo é análogo à condensação do vapor d’água em torno de copos
ou garrafas gelados.Geralmente, nas noites de vento não há formação de orvalho, pois o vento favorece a troca de calor com omeio, impedindo o ponto de orvalho no solo. O texto acima cita alguns processos térmico que ocorremcom a água na natureza. Com base nesses fenômenos, julgue a veracidade das afirmações a seguir.( ) O processo de vaporização da água, que é a sua passagem da fase líquida para a fase gasosa, ocorre,em grande parte, devido à radiação solar.( ) Os ventos facilitam a evaporação da água, aumentando a pressão de vapor sobre o líquido.( ) A presença de gravidade na Terra é essencial para que ocorra o ciclo da água.( ) As folhas, citadas no texto, têm menor calor específico que o ar atmosférico por isso se aquece e seresfriam mais rapidamente.( ) À medida que se sobe na atmosfera, a temperatura diminui e a pressão aumenta; há fluxo de calorpara cima, que dispersa a fumaça industrial e urbana. A inversão térmica impede essa dispersão,permitindo o acúmulo da poluição continuamente produzida.
4. U. Alfenas-MG
Para comemorar os 500 anos do Brasil, resolvi criar um termômetro, cuja escala
 batizei de ―Brasil‖ (B). Na escala B, o ponto de fusão do gelo é 1500ºB, e o ponto de ebulição da água é
2000ºB. Se, no dia 22 de abril de 2000, a diferença entre a maior e a menor temperatura registrada noBrasil for de 15 graus Celsius, essa diferença registrada no meu termômetro será de:a) 1625ºB b) 1525ºB c) 75ºB d) 15ºB e) 3ºB
5. UFSE
Comparando-se um termômetro graduado em uma escala X com outro graduado na escalaCelsius, obteve-se: t
1
= 20ºX ou 10ºC e t
2
= 40ºX ou 70ºC. Esses dados nos permitem concluir que atemperatura da água em ebulição ao nível do mar, em ºX, é:a) 50 b) 60 c) 70 d) 80 e) 110
6. Vunesp
Para criar a sua escala termométrica, Gabriel Daniel Fahrenheit (1686-1736) teria se utilizadode três pontos fixos: o primeiro, obtido com uma mistura de gelo, água e sal-amoníaco, correspondendo a0; o segundo, obtido misturando água e gelo, sem o sal, ao qual estabeleceu a temperatura de 32, e oterceiro ponto, correspondente a 96, colocando o termômetro na boca ou axilas de uma pessoa saudável.Se estes pontos fossem utilizados para calibrar um termômetro na escala Celsius, os dois últimos pontoscorresponderiam a 0C e 35,6C, respectivamente, e o primeiro ponto corresponderia, aproximadamente,a:a)
 – 
17,8C. b)
 – 
32C. c)
 – 
57,6C. d)
 – 
60,4C. e)
 – 
273C.
7. Unifor-CE
Uma escala de temperatura arbitrária X se relaciona com a escala Celsiusde acordo com o gráfico abaixo.
 
 Na escala X as temperaturas de fusão do gelo e ebulição da água, sob pressão normal, valem,respectivamente,a)
 – 
40 e 60 b)
 – 
40 e 100c) 40 e 120 d) 0 e 80e) 0 e 100
8. U.E. Ponta Grossa-PR
Com relação ao modelo cinético, segundo o qual a temperatura de um corpo éproporcional à energia cinética de suas moléculas, assinale o que for correto.01. Temperatura absoluta é qualquer escala associada ao ponto tríplice da água.02. A temperatura não diminui indefinidamente.04. A temperatura de qualquer escala termométrica é associada ao ponto de fusão da água.08. A temperatura mede a quantidade de calor que um corpo recebe ou doa.16. A temperatura em que a energia cinética média das moléculas é nula é o zero absoluto.Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
9. Fatec-SP
Em um laboratório um cientista determinou a temperatura de uma substância. Considerando-se as temperaturas:
 – 
100 K; 32 F;
 – 
290C;
 – 
250C, os possíveis valores encontrados pelo cientistaforam:a) 32F e
 – 
250C d)
 – 
100 K e
 – 
250Cb) 32F e
 – 
290C e)
 – 
290C e
 – 
250Cc)
 – 
100 F e 32F
10. UFMT
Dois corpos de ferro A e B estão, inicialmente, com as temperaturas T
A
= 120ºC e T
B
= 80ºC.As massas dos corpos são: M
A
= 1,0 kg e M
B
= 2,0 kg. Quando colocados em contato térmico, dentro deum recipiente isolado termicamente:01. a energia flui sob a forma de calor do corpo B para o corpo A;02. a temperatura dos dois corpos tenderá a se igualar;04. a energia flui sob a forma de calor do corpo A para o corpo B;08. como a massa de B é o dobro da massa do corpo A, a energia em forma de calor fluirá do corpo Bpara o corpo A;16. para o equilíbrio térmico ser alcançado o corpo B cederá energia em forma de calor para o corpo A.Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.
