Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O Beabá da Wicca - Autoria Desconhecida

O Beabá da Wicca - Autoria Desconhecida

Ratings: (0)|Views: 30|Likes:
Published by Joana Soares

More info:

Published by: Joana Soares on Dec 15, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/11/2013

pdf

text

original

 
O beabá da Wicca - Bom para Iniciantes
O MITO DA CRIAÇÃO
Por Starhawk (A dança Cósmica das feiticeiras)
Solitária, majestosa, plena em si mesma, a Deusa, Ela, cujo nome sagrado, não pode ser jamaisdito, flutuava no abismo da escuridão, antes do início de todas as coisas. E quando Ela mirou oespelho curvo do espaço negro, Ela viu com a sua luz o seu reflexo radiante e apaixonou-se por ele. Ela induziu-o a se expandir devido ao seu poder e fez amor consigo mesma e chamou Ela de"Miria, a Magnífica".O seu êxtase irrompeu na única canção de tudo que é, foi ou será, e com a canção surgiu omovimento, ondas que jorravam para fora e se transformaram em todas as esferas e círculos dosmundos. A Deusa encheu-se de amor, que crescia, e deu à luz uma chuva de espíritos luminososque ocuparam os mundos e tornaram-se todos os seres.Mas, naquele grande movimento, Miria foi levada embora, e enquanto Ela saía da Deusa, tornava-se mais masculina. Primeiro, Ela tornou-se o Deus Azul, o bondoso e risonho deus do amor.Então se tornou Verde coberto de vinhas, enraizado na terra, o espírito de todas as coisas quecrescem. Por fim, tornou-se o Deus da Força, o Caçador, cujo rosto é o sol vermelho, mas, noentanto, escuro como a morte. Mas o desejo sempre o devolve à Deusa, de modo que Ela circulaeternamente, buscando retornar em amor.Tudo começou em amor; tudo busca retornar em amor. O amor é a lei, mestre da sabedoria e ogrande revelador dos mistérios.
A DEUSA COMO CRIADORA
O Retorno do Princípio Divino Feminino
 A Mãe Primordial, que teria criado tudo e todos, até seu próprio complemento masculino, está na basefilosófica e fundamental de todas as mitologias e Religiões Antigas.Na compreensão humana primitiva a Mãe precedeu o nascimento do Pai. Percebemos isto em todosos mitos sagrados anteriores ao patriarcado e quanto mais antigos são estes mitos, mais isso seconfirma.O Culto à Deusa remonta a Era de Touro(4000 a.C. à 2000 a.C.), época em que o respeito aofeminino e ao culto aos mistérios da vida e procriação estavam em seu apogeu. Na Era de Touro o cultoa Deusa teve seu apogeu, porém ele é muito mais antigo e suas origens são muito mais remotas, poispesquisas realizadas recentemente por arqueólogos norte-americanos apontam que o culto matriarcal eà Deusa datam de mais ou menos 500.000 a.C.. Isto foi comprovado através de testes feitos com ocarbono 14 em alguns objetos ritualísticos com desenhos de Deusas encontrados em sítiosarqueológicos, que constatam suas origens no Paleolítico Inferior.No final da Idade de Bronze (5000 à 2000 a.C.) também encontramos muitos indícios de culto à DeusaMãe. Descobertas feitas por toda Europa, África, Escandinávia e diversas outras localidade, comprovamisso. Inúmeras estatuetas femininas esculpidas em marfim, barro, argila e pedra representando mulherescom seios e ventres grandes (Vênus de Willendorf) foram descobertas nas proximidades de lugaressagrados e sepulturas, o que simboliza algo respeitável e religioso.Nas Eras que antecederam a agricultura, quando os homens viviam da caça e pesca, as mulhereseram a base do lar, das artes, arquitetura e também eram as transmissoras da cultura ancestral ereligiosas. Enquanto os homens saiam para caçar, as mulheres realizavam os ritos sagrados para que acaça fosse bem sucedida e para que eles pudessem retornar em segurança. Elas eram as GrandesSacerdotisas, Xamãs, curandeiras, parteiras e mantenedoras dos ritos e mistérios religiosos da Tribo.Homens e crianças dependiam de seus cuidados e conhecimentos, por isso eram veneradas ereconhecidas como Guardiãs dos Mistérios da Vida.
 
