Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
1Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Regras para a elaboração de um Relatório

Regras para a elaboração de um Relatório

Ratings: (0)|Views: 894|Likes:
Published by mjmsousa

More info:

categoriesTopics, Art & Design
Published by: mjmsousa on Jan 06, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

01/06/2011

pdf

text

original

 
 
Curso Técnico de Gestão do Ambiente
 
R
EGRAS PARA A
E
LABORAÇÃO DE UM
R
ELATÓRIO
C
IENTÍFICO
 
Um Relatório Científico serve para comunicar os resultados de um trabalho experimental, de pesquisa, deinvestigação etc. O relatório deve ser completo e objectivo e as ideias devem ser expostas com simplicidade eclareza de modo que a leitura seja fácil e permita a compreensão integral do trabalho realizado.
 A
PRESENTAÇÃO
 
O aspecto geral e a qualidade gráfica do relatório são muito importantes. Por issodeve ter-se a preocupação de o tornar atractivo e de leitura fácil massimultaneamente simples.A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correcta.A escrita de símbolos e fórmulas químicas, bem como de unidades e grandezas,obedecem a regras e normas que devem ser respeitadas.No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal ou o pluralmagestático.
E
STRUTURA
 
Ao elaborar o relatório científico deves ter em conta a sua estrutura a qual deve estar dividida nos seguintes pontos.
1 - Capa
A capa é a primeira imagem do relatório; deve ser sugestiva e conter obrigatoriamente a seguinte informação:
Título do trabalho
. Deverá ser curto e informativo dando uma indicação clara doassunto tratado explicitando o problema resolvido. No caso de um trabalhoexperimental pode utilizar-se o título do protocolo experimental.O
nome da escola
e o
nome do Curso
 A
disciplina
/
módulo
a que se destina o trabalhoO (s)
nomes
do (s) autor (es) e respectivos números e turma,O
local
e a
data de realização do trabalho
(exemplo: Santo Tirso, Outubro 2010).
2  Índice
Na página a seguir à capa apresenta-se o índice; nesta página são enumerados todos os títulos e subtítulos queconstam do trabalho. Deve indicar-se a página correspondente a cada um. A numeração das páginas é iniciadanesta página, que corresponde à página 1.
3 - Objectivos (
O que se pretende fazer? Porquê? Para quê? 
)
 
Aqui devem ser indicados quais os objectivos do trabalho, ou seja, o que se pretende obter com a realização dotrabalho experimental. O objectivo ajuda a ter presente o que se pretende com o trabalho experimental, de modoque, posteriormente, na Conclusão e Análise Crítica de Resultados do relatório, se possa discutir até que ponto otrabalho foi conseguido, sem se divagar em pormenores de técnica ou outros inerentes ao trabalho.
Tipo de letra:
 Arial (10)Times New Romam (12)ou Calibri (11)
Espaçamento entre linhas
 1,5
Margens
: Superior: 2,8 cm; Esquerda:3,0 cm; Inferior: 2,2 cm; Direita: 2,0cm;
Notas de Rodapé
: Utiliza sempre queprecisares de dar uma explicaçãopormenorizada.
 
 
Curso Técnico de Gestão do Ambiente
 
4
- Fundamentos Teóricos (
Em
que se baseia o trabalho? 
)
 
Deve fazer-se um enquadramento teórico do tema geral do trabalho. Podeconter alguma informação com a qual se pretende comparar os resultadosobtidos no trabalho.Este enquadramento é feito com base numa pesquisa bibliográfica a qualpermite recolher informações para a compreensão dos temas a estudar.A fundamentação teórica deverá formar um todo de tal modo que ao ler-se setenha a impressão de um bloco de informação e não apenas de um conjunto deparágrafos desconexos.
5
- Material utilizado (
o que se usou para realizar o trabalho? 
)
 
Devem enumerar-se todos os materiais utilizados na elaboração do trabalho experimental:- Material de Laboratório (deve indicar-se as capacidades do material utilizado),- Equipamento Instrumental (neste caso deve indicar-se o tipo de aparelho e a respectiva marca/modelo- Reagentes (deve indicar-se as concentrações de todas as soluções utilizadas)
6.
Procedimento Experimental (
o que foi feito? 
)
 
No procedimento experimental devem constar, de forma objectiva, os diferentes passos seguidos na actividade,pela ordem em que foram realizados. É importante que quem lê o relatório possa reproduzir sem dificuldades amesma actividade prática.Se foi necessária uma montagem de equipamentos, deve apresentar-se um esquema da mesma e respectivalegenda.
7
.
Registo e Tratamento dos Resultados (
o que se observou? 
)
 
O registo dos resultados experimentais deve ser feito de modo claro eobjectivo para que a sua leitura seja simples. Assim, sempre que possívelos resultados devem ser apresentados em tabelas, gráficos e/ouesquemas. Cada tabela, gráfico ou figura deve ser numerada elegendada.Não deve, aqui, fazer-se qualquer interpretação dos resultados (tirar conclusões, fazer apreciações ou atribuir-lhessignificado), apenas registar o que se observou e mediu.Com o tratamento dos resultados transforma-se os resultados registados para que possam ser utilizados e dêemresposta ao que se pretende. Este tratamento consiste, de um modo geral, na aplicação de fórmulas, tratamentoestatístico, elaboração de gráficos.As medições efectuadas e os resultados de cálculos devem apresentar-se sempre com as respectivas unidades ecom o número de algarismos significativos correcto ou com as incertezas respectivas.
L
egenda de Figuras, tabelas ougráficos
Deve ser numerada e constituída porum título destacado, acompanhado deuma descrição muito breveA
pesquisa bibliográfica
pode serfeita em livros generalistas etécnicos e na internet (neste casotem atenção à credibilidade dainformação). Em qualquer doscasos deves registar os locais onderecolheste a informação paradepois os listares na bibliografia.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->