Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
BIBLIOGRAFIA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE IGREJAS (EUA)

BIBLIOGRAFIA SOBRE IMPLANTAÇÃO DE IGREJAS (EUA)

Ratings: (0)|Views: 1,591 |Likes:
Published by Fleur du Monde
Bibliografia.
Bibliografia.

More info:

Published by: Fleur du Monde on Aug 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/06/2013

pdf

text

original

 
BIBLIOGRAPHYBIBLIOGRAFIA ANOTADA SOBRE PLANTAÇÃO DE IGREJASNA AMÉRICA DO NORTEATUALIZADA EM MARÇO DE 2002
“Gosto de ler livros sobre navegação escritos por navegadores que já circundaram oglobo; prefiro a história que vem da pena de testemunhas que participaram quando a marévirou em favor de uma nação; e quero ler livros sobre plantação de igrejas escritos por aqueles que já trafegaram pelos becos da sociedade ocidental néo-pagã e conhecem aexperiência de juntar um novo corpo de crentes em Jesus Cristo” – J. Nelson Kraybill, no prefácio do livro
Church Planting: Laying Foundations (Fundamentos de Plantação de Igrejas).
Allen, Roland.
Missionary Methods, St. Paul’s or Ours? (Estratégias Missonárias, Nossas ou do Apóstolo Paulo?)
Grand Rapids, MI: William B. Eerdmans PublishingCompany, 1962.
Mesmo não sendo diretamente relacionado à plantação de igrejas na América do Norte, este é um tratado fundamental de missiologia. Allen postula que a chave para oevangelismo mundial é a adoção da”estratégia paulina”. Paulo dependia de liderançaleiga com treinamento para a função de pastores e anciãos. As diretrizes de Allen podem ser aplicadas ao cenário norte-americano com o desenvolvimento de estratégias de plantação de igrejas para leigos. O enfoque do autor na atribuição do Espírito Santo étambém fundamental no incremento do atual movimento de plantação de igrejas.
Amstutz, Harold E.
Church Planter’s Manual (Manual do Plantador de Igrejas).
CherryHill, NJ: Association of Baptists for World Evangelism, Inc., 1985.
 Este livro começa como um manual padronizado com formulários, procedimentos, políticas etc. A segunda parte do livro fornece cinco exemplos de situações de plantação. Cada um dos exemplos vem de campos internacionais mas seaplicam ao contexto norte-americano.
Becker, Paul.
 Dynamic Church Planting (Plantação de Igrejas com Dinamismo).
Vista,CA: Multiplication Ministries, 1992.
 Este é um insert para pastas com prendedores de três furos (não é livro comcapa). Foi elaborado para servir como guia para o plantador de igrejas caminhar  seqüencialmente no processo de plantação. Inclui uma seção vasta de checklists para a plantação. É um recurso útil para o plantador de igrejas que quer um guia passo-a –  passo.
Brock, Charles.
 Indigenous Church Planting (Plantação de Igrejas Autóctenes)
: Nashville: Broadman Press, 1981.
Os recursos de Brock são provados pelo tempo e valiosos. No entanto, refletemum paradigma utilizado com mais freqüência em décadas passadas. Suas idéias
 
