Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
13Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Relatório Reunião de Trabalho_final

Relatório Reunião de Trabalho_final

Ratings: (0)|Views: 3,642 |Likes:
Resultado da Reunião de Trabalho do GEPCAT, realizada durante o II Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação, ocorrido em 19 de agosto de 2010, na UFMG
Resultado da Reunião de Trabalho do GEPCAT, realizada durante o II Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação, ocorrido em 19 de agosto de 2010, na UFMG

More info:

Categories:Types, School Work
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/10/2013

pdf

text

original

 
 
II Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação - GEPCATReunião de Trabalho (aberta) – 19 de agosto de 2010
Início 18h10 e término 19h40Local: Auditório da ECI - UFMGMediadora: Elisa Campos Machado (UNIRIO)Relatora: Lidia Alvarenga (UFMG)Pauta proposta:
-
 
Informes gerais e organização das discussões;
-
 
Participação do Brasil nos estudos para elaboração de padrõesinternacionais;
-
 
Política brasileira para produção de conteúdos na área etradução;
-
 
Avaliação das atividades realizadas pelo GEPCAT.A reunião teve início às 18h10, com um número significativo departicipantes (aproximadamente 50 pessoas), em sua maioria,docentes, pesquisadores e bibliotecários. Poucos alunospermaneceram na reunião de trabalho.1.
 
Informes gerais e organização das discussões:
-
 
Foi apresentado um breve relato do histórico da constituição dogrupo e, na sequência, a mediadora apresentou a proposta deiniciar as discussões a partir do perfil do grupo, passando aseguir para as ações, envolvendo os pontos 2, 3 e 4 da pauta, oque foi aceito por todos.2.
 
Perfil do grupo:
-
 
Reafirmou-se o caráter aberto e participativo do GEPCAT comespaço para todos aqueles interessados pelo tema: professores,pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam e seinteressam pela área de catalogação.
-
 
Discutiu-se a necessidade de abrir e ampliar a participação doGEPCAT em Eventos Nacionais,
 
criando espaços para debateespecíficos sobre o tema catalogação, o que exige programaçãoprévia.
 
-
 
O Prof. Fernando Modesto (USP) apresentou sugestão desegmentação do grupo em 3 comunidades, a saber: comunidadede docentes/pesquisadores; Comunidade de práticasprofissionais (atuantes no mercado de trabalho); Comunidade deestudantes. Justificou que cada uma delas tem interesses
 
peculiares ou necessidades mais especificas de discussão e quedessa forma seria mais fácil organizar os trabalhos e oencaminhamento de discussões. Exemplificou com os eventos daárea, onde os segmentos poderiam ter um envolvimento maior,no ENANCIB os docentes/pesquisadores poderiam articular osencontros, da mesma forma SNBU ou CBBD teria maiorenvolvimento dos profissionais. No entanto, naquele momento, amaioria dos participantes da reunião considerou a necessidadede priorizar o fortalecimento do GEPCAT como um todo. Dessaforma, esta proposta poderá ser repensada num momento futuro,aspecto que foi apoiado por todos.3.
 
Participação do Brasil nos estudos para elaboração de padrõesinternacionais:
-
 
A representante da FEBAB, Rosa Correa, reafirmou o interessede a FEBAB instituir a Comissão Brasileira de Tratamento daInformação. A Comissão será composta por Comitês Técnicosresponsáveis pelas áreas de atuação que forem necessárias parao desenvolvimento da Biblioteconomia no Brasil. O primeiroComitê a ser implantado é o Comitê Técnico de Catalogação. Umdos objetivos deste Comitê é realizar traduções, para a línguaportuguesa, de documentos produzidos pela IFLA, além decódigos de catalogação. Os regimentos internos da Comissão e doComitê estarão disponíveis, a partir de novembro, no site daFEBAB. O convite para participação no Comitê Técnico foi feito atodos os presentes e foi ressaltado que os interessados deverãocontatá-la, através da FEBAB. Tratou-se da articulação entreFEBAB e Biblioteca Nacional a favor de projetos como esse. Osproblemas de divulgação e acesso a documentos produzidos pelaFEBAB serão resolvidos pela Comissão.
-
 
IFLA: não se avançou propriamente na questão dasrepresentações para os debates internacionais sobre normas.Esta questão será discutida após o contato com a IFLA e adivulgação do regimento interno.4.
 
Política brasileira para produção de bibliografia e tradução de textos:
-
 
Sobre a produção de bibliografia pelo Grupo, a Profa. Plácida L.V. A. da C. Santos (UNESP Marília) apresentou o trabalho quevem desenvolvendo com seus alunos para a disponibilização emambiente web de planos de ensino e de bibliografia, resultado doprimeiro Encontro. Falou-se da necessidade de se ter um espaçopara disponibilizar esse material, tendo um moderadorresponsável pela análise e inclusão de novos itens.
-
 
Quanto aos planos de aula das disciplinas da área, deve-secontinuar a coleta, atualizando o arquivo já existente edisponibilizá-lo para todos.
 

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Xavier Marcio liked this
Helder Reis liked this
Poly Mag liked this
Poly Mag liked this
Idelson Magombe liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->