Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
19 indicações terapêuticas para o consumo de algas - nutrição - alimentos - ortomolecular

19 indicações terapêuticas para o consumo de algas - nutrição - alimentos - ortomolecular

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 9,123|Likes:
Published by Rindows

More info:

Published by: Rindows on Aug 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/26/2013

pdf

text

original

 
19 indicações terapêuticas para oconsumo de algas
HolismoDicas para viver com saúde plena através de terapias naturais
Gilberto Coutinho,
é terapeuta naturopata com formação em Medicina TradicionalIndiana"Consumo de
clorela
deve ser muito criterioso, pois há,infelizmente, falsificação desse produto. Uma dosagem elevadapode causar ligeira diarréia, urticária e erupções na pele""Clorela – em clorofila, previne e combate a anemia ferropriva;apresenta propriedades
desintoxicantes
(pois pode auxiliar nadesintoxicação do organismo afetado por 
metais pesados
, comopor exemplo
mercúrio
, e outras substâncias, como
pesticidas
) eremineralizantes.
É indicada na prevenção e no combate doenvelhecimento precoce e como estimulante das defesasimunológicas"
A clorela (Chlorella pyrenoidosa ou regularis) é uma alga verde deágua doce, da família da cyanophyta, microscópica, unicelular,esférica (sem flagelo), clorofilada (considerada a maior fonte declorofila), uma das mais antigas formas de vida do planeta (comcerca de 2,5 bilhões de anos; acredita-se ser a primeira forma devida com um núcleo celular verdadeiro), cujo tamanho equipara-seao das células vermelhas (eritrócitos ou glóbulos vermelhos) dosangue humano.Desenvolve-se espontaneamente em tanques e lagos. Apresentaelevado valor nutritivo e grande capacidade de realizar fotossíntese.O termo Chlorella provém do prefixo grego “chloros”, “verde”; e dosufixo latino “ella”, “pequeno”.A clorela foi identificada pelos japoneses, grandes consumidores dealgas. Os primeiros estudos, realizados por alemães e norte-americanos a respeito da clorela, ocorreram durante a II GuerraMundial com o objetivo de encontrar-se uma alternativa decomplementação alimentar para os campos de batalha. Atualmente,
 
a China e o Japão são considerados os maiores produtores dessaalga, onde é cultivada em escala industrial com uma avançadabiotecnologia.
Constituintes da Clorela
• 60% de proteínas (possui mais proteínas do que a soja (37%), acarne de vaca (45%) e o trigo (10%); é capaz de produzir 50% maisproteínas do que qualquer outro ser vivo).• Oito aminoácidos essenciais e todos os não-essenciais (apresentaapenas uma pequena redução na quantidade de metionina).• Uma grande quantidade de beta-caroteno (precursora da vitaminaA, a clorela é uma das mais ricas fontes de beta-caroteno, 10 vezesmais do que as cenouras).• Vitaminas C, E; K; B1, B2, B6 e B12 (contém mais vitamina B12do que o bife de fígado; é comum a falta de B12 em dietasvegetarianas e macrobióticas).• Niacina (um dos componentes da vitamina B3).• Ácido pantotênico (um dos componentes do complexo B; em suacarência, parece ocorrer uma menor resposta funcional dasglândulas supra-renais em situações de estresse).• Ácido fólico (sua deficiência ocasiona: má formação de célulasvermelhas; anemias).• Biotina (parte do complexo B; sua deficiência pode acarretar cansaço, eczemas, palidez, dores musculares e atrofia das papilasda língua).• Colina (participa no metabolismo dos lipídios e na transmissão dosimpulsos nervosos; sua deficiência pode acarretar degeneraçãogordurosa do fígado, retardo do crescimento, involução da glândulatimo e diminuição da secreção láctea).• Inositol (do grupo do complexo B; participa do metabolismo dasgorduras; acredita-se ser capaz de reduzir a congestão do fígado ede protegê-lo).
 
• Ácido para-aminobenzóico ou PABA (importante precursor doácido fólico).• Outras vitaminas em pequenas quantidades.• Sais minerais e outros componentes: cálcio; magnésio; zinco;cobre; manganês; ferro; enxofre; iodo; fósforo; potássio; cobalto;selênio e também enzimas (dentre as quais, importantes enzimasdigestivas); fibras; ácidos graxos poliinsaturados e ácido lipóico.
Clorela e viagens espaciais
A clorela, por apresentar um importante concentrado natural denutrientes e por ser uma fonte rica de elementos primários, éconsiderada um alimento completo. Por tal razão, serviu dealimento para os soldados na II Guerra Mundial. Atualmente, éutilizada como suplemento nutricional pelos astronautas da NASAem viagens espaciais. Como é rica em clorofila, previne e combatea anemia ferropriva; apresenta propriedades desintoxicantes (poispode auxiliar na desintoxicação do organismo afetado por metaispesados, como por exemplo mercúrio, e outras substâncias, comopesticidas) e remineralizantes. É indicada na prevenção e nocombate do envelhecimento precoce e como estimulante dasdefesas imunológicas.
Indicações Terapêuticas
• Nos quadros de anemia e carência alimentar.• Fortalecimento do organismo.• Antiviral e antitumoral.• Azia e gastrite.• Fraqueza, debilidade física e mental.• Imunoestimulante.• Combate a acidez sangüínea.• Oferece elementos protoplásmicos que auxiliam na reparaçãotecidual, na integridade, no crescimento e desenvolvimento celular.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Tania Maria liked this
Tania Maria liked this
Iara Sales liked this
fonier liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->