originaram de sua experiência como plantador de igrejas entre os povos tribais das Filipinas. Assim sendo, seus conceitos terão melhor aplicação entre o segmento maisbaixo da pirâmide sócio-econômica da América do Norte e não em todos os contextos. Omaior proveito deste trabalho será para leigos não-americanos querendo plantar igrejasem cidades menores ou em áreas rurais da América do Norte.
Bunch, David, Jarvey Kneisel e Barbara Oden.
Multihousing Congregations: How toStart and Grow Christian Congregations in Multihousing Communities (CongregaçõesMulti-Habitacionais: Como Iniciar e Desenvolver Congregações Cristãs emComunidades Multi-Habitacionais).
Atlanta, GA: Smith Publishing,1991.
 Este é o único recurso publicado disponível que aborda a plantação de igrejasem congregações multi-habitacionais (conjunto de apartamentos, lote de trailers, etc.). Já que a grande maioria dos residentes somente poderá ser alcançada por um ministério situado dentro do complexo habitacional, este é um recurso essencial. Embora muito doministério multi-habitacional tenha declinado visivelmente na última década, esteministério continua sendo essencial já que 60% dos americanos não-crentes moram emcomunidades multi-habitacionais.
Cannistraci, David.
The Gift of Apostle (O Dom do Apostolado).
Ventura: RegalBooks,1996.
Cannistraci redefine o apóstolo como sendo líder visionário. O tema de plantação de igrejas é abordado, mas de forma limitada. O título engana. Este trabalho fala mais sobre redefinir liderança do que plantação de igrejas como apostolado.
Chaney, Charles L.
Church Planting an the End of the Twentieth Century (Plantação de Igrejas no Final do Século Vinte).
Wheaton, Il: Tyndale House Publishers, Inc., 1993.
 No começo dos anos noventa, o livro de Chaney era o melhor recurso disponível  sobre o tópico de plantação de igrejas na América do Norte. Como a edição estáesgotada, este livro foi substituído pelo livro de Malphur sobre o mesmo assunto. A maisrecente revisão foi acrescida de metodologias contemporâneas como o “grandecomeço”. Este é um dos cinco melhores livros sobre plantação de igrejas.
Conn, Harvie, M. ed.
 Planting and Growing Urban Churches: From Dream to Reality(Como Plantar e Desenvolver Igrejas Urbanas: Do Sonho à Realidade).
Grand Rapids,MI: Baker Book House,1996.
O livro de Conn não é um “passo-a-passo” para a plantação urbana. É um livroteórico e não prático. Como teoria, o livro é bom. Conn ressalta a importância de se teum estratégia urbana para alcançar os grandes centros urbanos do mundo.
Faircloth, Samuel D.
Church Planting for Reproduction (Plantando Igrejas que Reproduzem).
Grand Rapids, MI: Baker Book House, 1991.
O livro de Faircloth começa como um livro-texto de informações de pesquisa,mas logo torna-se em estratégia sistemática de plantação de igrejas. Não é direcionadoà plantação na América do Norte, mas isso em nada desmerece o livro. É um dos poucoslivros disponíveis com base em princípios que têm relação com o movimento na Américado Norte. Neste caso, Faircloth denomina seu sistema de Técnica de Avaliação e
 
 Revisão de Programa. Independentemente da terminologia, este é um recursomissiológico importante para plantadores de igreja norte-americanos.
Francis, Hozell C.
Church Planting in the African American Context (Plantação de Igrejas no Contexto Afro-Americano).
Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House,2000.
 Este livro de Hozell é um dos mais recentes textos publicados sobre plantação deigrejas. É um recurso de valor num campo cuja literatura é limitada. Diferente dosdemais textos que abordam o tema da plantação de igrejas no contexto afro-americano, Hozell aborda menos a mecânica da plantação e mais a sociologia da igreja afro-americana (pregação, ministério, liderança, etc.) Este é um material proveitoso, mas umestudo mais aprofundado de como plantar no contexto afro-americano seria um reforçomuito positivo para o livro.
Hesselgrave, David J.
 Planting Churches Cross-Culturally: A Guide for Home and  Foreign Missions (Como Plantar Igrejas Transculturais: Um Guia Para Missões Nacionais e Mundiais).
Grand Rapids, MI: Baker Book House, 1980.
 Este livro de Hesselgrave é um guia passo-a-passo de como plantar uma igrejanuma cultura diferente da do plantador. Embora sistemático, o livro não é simplista.Cada passo é explicado na prática e na teoria. Este é o recurso disponível mais valioso para a plantação transcultural.
Hiebert, Paul G. and Eloise Hiebert Meneses.
 Incarnational Ministry: Planting Churchesin Band, Tribal, Peasant, and Urban Societies (Ministério da Incarnação: Como Plantar  Igrejas em Sociedades de Bando, Tribais, Rurais e Urbanas).
Grand Rapids, MI: Baker Publishing House, 1995.
 À primeira vista, este livro pouco teria a ver com plantação de igrejas na América do Norte. Naturalmente que seu enfoque principal é a plantação nos países emdesenvolvimento. O livro, no entanto, não é sobre métodos ou princípios bíblicos. Fala sobre as estruturas sociológicas que compõem uma sociedade. Já que o enfoque principal do livro é nas sociedades urbanas, ele traz grande discernimento para plantadores de igreja em cidades grandes que querem entender melhor o contextourbano.
Hurn, Raymond W.
The Rising Tide: New Churches for the New Millenium (A Maré Emergente: Novas Igrejas para o Novo Milênio).
Kansas City, MO: Beacon Hill Press,1997.
 Hurn foi superintendente da denominação do Nazareno e este livro é voltado para esta denominação. Um ponto forte deste livro é a visão histórica de plantação deigrejas da Igreja do Nazareno. Este livro é basicamente um trabalho teórico.
Jones, Ezra E.
Strategies for New Churches (Estratégias para Igrejas Novas).
New York:Harper and Row, 1976.
 Jones escreve sobre plantação de igrejas de uma perspectiva da experiência. Este livro esteve à frente de seu tempo, principalmente na tentativa de quantificar características de personalidade dos plantadores eficazes (a exemplo do que Ridley já fez

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
manorev liked this
Edson Rabelo liked this
Gladston Cunha liked this
Ariiane liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->