Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
15Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Lista de Eletrostática I

Lista de Eletrostática I

Ratings: (0)|Views: 3,788 |Likes:
Published by cb_penatrujillo

More info:

Published by: cb_penatrujillo on Nov 30, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/01/2013

pdf

text

original

 
www.fisicadivertida.com.br Professor Ivã Pedro
1. U.E. Londrina-PR
Campos eletrizados ocorrem naturalmente no nosso cotidiano. Um exemplo disso éo fato de algumas vezes levarmos pequenos choques elétricos ao encostarmos em automóveis. Taischoques são devidos ao fato de estarem os automóveis eletricamente carregados. Sobre a natureza doscorpos (eletrizados ou neutros), considere as afirmativas a seguir:I. Se um corpo está eletrizado, então o número de cargas elétricas negativas e positivas não é o mesmo.II. Se um corpo tem cargas elétricas, então está eletrizado.III. Um corpo neutro é aquele que não tem cargas elétricas.IV. Ao serem atritados, dois corpos neutros, de materiais diferentes, tornam-se eletrizados com cargasopostas, devido ao princípio de conservação das cargas elétricas.V. Na eletrização por indução, é possível obter-se corpos eletrizados com quantidades diferentes decargas.Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.a) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.b) Apenas as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.c) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.d) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.e) Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
2. U. Salvador-BA
A eletrização de um corpo A, inicialmente neutro, a partir de um corpo B,previamente eletrizado, pode ocorrer:01) por atrito, ficando A e B com cargas de mesmo sinal;02) por contato, ficando A e B com cargas de sinais opostos;03) por indução, ficando A e B com cargas de sinais opostos;04) por atrito, tornando-se neutro o corpo B;05) por indução, tornando-se neutro o corpo B.
3. UFRN
Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jatode tinta. Esse tipo de impressora utiliza pequenas gotas de tinta, que podem ser eletricamente neutras oueletrizadas positiva ou negativamente. Essas gotas são jogadas entre as placas defletoras da impressora,região onde existe um campo elétrico uniforme E, atingindo, então, o papel para formar as letras. A figuraa seguir mostra três gotas de tinta, que são lançadas para baixo, a partir do emissor.Após atravessar a região entre as placas, essas gotas vão impregnar o papel. (O campo elétrico uniformeestá representado por apenas uma linha de força).Pelos desvios sofridos, pode-se dizer que a gota 1, a 2 e a 3 estão, respectivamente:a) carregada negativamente, neutra e carregada positivamente;b) neutra, carregada positivamente e carregada negativamente;c) carregada positivamente, neutra e carregada negativamente;d) carregada positivamente, carregada negativamente e neutra.
4. UFMT
Em Campo Grande, na época da seca, é freqüente que, ao sairmos de um carro ou pegarmos ocorrimão de um ônibus, sintamos um pequeno choque na ponta dos dedos. Esse fenômeno se explicaporque, na época da seca,01. a rigidez dielétrica do ar aumenta, uma vez que a umidade do ar é mínima.02. a rigidez dielétrica do ar diminui, uma vez que a umidade do ar é mínima.04. absorvemos mais cargas elétricas positivas por indução.08. carregamo-nos negativamente por atrito.
 
www.fisicadivertida.com.br Professor Ivã Pedro
16. ao tocarmos o carro ou o corrimão do ônibus, esses funcionam como terra descarregando aeletricidade acumulada em nossos corpos.Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.
5. UnB-DF
Nos períodos de estiagem em Brasília, é comum ocorrer o choque elétrico ao se tocar acarroceria de um carro ou a maçaneta de uma porta em um local onde o piso é recoberto por carpete.Centelhas ou faíscas elétricas de cerca de um centímetro de comprimento saltam entre os dedos daspessoas e esses objetos. Uma faísca elétrica ocorre entre dois corpos isolados no ar, separados por umadistância de um centímetro, quando a diferença de potencial elétrico entre eles atinge, em média, 10 000V.Com o auxílio do texto acima, julgue os itens que se seguem.( ) O choque elétrico é sentido por uma pessoa devido à passagem de corrente elétrica pelo seu corpo.( ) Os choques elétricos referidos no texto são perigosos porque são provenientes de cargas estáticas queacumulam grande quantidade de energia.( ) O processo de eletrização por indução é o principal responsável pelo surgimento do fenômenodescrito no texto.( ) O ar em uma região onde existe um campo elétrico uniforme de intensidade superior a 10 000 V/cm éum péssimo condutor de eletricidade.( ) O valor absoluto do potencial elétrico da carroceria de um carro aumenta devido ao armazenamentode cargas eletrostáticas.
6. Unifor-CE
Considere o sistema constituído por duas cargas elétricas, de mesmo sinal, Q e q, sendo r
1
adistância entre elas. Se aumentarmos essa distância para r
2
, a energia potencial do sistema:
7. Unifor-CE
Uma carga elétrica q
1
= 2,0 µC exerce força, de módulo F, sobre outra carga q
2
= 20 µC .Pode-se concluir que a carga q
2
exerce sobre q
1
outra força, de módulo:a) 0,10Fb) Fc) 5 Fd) 10 Fe) 100 F
8. UFRS
A superfície de uma esfera isolante é carregada com carga elétrica positiva, concentrada em umdos seus hemisférios. Uma esfera condutora descarregada é, então, aproximada da esfera isolante.
 
www.fisicadivertida.com.br Professor Ivã Pedro
Assinale, entre as alternativas abaixo, o esquema que melhor representa a distribuição final de cargas nasduas esferas.
10. UEMS
Duas esferas metálicas de mesma massa m e mesmo raio r são presas a um anteparohorizontal, de forma a ficarem sob ação da gravidade. Então são eletrizadas, permanecendo separadas,devido a força de repulsão elétrica, por uma distância x, segundo a figura abaixo. Determine a expressãopara a carga elétrica q: (Considere a constante eletrostática igual a k)
11. UFSE
Duas cargas puntiformes Q
1
e Q
2
se atraem, no vácuo, com uma força de intensidade 4,0 . 10
 – 
2
N, quando estão separadas por uma distância de 3,0 cm. Se Q
1
= 2,0 . 10
 – 
8
C, então Q
2
, em coulombs, vale:a) 2,0 . 10
 – 
8
, positiva.

Activity (15)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Nete Silva liked this
Felipe Matheus liked this
Deivid Cerqueira liked this
Emanuel Pereira liked this
Patrick Lucas Zagnoli added this note
valeu
Amanda Rodrigues liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->