Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
81Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos

Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos

Ratings: (0)|Views: 17,035|Likes:
Published by Roberto Belles
Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos - Básico
Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos - Básico

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Roberto Belles on Dec 30, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/08/2013

pdf

text

original

 
Escola.......Curso .......Professor:Disciplina: Resistência de MateriaisAssunto: Ensaios Destrutivos e Não DestrutivosAluno:Turma:Data:Cidade – EstadoAno
 
Ensaios de MateriaisIntrodução
Os ensaios mecânicos dos materiais são procedimentos padronizados quecompreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidadecom normas técnicas. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto já fabricadoou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam osesforços que eles vão sofrer nas condições reais de uso, chegando a limites extremos desolicitação.
Ensaios Destrutivos
 Definição
São aqueles que
deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido aoensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados.
Exemplos: tração, compressão,cisalhamento, dobramento, flexão, embutimento, torção, dureza, fluência, fadiga eimpacto.
 Importância
É por meio dos ensaios mecânicos que se verifica se os materiais apresentam as propriedades que os tornarão adequados ao seu uso. Dessa forma, tem-se o controle dequalidade do produto, garantindo assim confiabilidade e segurança para o cliente.
Tipos mais comuns
 Ensaio de Tração
Consiste na aplicação de uma carga de tração crescente, em uma única direção,em um dado corpo de prova, previamente preparado e normatizado, até a ruptura domesmo. Neste ensaio deseja-se medir a variação no comprimento em função da cargaaplicada. Muitos dados técnicos são obtidos com este ensaio e é um dos mais utilizadosno mundo metal-mecânico, os principais dados obtidos neste ensaio são Limite deResistência à Tração, Limite de Escoamento, Módulo de Elasticidade, Módulo deResilncia, Módulo de Tenacidade, Ductilidade, Coeficiente de Encruamento eCoeficiente de Resistência.
 Ensaio de Compressão
Consiste na aplicação de uma carga compressiva, em uma única direção, em um dadocorpo de prova, previamente preparado e normatizado. Deseja-se determinar adeformação linear obtida. Quando um material é submetido ao ensaio de compressão, arelação entre tensão e deformação são semelhantes as obtidas no ensaio de tração.
 
 Ensaio de Dureza
Consiste na impressão de uma pequena marca feita na superfície do material,com a ajuda de uma ponte de penetração, que pode ser uma esfera de aço e/ou uma ponta de diamante. A dureza do material (metal) é diretamente relacionada a marcadeixada nesta superfície, com a característica da marca e da carga aplicada.Ensaio de TorçãoConsiste na aplicação de carga rotativa em um corpo de prova, normalmentecilíndrico. Mede-se o ângulo de deformação em função do momento torçor aplicado.
 
 Ensaio de Flexão
Consiste na aplicação de carga em uma parte de uma determinada barra degeometria padronizada.
 Ensaios Não Destrutivos
O que são os Ensaios Não Destrutivos?
Os Ensaios Não Destrutivos (END) são definidos como testes para o controle daqualidade, realizados sobre peças acabadas ou semi-acabadas, para a detecção de faltade homogeneidade ou defeitos, através de princípios físicos definidos,
 sem prejudicar a posterior utilização dos produtos inspecionados.
Constituem uma das principais ferramentas do Controle da Qualidade e sãoutilizados na inspeção de produtos soldados, fundidos, forjados, laminados, entre outros,com vasta aplicação nos setores petroquímico, nuclear, aeroespacial, siderúrgico, naval,auto-peças e transporte rodo-ferroviário.
Quais são os Ensaios Não Destrutivos?
O método a ser utilizado depende das propriedades físicas do material. Umconhecimento geral dos métodos de END disponíveis é necessário para a seleção dométodo adequado.
 Aplicação
Algumas situações típicas em que os ensaios não destrutivos são aplicados:• prevenção de acidentes• redução de custos• melhorar a confiabilidade de produtos ser aceito por uma determinada norma• dar informações para reparoPara obter resultados válidos, os seguintes tópicos devem ser observados• pessoal treinado e qualificado• um procedimento para conduzir o ensaio• um sistema para anotar os resultados• uma norma para interpretar os resultados.

Activity (81)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Williams Teles liked this
Carolina Nunes liked this
Carolina Nunes liked this
Adilson55 liked this
Amy Davis liked this
Gabriel Veloso liked this
Gabriel Veloso liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->