Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
24Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
O que é tradução em LIBRAS

O que é tradução em LIBRAS

Ratings:

5.0

(4)
|Views: 28,543|Likes:
Published by jake
trabalho feito para a faculdade letra libras UFPR
o que é tradução em LIBRAS
trabalho feito para a faculdade letra libras UFPR
o que é tradução em LIBRAS

More info:

Published by: jake on Aug 10, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/21/2013

pdf

text

original

 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁFACULDADE DE LETRAS-LIBRAS – BACHARELADO 2008 - UFSCAtividade 1Pesquise
definições de
tradução
em obras de referência(dicionários,enciclopédias, inclusive em material online como a enciclopédia
Wikipédia -
discuta
essasdefinições com os colegas e o professor/tutor no pólo,vendo os pontos comunse as diferenças entre as definições encontradas. Depois, em duplas, produzaum texto de300-800 palavras sobre o que é tradução em Libras.
1
Atividade em DUPLA usando a ferramentaWIKI
2
Prazo de Entrega 08/08
3
Texto entregue em Português
Ana Paula Ferreira de Almeida e Jaqueline SteinTutora: Marta - Pólo UFPRAtividade 1
 
TRADUÇÃO EM
 
LIBRAS
 
Devo admitir à tutora, aos colegas e, reconhecer para mim mesma que, numprimeiro momento, fiz a presente atividade, sem entender o que de fato elapedia.Só depois de conversar, pessoalmente, com a Aninha , que me disse:
"Jaque, tem alguma coisa errada com o nosso trabalho. Dá uma olhada noenunciado!" 
Quando cheguei em casa, na sexta-feira, a noite, e li o enunciado, tive queconcordar com a Ana Paula! '
Fizemos o que não era pedido, e não fizemos oque havia sido solicitado'.
Agora é sábado de manhã. Ainda bem que o tempo para desenvolver aatividade foi ampliado até dia 11/08. Ao trabalho então.
 
A atividade pede que, analisemos o que os colegas e o professor/tutor encontraram sobre o significado de tradução. Depois, em dupla, devemosresponder à pergunta: O QUE É TRADUÇÃO
EM LIBRAS
?Passeando pelos wikis dos colegas, pude notar que a maior parte de nóstrouxe conceitos e idéias semelhantes sobre o conceito de traduçao. Fazendoum apanhado geral, seguem as definições que praticamente todos adotamos:
Traduçãoé:1. operaçãoque consisteem fazer passar um enunciadoemitido numadeterminadalíngua (línguafonte) para oequivalente em outra língua(língua alvo),ambasconhecidas pelo tradutor;assim, o termoou discursooriginaltorna-secompreensível para alguém que desconhecea língua deorigem.3. aquilo quereflete, queexpressa de modo indireto;imagem,reflexo,(aqueladeclaração eraa tradução dos
 
2. transposição deuma mensagem de umaforma gráfica paraoutra (morse, braile).5. processo peloqual se converteuma linguagem em outra.7. tradução livre:aquela em que otradutor procuratransmitir mais os pensamentos e asidéias do autor,sem se cingir às palavras textuaisdo original.4. ato de tornarclaro o significadode algo.6.tradução literal:a que é feita de palavra por palavra;8.TRADUCTIO, ONIS:
 
seussentimentos).
9. traduzir é
transferir os jogosde linguagem de umalíngua para osjogos“equivalentes” deuma outra língua
.
17."Muitos dos princípios do atode traduzir umalíngua oral valem  para a tradução nalíngua de sinais.11. interpretar naLIBRAS é como pensamento com signos, comotrânsito dossentidos, comotranscriação deformas nahistoricidadesignifica ação delevar em triunfo ;ação de tranferir deuma ordem a outra;fazer transparecer;tornar conhecido ecompreensível.14. A traduçãositua-se nainterseção, noentrecruzar partilhado peloemissor e peloreceptor do novosigno constituído pela tradução.
Como se vê, na tabela acima, é pacífico entre os colegas do curso Letras-Libras, que a tradução de um modo geral, (e a LIBRAS) envolve aspectos quenão há o que se discutir.Todos esses conceitos são válidos, porém, não desvendam o mistério do queé, e do que envolve interpretar do português para a Libras.LIBRAS é simplicidade e é mistério. Bem por isso que me identifico tanto comela. Usando uma figura de linguagem para tentar explicar como eu me sintodiante do exercício da interpretação, eu diria que é semelhante como uma caçade gato e rato: "Quando parece que vou alcançar a LIBRAS, ela, mais querapidamente escapa por entre os meus dedos."Falar em LIBRAS é uma coisa. INTERPRETÁ-LA é outra. Envolve outrascapacidades. Capacidades que não possuo. O que, no meu caso, é melhor ainda, porque me faz entrar em um lugar de dependência.Eno, tratemos um pouco mais sobre o que deve envolver a tradução-interpretação para a LIBRAS:
Há uns dois anos atrás, ouvi do pr. Marco uma frase queabriu meu entendimento para algumas questões da Libras.

Activity (24)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ieda Borges liked this
Israel B Martins added this note|
Muito interessante tudo que foi apresentado neste material. O nosso trabalho necessita de variedade para que possamos desenvolver melhor as nossas atividades com nossos alunos.Parabéns...
Darlin França liked this
ad1000sondias liked this
Nicole Cotrim liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->