Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Correio do Amorim - Dezembro 2010

Correio do Amorim - Dezembro 2010

Ratings: (0)|Views: 74|Likes:
Published by Luiz de Campos Jr
Jornal da APM da EMEF Des. Amorim Lima de São Paulo, Dezembro/ 2010.
Jornal da APM da EMEF Des. Amorim Lima de São Paulo, Dezembro/ 2010.

More info:

Published by: Luiz de Campos Jr on Dec 09, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF or read online from Scribd
See more
See less

12/09/2010

pdf

 
Grupo CEACA convida pais, alunos, professores,funcionários e membros da comunidade para o 10ºBatizado e troca dos cordões de Capoeira dos alunos.O evento ocorrerá domingo, 12 de outubro às 10h.
PARATY - Chegamos em Paraty e fomos para o forte dacidade. Lá vimos muitas coisas que eram da história dacidade. Aprendemos um pouco da história e da Festa doDivino. Depois fomos para a Casa da Cultura. Vimos muitosobjetos de Paraty, ouvimos histórias sobre os escravos.Logo em seguida fomos para um ótimo restaurante almoçar e depois ficamos livres para dar uma volta na cidade. Possofalar que fiquei emocionado com a beleza de Paraty, ela émuito bonita, tem uma beleza rústica, as casinhas, as ruasde pedra. A cidade é MARAVILHOSA! Adorei essa viagem.Lucas Luz - 8º ano da tarde .
U
BATUBA
- E
STUDO
 
DO
M
EIO
 
DOS
8
OS
 
A
NOS
Neste sábado, dia 11 de dezembro, a partir das 15h,teremos a apresentação do tradicional Auto de Natalno Amorim Lima. Participe!
NÚCLEO PICINGUABA – UBATUBA - No dia em quechegamos, deixamos nossos pertences no dormitório efomos fazer a primeira trilha, onde passamos pela restinga e pelo manguezal, que são meios bem diferentes. Após acaminhada e o almoço fomos para a praia da Fazenda, queera só nossa! Nos segundo dia conhecemos a Casa deFarinha e tivemos uma ótima conversa com o senhor ZéPedro, morador do Quilombo Sertão da Fazenda.Conhecemos a floresta tropical, que em um metro quadrado possui mais biodiversidade que a Alemanha inteira!Divertimo-nos muito e curtimos com os nossos amigostodos os lugares que visitamos. A ida à praia do Camburi foi uma maravilhosa aventura. Vimos na caminhada de ida umacasca de Jararaca! Depois que curtimos a praia e o rio dolocal, pegamos uma tremenda chuva e com ela enfrentamosuma tremenda trilha de volta, a mais cansativa de todas. Agradecemos a todos que foram, alunos, professores,cozinheiras e responsáveis, que fizeram da nossa viagemum momento inesquecível. Ynaê Bomfim – 8º ano tarde.
 
No último dia 26 os estudantes do Amorim Limaforam às urnas. No dia anterior as chapasparticiparam de debates, nos períodos da manhã e datarde. Das 8 chapas inscritas, 6 participaramefetivamente do pleito. Em segundo lugar ficou aChapa Haus, com pouco mais de 90 votos, quemostrou maturidade ao firmar apoio à chapavencedora. A chapa vitoriosa foi a DDE - Defensoresdos Direitos Estudantis, com cerca de 220 votos. Elaconta com 22 alunos membros, do primeiro esegundo ciclo e dos dois turnos.A Presidente Larissa e a Vice Ariane agradecem osvotos e pedem para que os alunos tenham paciência,uma vez que a refundação do grêmio está apenas seiniciando. Segundo elas as cobranças já começaram,e os eleitores se mostram impacientes.
O
S
 
ALUNOS
 
 
M
G
RÊMIO
!
‘Se a arte é essencial à vida, por que não seriatambém à educação?’ Noemia Varela
Desde o início do 2º. semestre de 2010, provocamosos estudantes do 7º. e 8º. ano com inúmerasdiscussões nas aulas de artes:- O que é arte?- Que objetos podem ser considerados arte?- Uma obra de arte inserida numa cultura pode deixarde sê-lo dentro de outra cultura?- Uma obra de arte pode perder esse estatuto emdiferentes períodos históricos?- Por que dentro de uma mesma cultura algunsobjetos artísticos são mais valorizados do que outros?- Quem determina o que é arte?As provocações fizeram parte de um aquecimentopara nossa saída cultural à 29ª Bienal de arte de SãoPaulo, no parque do Ibirapuera.Utilizando a poesia do escritor alagoano Jorge deLima – ‘
Há sempre um copo de mar para um homemnavegar’,
a bienal trouxe ao público, questõesaproximando arte e política. Foi preciso um olharcurioso, atento e sensível dos estudantes paraperceber nas obras da bienal uma ação artística epolítica.
A
MORIM
 
