Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
livroreceitasmariscos

livroreceitasmariscos

Ratings: (0)|Views: 239|Likes:
Published by Luísa Custódio

More info:

Categories:Types, Recipes/Menus
Published by: Luísa Custódio on Dec 01, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPS, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/01/2010

pdf

text

original

 
Mariscos & Cª.
 Algumas indicações sobre mariscos
º
Mexilhão, só o coma de Setembro a Dezembro.
º
Marisco, só em mês com ³r´ .
º
Para cozer alagosta , o lagostim , o camarão ou opercebe , mergulhe-os em água a ferver .
º
O caranguejo , a santola devem ser mergulhados emágua fria .
Tempo de cozedura:
º
Lagosta e lagostim: 15 a 17 minutos
º
Caranguejo, santola e burro: 20 a 27 minutos
º
Camarão e percebe: 5 minutos
Nota:
O tempo depende da corpulência do mariscoe sócomeça a contar-se quando a água entrar emebulição .
Q
uantidade de sal:
º
Lapas , búzios e mexilhões: cozem-se sem sal
º
Lagosta: 200 grpor 2,5 L de água
º
Camarão ou percebe: 180 grpor 2,5 L de água
º
Caranguejo ou santola: 200 grpor 2,5 L de água
 
Mariscos & Cª.
 
Marisco & Cª.
 A palavra marisco engloba dois gruposdistintos de animais marinhos comestíveis: osmoluscos e os crustáceos. Os primeirosseres de corpo mole, protegidos por umaconcha, com uma ou duas valvas,denominados por univalves ou bivalves,respectivamente. Os crustáceos incluemtodos aqueles cujo corpo é coberto por umacarapaça, que renovam várias vezes aolongo das suas vidas.Com um elevado teor de proteínas, vitaminas e sais minerais e compoucas calorias, os mariscos são autênticos concentrados denutrientes, sendo por isso um alimento excelente, para além de muitoapreciado. O maior inconveniente dos mariscos é a probabilidade dedesencadearem reacções alérgicas em pessoas propensas para tal e operigo de intoxicações alimentares, quando estes não são frescos. Daía necessidade de certificar-se sempre da sua frescura antes deconsumir. Antes de cozinhar os bivalves, lave-os muito bem edeixe-os de molho em água com sal durante 2horas, para que soltem toda a areia e outrasimpurezas. Pode também juntar farinha à água, emvez de utilizar sal. Depois, lave-os novamente antesde os levar ao lume.Durante a cozedura, todos os bivalves devem abrir as suas conchas.Se isso não acontecer e estas permanecerem fechadas, não os coma.Nunca coma moluscos crus, caso contrário corre o risco de se expor acontaminações de germes que apenas são destruídos após umacozedura de, pelo menos, seis minutos.
221 kg amêijoa; 200 g presunto; 200 g farinha demilho; 1 chouriço de carne; 1 dl vinho brancosal q.b.; Pimenta q.b.
1. Colocam-se as amêijoas de molho em água e sal ou águas salgadas afim de lhes retirar todas as areias que ainda possam ter.2. Entretanto, corta-se o chouriço em rodelas e o presunto em tiras finas, efrita-se tudo numa frigideira.3. Retiram-se as amêijoas da água e levam-se ao lume a cozer.4. Retiram-se do lume e escorre-se a água da cozedura, passando-a por um passador.5. Retira-se o miolo das amêijoas e coloca-se num tacho.6. Junta-se a água da cozedura, adiciona-se o vinho e leva-se tudo ao lumea ferver um pouco.Retira-se do lume e junta-se a farinha em forma de chuva, mexendosempre.7. Leva-se novamente ao lume para acabar de cozer.8. Juntam-se as carnes e serve-se bem quente.
Xarém
12 gambas; 200 g manteiga; 3 dentes alho esmagado;3 malaguetas; 1 c. sopa sumo de limãosal q.b.; Pimenta q.b.
1. Abra as gambas ao meio no sentido do comprimento, sem separar a cauda e a cabeça.2. Tempere com sal e pimenta e aloure-as em 150 g de manteiga, juntamente com os dentes de alho esmagados e as malaguetas.3.
Q
uando as gambas estiverem bem louras, retire do lume e regue-as com o sumo de limão.4. Entretanto, coza o arroz em abundante água com sal. Depois decozido, escorra-o e junte-lhe a manteiga restante.5. Sirva as gambas com o arroz e o molho.
Gambas picantes
 
Creme de Marisco
150 g farinha torrada; santolas q.b.;gambas q.b.; pão torrado ; 2 Lt água;2 cebolas; 1 c. sopa polpa de; tomate;alho-francês q.b.; cenouras ; sal q.b;piripiri em pó q.b.
1. Refogue a cebola, alho francês e cenoura.2. Junte a água e o tomate. Tempere com sal e picante q.b.3. Ligue com a farinha torrada, junte a carne passada da santolae algumas gambas.4. No fim obtém-se um creme meio espesso.Sirva com cubos de pão frito
Nº pessoas:4Tempo:0H30Grau:Fácil 300 g camarão300 g cogumelos laminados2 dl natas; 2 c. sopa ketchup; sal q.b.Pimenta q.b.
1. Numa frigideira, coloque os camarões descascados e oscogumelos a fritarem com um pouco de margarina.2. Junte as natas e o ketchup. Continua em lume brando atéengrossar um pouco.3. Se necessário pode-se retocar a quantidade de ketchup.Tempere a gosto.
Nº pessoas:2Tempo:0H30Grau:Fácil
Delícia de camarões
223
Tortilha de Gambas
Nº pessoas:2Tempo:0H25Grau:Fácil 1 kg polvo; 2 cebolas;1 ramo salsa; 2 ovos cozidos;4 c. sopa azeite; 1 c. sopa vinagre; 4 tomates;Pimenta q.b.; sal q.b.Nº pessoas:4Tempo:0H45Grau:Médio
Salada de Polvo
4 ovos; 16 azeitonas recheadas com pimentosal q.b.; pimenta preta moída q.b.; 120 g gambascozidas e descascadas; 3 c. sopa azeite
1. Corte as azeitonas em rodelas.2. Bata os ovos com sal, pimenta, pimentão e noz-moscada.3. Misture as azeitonas cortadas e as gambas escorridas com osovos.4. Aqueça o azeite numa frigideira adequada para o efeito. Deiteos ovos batidos e deixe-os cozer em lume brando. Logo que atortilha estiver cozida de um lado, vire-a com a ajuda de umaespátula. Deixe cozer durante cerca de 2 minutos do outro lado.5. Sirva a tortilha acompanhada de uma boa salada e de pão. Ouentão, deixe arrefecer e sirva como aperitivo.1. Prepare e lave o polvo e introduza-o na panela de pressão com1 copo de água e 1 cebola sem ser descascada.2. Leve a panela a lume forte e quando levantar pressão, reduzao lume para o mínimo. Deixe cozer 20 minutos.3.
Q
uando a pressão tiver evaporado, escorra o polvo e corte-oem bocadinhos. Coloque-o na saladeira.4. Pique 1 cebola e 1 ramo de salsa e junte ao polvo. Regue asalada com o azeite e vinagre. Tempere com sal e pimenta eacompanhe com ovo cozido e tomate cortado em bocados.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->