11. UFMT
Considere as seguinte afirmativas:a) Temperatura é a quantidade de calor existente em um corpo. O calor contribui para a variação detemperatura dos corpos.b) Quando o calor de um corpo aumenta, suas partículas se movem rapidamente e sua temperatura ficamaior, isto é, se eleva, ele esquenta e dilata.A respeito dessas frases, é correto afirmar que:01. o autor das frases utiliza o conceito de calórico para definir o que seja calor.02. o conceito de temperatura está errado, pois calor e temperatura são entidades completamentediferentes e não relacionadas de forma alguma.04. o autor das frases está errado ao afirmar que os corpos possuem calor, pois calor é energia em trânsito,não podendo ser armazenado em corpo algum.08. o autor das frases confunde calor com o conceito de energia cinética média das moléculas.
 
16. o autor das frases está errado ao afirmar que o corpo se dilata quando absorve calor, pois há casos emque isso não acontece.Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.
12. UFR-RJ
Uma escala arbitrária adota os valores
 – 
10ºX e 190ºX para os pontos de fusão do gelo eebulição da água, respectivamente. Determine a temperatura que nesta escala corresponde a 313 K.
13. UFR-RJ
Um corpo de massa m tem temperatura t
0
. Este corpo é aquecido até atingir uma temperaturat. Verifica-se, então, que a variação de temperatura Dt = t
 – 
t
0
= 15ºC. Neste caso, determine quantocorresponde esta variação de temperatura, nas escalas:a) Kelvin b) Farrenheit
14. ITA-SP
Para medir a febre de pacientes, um estudante de medicina criou sua própria escala linear detemperaturas. Nessa nova escala, os valores de 0 (zero) e 10 (dez) correspondem respectivamente a 37Ce 40C. A temperatura de mesmo valor numérico em ambas escalas é aproximadamentea) 52,9C. b) 28,5C. c) 74,3C. d)
 – 
8,5C. e)
 – 
28,5C.
15. UESC-BA
Dois ou mais corpos, ao atingirem o equilíbrio térmico entre si, apresentam:01) a mesma energia térmica; 04) a mesma capacidade térmica;02) a mesma quantidade de calor; 05) a mesma temperatura.03) o mesmo calor especifico;
16. UFRN
Num dia quente de verão, sem vento, com a temperatura ambiente na marca dos 38ºC, SeuOnório teria de permanecer bastante tempo na cozinha de sua casa. Para não sentir tanto calor, resolveudeixar a porta do refrigerador aberta, no intuito de esfriar a cozinha. A temperatura no interior dageladeira é de aproximadamente 0ºC.A análise dessa situação permite dizer que o objetivo de Seu Onório:a) será alcançado, pois o refrigerador vai fazer o mesmo papel de um condicionador de ar diminuindo atemperatura da cozinha;b) não será atingido, pois o refrigerador vai transferir calor da cozinha para a própria cozinha, e isso nãoconstitui um processo de refrigeração;c) será alcançado, pois, atingido o equilíbrio térmico, a cozinha terá sua temperatura reduzida para 19ºC;d) não será atingido, pois, com a porta do refrigerador aberta, tanto a cozinha como o seu própriorefrigerador terão suas temperaturas elevadas, ao receberem calor de Seu Onório.
17. U.E. Londrina-PR
Quando Fahrenheit definiu a escala termométrica que hoje leva o seu nome, oprimeiro ponto fixo definido por ele, o 0ºF, correspondia à temperatura obtida ao se misturar uma porçãode cloreto de amônia com três porções de neve, à pressão de 1 atm. Qual é esta temperatura na escalaCelsius?a) 32ºC b)
 – 
273ºC c) 37,7ºC d) 212ºC e)
 – 
17,7ºC
18. U.F. Santa Maria-RS
Calor é:a) a energia contida em um corpo;b) o processo de transferência de energia de um corpo para outro, porque existe uma diferença detemperatura entre eles;c) um fluido invisível e sem peso, que e transmitido por condução de um corpo para outro;d) a transferência de temperatura de um corpo para outro;e) o processo espontâneo de transferência de energia do corpo de menor temperatura para o de maiortemperatura.
19. UEMS
O comprimento de uma barra de alumínio é 100 cm a 0ºC. Dado o coeficiente de dilataçãolinear do alumínio 2,4.10
 – 
5
ºC
 – 
1
, suposto constante, o comprimento da barra a 70ºC será:a) 100,168 cm b) 100,240 cm c) 100,060 cm d) 100,680 cm e) 100,200 cm
20. U.F.São Carlos-SP
Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor.Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas numgrosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugestãoa) é absurda, porque o cobertor vai aquecer o gelo, derretendo-o ainda mais depressa.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->