O beabá da Wicca - Bom para Iniciantes
Mais tarde quando os povos indo-europeus se converteram em tribos conquistadoras e guerreiras e seexpandiram em busca de melhores temperaturas, o culto ao Deus (O Sol) suplantou o culto à Deusa.Pouco a pouco instaurou-se o culto ao Sol com a chegada da Era de Áries (2000 a 0 a.C.) e nasceuassim o patriarcalismo. Até o início da Era de Peixes, Deusa e Deus eram cultuados juntos e seus cultoseram interligados, tolerantes entre si e estavam em perfeito equilíbrio.A partir de 330 d.C. (quando o Catolicismo foi estabelecido como Religião Oficial) o culto à Deusacomeçou a declinar e aos poucos o Cristianismo foi irrompendo toda Europa e se converteu como aReligião da moda de Reis e Rainhas. Porém as pessoas comuns, os servos e servas, jamaisabandonaram a Religião Antiga. O povo do campo ou os pagãos (paganus= povo do campo), devido aoseu contato direto com a natureza seguiram fiéis ao Paganismo e foi através deles que a Bruxariapassou de geração em geração e chegou até nós na atualidade .Das origens primitivas do neolítico e paleolítico surgiram todas as formas de magia e Religião,inclusive e principalmente a Wicca.
O QUE É A WICCA...?
Como e quando surgiu umas das Religiões mais antiga do mundo...? 
A Bruxaria é a antiga religião dos povos da Europa, que após quase 2000 anos de exclusão e“desaparecimento” ressurgiu nos idos de 1940 sob o nome de WICCA.A palavra Wicca vem do inglês arcaico wicce ou do saxão wich que significa “girar dobrar oumoldar”.Porém, vemos corruptelas deste termo em diversos outros idiomas sempre expressando algoreligioso e relacionado à Magia.A Wicca é uma Religião que pretende celebrar a natureza e que busca sua inspiração nasreligiões pré- cristãs de culto à Deusa, nas celebrações dos ciclos anuais das colheitas, ao cultodo Deus fertilizador da Terra e várias outras expressões religiosas primitivas com uma forteligação com a natureza e com os ciclos da vida.A Wicca baseia-se no equilíbrio e polaridade das energias, que através de ritos e magia coloca ohomem em contato direto com a natureza, resgatando assim o verdadeiro sentido da palavraReligião (Religare= religar), religar o homem àquilo que ele foi desligado. O objetivo da Bruxariasão: o auto- conhecimento, a harmonia com os ritmos do Sol e das Estações, a compreensão dospoderes da natureza e a busca de um novo equilíbrio do homem com o seu meio.A Bruxaria reconhece o Dualismo Divino e sendo assim reverencia a Deusa(Lua e Terra) criadorade todas as coisas e o Deus(Sol) o poder fertilizador.A energia estática, negativa e magnética seria a força da Deusa. A energia positiva, ativa e móvelseria a força do Deus. Ambas são opostas e complementares, uma dá origem à outra, juntas são amanifestação e equilíbrio do Universo.A Wicca busca muito de sua inspiração nos mitos e Divindades celtas, gaulesas e irlandesas,recorrendo entanto à fontes clássicas (greco-romana) e diversas outras tradições populares. Paraos conceitos da Bruxaria as palavras DEUSA e DEUS abarca toda a magnitude do Universo. OsDeuses seriam a manifestação criadora da qual procedem todas as criaturas. Eles estãopresentes dentro e fora de nós, poder esse chamado de imanência.A Bruxaria ensina seus praticantes à compreenderem o Universo, o nosso lugar e papel dentrodele.A utilização da Magia, entendida como um conjunto de técnicas capazes de manipular positivamente certas energias naturais, é a parte prática que mais distingue a Wicca. As bases daBruxaria encontram-se na invocação e manipulação das forças energéticas presentes noinconsciente coletivo, que devem ser trabalhadas por meio da intuição e emoção. As energiasdivinas com as quais trabalhamos são as forças arquetípicas da psiquê humana. Um Bruxoconhece, canaliza e utiliza corretamente esta energia.
 
