Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
246Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Curso de Dicção e Oratória (apostila)

Curso de Dicção e Oratória (apostila)

Ratings:

4.63

(8)
|Views: 59,348|Likes:
Published by anon-279747

More info:

Published by: anon-279747 on Aug 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/14/2013

pdf

text

original

 
CURSO DE  DICÇÃO E ORATÓRIA
 
TEMA I – COMO SUPERAR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO1.1) ORADOR REAL E ORADOR IMAGINDO
Possmos em nosso íntimo dois oradores, normalmentediferenciados, coexistindo ao mesmo tempo: um orador real e outroimaginado.O orador real é a imagem que verdadeiramente transmitimos,uma composição arquitetada e construída a partir de nossas virtudes edefeitos visíveis.Orador imaginado é a imagem que pensamos transmitir aosouvintes.Durante nossa formação, recebemos elogios e cticas,comentários construtivos ou destrutivos à nossa personalidade, e estavai, conforme a procedência dos mesmos e nossa predisposição,acumulando em seu interior estes elementos. Esses fatores isolados oumesclados, participarão da construção de uma imagem de nos própriosimaginada como se fosse a verdadeira, mas q geralmente não o é. Esteé um dos fatores mais comuns da falta de confiança nas possibilidadesde sucesso para se expressar em público.De nada adiantará a alguém aprender todas as técnicas de boaexpressão oral se continuar nutrindo em relação a si mesmo uma falsaimagem, quer seja no sentido negativo ou positivo.O medo surge de uma diferença negativa entre o orador real e oorador imaginado, e na resolução deste problema o tempo é umpoderoso aliado, pois somando a determinação tudo supera.Descubra suas virtudes atuais e as potencialmente próximas e asdesenvolva. Confie em você.
1.2) COMO SURGE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
Quando falamos em público, queremos que esta apresentaçãoseja acompanhada e apreciada por todos; que consigamos expor deforma inteligente e coerente o assunto tratado; que possamos ter nossoesforço coroado com o sucesso e o sentimento de realização. Esse éum desejo natural e legítimo. É evidente que nenhum de nós visa ofracasso, a passar uma imagem negativa diante do público e depois sesentir um perdedor.Ora, se o fato de não nos sairmos bem numa apresentação pode,de alguma forma, nos trazer prejuízo, a possibilidade de que isso ocorraprovocará o medo.
 
Sendo mais claro, a Crença – sim, nossa crença, e não qualquer elemento objetivo e exterior a nós – na possibilidade de que algo possadar errado é que provocará o medo.O medo, como toda emoção, age como uma lupa que aumentaou diminui as coisas ao nosso redor, dando-lhes aspecto grandioso ouinsignificante. “O que ouvimos de outra pessoa pode ou não parecer-nosverdadeiro, mas, o que ouvimos de nós mesmos – nossas própriasidéias e emoções – sempre nos parece”.
1.3) COMO SUPERAR O MEDO ANTES DE FALAR
1.
Respire lenta e profundamente algumas vezes enquantopensa: “O MEDO É ALGO NATURAL E EU SOU SUPERIOR AELE!”
2.
Não estimule seu nervosismo.Ao se aproximar sua hora defalar contenha a ânsia de fumar seguidamente, roer unhas,cruzar e descruzar pernas e braços, andar de um lado para ooutro ou ter outras atitudes que só aumentam o nervosismo.Imponha uma atitude tranqüila ao seu corpo, pois, mesmo queesta pareça forçada no início, você verá um sadio reflexodesta quando pronunciar as primeiras palavras.
3.
Assuma uma postura física firme e decidida.Cabeça alta,coluna reta, peito erguido, olhar e passos firmes, semhesitações, semblante tranqüilo e alegre. Tal posição,inclusive, demonstrará a público sua confiança em si mesmo eno que pretende dizer.O mais importante é, quando falar, esquecer a avaliação alheia ea vaidade própria, concentrando-se na imagem que deve transmitir,dando o máximo de si para que essa seja compreendida.

Activity (246)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Claudio Valim liked this
Fábio Iwakura liked this
SamuelQueiroz liked this
Isabel Silva liked this
1819gedson liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->