Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
72Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Histórico da Tabela periódica

Histórico da Tabela periódica

Ratings:

5.0

(8)
|Views: 29,518 |Likes:
Published by antoniocorvelo
Contém um histórico bem legal da tabela periodica, passando pelas TRÍADES DE DÖBEREINER até a descoberta do próton por Mosley. Comtém também suas propriedades ao longo dos periodos e familias.
Contém um histórico bem legal da tabela periodica, passando pelas TRÍADES DE DÖBEREINER até a descoberta do próton por Mosley. Comtém também suas propriedades ao longo dos periodos e familias.

More info:

Published by: antoniocorvelo on Aug 07, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/20/2013

pdf

text

original

 
 A HISTÓRIA DA TABELA PERIÓDICA 
Um pré-requisito necessário para construção da tabelaperiódica, foi a descoberta individual dos elementosquímicos. Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata(Ag), estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg)fossem conhecidos desde a antiguidade. A primeira descobertacientífica de um elemento, ocorreu em 1669, quando oalquimista Henning Brand descobriu o fósforo.Durante os 200 anos seguintes, um grande volume deconhecimento relativo às propriedades dos elementos e seuscompostos, foram adquiridos pelos químicos. Com o aumento donúmero de elementos descobertos, os cientistas iniciaram ainvestigação de modelos para reconhecer as propriedades edesenvolver esquemas de classificação.A primeira classificação, foi a divisão dos elementos emmetais e não-metais. Isso possibilitou a antecipação daspropriedades de outros elementos, determinando assim, seseriam ou não metálicos.Veja, a seguir, um breve histórico:
 
TRÍADES DE DÖBEREINER 
Em 1829, Johann W. Döbereiner teve a primeira idéia, comsucesso parcial, de agrupar os elementos em três - outríades. Essas tríades também estavam separadas pelas massasatômicas, mas com propriedades químicas muito semelhantes.A massa atômica do elemento central da tríade, erasupostamente a média das massas atômicas do primeiro eterceiro membros. Lamentavelmente, muitos dos metais nãopodiam ser agrupados em tríades. Os elementos cloro, bromo eiodo eram uma tríade, lítio, sódio e potássio formava outra.Elemento Massa atômicaCálcioEstrôncioBário4088 >>> (40 + 137)/2 =88,51371817 - Lei das tríades de Döbereiner
 
 
PARAFUSO TELÚRICO DE CHANCOURTOIS
Em 1863, A. E. Béguyer de Chancourtois dispôs os elementosnuma espiral traçada nas paredes de um cilindro, em ordemcrescente de massa atômica. Tal classificação recebeu o nomede parafuso telúrico.1862 - O parafuso telúrico de Chancourtois
 
LEI DAS OITAVAS DE NEWLANDS
Um outro modelo, foi sugerido em 1864 pôr John A.R. Newlands(professor de química no City College em Londres). Sugerindoque os elementos, poderiam ser arranjados num modeloperiódico de oitavas, ou grupos de oito, na ordem crescentede suas massas atômicas. Este modelo, colocou o elementolítio, sódio e potássio juntos. Esquecendo o grupo doselementos cloro, bromo e iodo, e os metais comuns como oferro e o cobre. A idéia de Newlands, foi ridicularizada pelaanalogia com os sete intervalos da escala musical. A ChemicalSociety recusou a publicação do seu trabalho periódico(Journal of the Chemical Society).Nenhuma regra numérica, foi encontrada para que se pudesseorganizar completamente os elementos químicos numa formaconsistente, com as propriedades químicas e suas massasatômicas.A base teórica na qual os elementos químicos estão arranjadosatualmente - número atômico e teoria quântica - eradesconhecida naquela época e permaneceu assim pôr váriasdécadas.
 
 1864 - As leis das oitavas de Newland
 
TABELA DE MENDELEYEV 
Finalmente, Dimitri Ivanovitch Mendeleyev apresentou umaclassificação, que é a base da classificação periódicamoderna, colocando os elementos em ordem crescente de suasmassas atômicas, distribuídos em oito colunas verticais edoze faixas horizontais. Verificou que as propriedadesvariavam periodicamente à medida que aumentava a massaatômica.1872 - A tabela periódica de Mendeleyev.Os espaços marcados com traços representam elementos queMendeleyev deduziu existirem mas que ainda não haviam sidodescobertos àquela época. Os símbolos no topo de cada colunasão as fórmulas moleculares escritas no estilo do século XIX.

Activity (72)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Edjane Ribeiro added this note
td de bom este assunto bem explicado é nota 10!!!!!!!!!!!!!!
Gabriela Belini liked this
Valéria Vilma liked this
Hudson M. Cerri liked this
Joao Relvas liked this
Ana Rita Pires liked this
Tiago Amaral liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->