O beabá da Wicca - Bom para Iniciantes
Os fundamentos da Bruxaria estão em conhecer, penetrar e respeitar a natureza que é a própriamanifestação da Deusa. A proposta da Bruxaria é harmonizar o homem com o ritmo da natureza efazer com que ele entenda as forças interiores e exteriores, pois é desta forma que se mantém oequilíbrio e inter-relação com os Deuses.A Bruxaria também se propõe à recuperar a complementaridade entre homens e mulheres, poiscultua a Deusa e o Deus, mesmo dando à Deusa um papel preponderante, quer nas suas práticasquer nos seus mitos.Na atualidade onde dificilmente há lugar para expressão dos valores femininos e onde não existequalquer figura feminina como caráter sagrado principal, a perspectiva matrifocal da Wiccacontribui para sua divulgação tanto junto aos homens como das mulheres.A Wicca é uma Religião onde não existem livros sagrados, hierarquia ou dogmas. É uma escolhapessoal para aqueles que sentem que a sua percepção do sagrado não só não se enquadra nosesquemas tradicionais, como é algo demasiadamente individual para se sujeitar ao conjunto deregras e crenças que outros determinam.
 
A Bruxaria orienta que os poderes mágicos são latentes à todas as pessoas, porém devido aonosso modo de vida estes poderes se atrofiaram. O que Bruxaria faz é desenvolver e ampliar estaforça, assim como ensinar e auxiliar à providenciar uma atmosfera propícia na qual eles possamse manifestar.Os Wiccanianos são praticantes de uma Religião tão antiga quanto o próprio mundo, por issomuitas das práticas e ritos têm sido adaptados à realidade de nosso mundo.Bruxos são pessoas das mais variadas idades, posição social e raça que têm em comum umaReligião voltada ao reencontro de um caminho espiritual harmônico com a Terra e com asmanifestações da natureza.Os Wiccanianos são universalmente caracterizados pelo amor incondicional à natureza. Ospagãos acreditam que a volta da ligação com a natureza é o único caminho para uma vidaharmônica e equilibrada, por isso todos os Ritos sagrados da Bruxaria estão centrados naEstação do Ano e fases lunares.Os Bruxos provavelmente são os precursores dos movimentos ecológicos e de inúmeros outrosmovimento sociais que lutam e reivindicam igualdade entre os homens. A alegria e a satisfaçãode viver são as bases da Bruxaria, pois ela é uma Religião de amor e prazer que permite amanifestação da individualidade como é sentida, mas que também encoraja a responsabilidadesocial e ambiental.Os Bruxos não acreditam no dualismo de opostos absolutos do “bem contra o mal”. A Bruxariaensina que todas as coisas existentes têm o seu próprio lugar e funções e que devemos nosempenhar em harmonizar todas as coisas.A Bruxaria tem sua própria filosofia sobre a reencarnação e vida após a morte. Porém cada Bruxopode ter sua própria filosofa sobre o assunto, pois a Wicca não tem dogmas ou regras as quaistodos devem seguir.Os Bruxos acreditam que todos devem cultuar os Deuses à sua própria maneira, pois não existemleis que exijam que os Wiccanianos sigam uma maneira prescrita de liturgia.Bruxos nunca comprometem seus filhos com a sua fé particular, pois acreditam que cada umdeve seguir o seu próprio caminho. As crianças sempre são ensinadas à honrar sua família,amigos, a ter integridade, honestidade, a tratar a Terra como sagrada e a amar e respeitar todasas formas de vida.O fanatismo é repudiado pelos pagãos, assim como o proselitismo é inadmissível. Bruxos nuncadivulgaram sua Religião porta a porta. São extremamente discretos, pois acreditam que aaproximação à Bruxaria deve resultar de uma escolha individual.O movimento neo- pagão sempre cresceu e continua a crescer sem que para isso pessoas sejamabordadas ou aliciadas à tornarem-se pagãos. A Bruxaria cresce em todo mundo por que seusenso de liberdade, religiosidade e amor à natureza fundem-se dando abertura e compreensão aoverdadeiro sentido de ser.
 RAÍSES WICCANAS

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->