NA
29
ª
B
IENAL
Na avaliação feita após a saída cultural, discutimossobre algumas obras vistas na bienal e de como aslinguagens artísticas se apresentavam e semesclavam: fotografia, música, escultura, pintura,instalação, vídeo etc.Para finalizar o ano, estamos criando algumasanimações que, poderão ser vistas nas reuniões detutoria. Esperamos por vocês! MaroseAlunos do Amorim visitaram o Museu de Geociênciasda USP neste último bimestre. Os tutorandos daSolange, mais alguns estudantes da Joana Portugal eda Regina do ciclo 2 da tarde visitaram o museu nodia 4/11/10, enquanto o Grupo dos Vigilantes daNatureza participou no dia 1/12/10.A riqueza de observação foi imensa: inúmerasamostras de rochas, minerais na forma bruta elapidados para confecções de joias. Também viramfósseis de peixes e árvores petrificados.Encantaram-se com os geôdos, meteorítos e réplicasde dinossauros, em especial uma réplica de esqueletodo dinossauro alossauro, com 12 metros decomprimento e três metros e meio de altura, bemcomo painéis explicativos, além de um cenário quereproduz a vegetação da época.
M
USEU
 
DE
G
EOCIÊNCIAS
USP
 
Depoimento de Arianne do Instituto Romã
O projeto
“A percepção da vida” 
encerrou suasatividades neste ano no evento “Encontro com acomunidade” com o tema MUTIRÃO que aconteceudia 28/11. Neste dia equipes foram formadas paradesenvolver atividades de plantio, pintura da quadra,coleta do lixo e educomunicação.O projeto continuará no ano que vem com mais doismódulos de trabalho com os jovens do EnsinoFundamental II, e mais 2 Encontros com aComunidade.Estamos muito contentes com o envolvimento dos jovens e dos educadores do Amorim Lima, que semostraram sempre abertos as nossas atividades. Aparticipação dos pais também foi fundamental paraque os encontros com a comunidade pudessemacontecer de maneira tranquila e produtiva. Muitoobrigada a todos os envolvidos, e esperamoscontinuar com a mesma parceria e entusiasmo nasatividade de 2011.Este projeto é financiado pelo edital FEMA 7, por meioda Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidadede São Paulo.
T
EATRO
 
DE
UÍNAS
Ao longo do ano de 2010, o Teatro de Ruínas realizoudiversas intervenções na Escola Amorim Lima. Essasações tinham o intuito de levantar questões para areflexão dos estudantes da escola sobre diversosassuntos que atingem a todos os que vivem em nossasociedade.A questão da liberdade e da segurança foi discutidacom a chegada dos Homens de Preto na escola. Ossonhos de todos nós e a sua realização foi abordadopor um homem pendurado no meio da quadra, quequeria ser astronauta, mas virou pedreiro. Por que ossonhos não se realizaram?
M
UTIRÃO
F
ESTIVO
 
NA
E
SCOLA
A importância da nossa Carta de Princípios foidiscutida numa intervenção dentro de uma reunião doConselho de Escola. Os educadores também foramestimulados a refletir com uma intervenção em umareunião de professores.
Participantes: Gabriela Tonetti, Naíma Rocha, Victor Alexandre,Pedro Chaves, Isabelli Lua Oliveira, Kauê Oliveira, Igor Alves eIzabela Lopes. Teatro de Ruínas: Dri Escher, Fábio Figueiredo,Paula Becla Guarda, Uirá Freitas e Vivi Marques.
O trabalho se encerrou no mês de novembro, com aparticipação de algumas crianças em uma oficinapromovida pelo Teatro de Ruínas, que finalizou comuma apresentação para a comunidade.
T
SURUS
 
DO
A
MORIM
 
NO
J
APÃO
Na Festa da Cultura deste ano, as tutorias dasprofessoras Renata Cortese e Joana Silva montaramuma árvore dos desejos e fizeram uma oficina deTSURUS, um origami que na tradição japonesasimboliza saúde e paz.As tutorias decidiram enviá-los para ornamentar ummonumento no Japão, com os desejos de paz e saúdemundial do grupo. Em breve eles nos enviarão umafoto com os nossos tsurus pendurados nomonumento.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->