Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
8Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Propostas para o Ensino Superior

Propostas para o Ensino Superior

Ratings: (0)|Views: 1,990|Likes:
Published by Mônica Nubiato
Atividade disciplinar de Introdução ao Planejamento, produzida pelos alunos Natália Oliveira, Gabriel Martins, Mônica Nubiato e Denise Santos - curso de Comunicação Organizacional, UNB.
Atividade disciplinar de Introdução ao Planejamento, produzida pelos alunos Natália Oliveira, Gabriel Martins, Mônica Nubiato e Denise Santos - curso de Comunicação Organizacional, UNB.

More info:

Published by: Mônica Nubiato on Feb 01, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/09/2012

pdf

text

original

 
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO-FAC
Propostas para o Ensino Superior Brasileiro
Denise Santos, Gabriel Martins, Mônica Nubiato, Natália OliveiraBrasília-DF, 26 de janeiro de 2011
 
1.Introdução
O presente estudo disciplinar de Introdução ao Planejamento tem por escopo apresentar diagnósticos, estrategias, metas e objetivos para a Educação em Nível Superior no Brasil. Através daanálise de cenários e pensando prós e contras do atual sistema educacional, apresenta-se uma visãobaseada no perfil do atual jovem estudante universitário e a diversidade cultural no Brasil. As ideiaspropostas buscam entendimento para qual papel a educação deve exercer: transformar a sociedadee promover a revolução do conhecimento através da democracia e equidade de direitos.“Quando, porém, falo da ética universal do ser humano estou falando da éticaenquanto marca da natureza humana, enquanto algo absolutamente indispensávelà convivência humana. (...) Quer dizer, mais do que um ser no mundo, o ser humano se tornou uma Presença no mundo, com o mundo e com os outros.Presença que, reconhecendo a outra presença como um “não-eu” se reconhececomo “si-própria”. Presença que se pensa a si mesma, que se sabe presença, queintervém, que transforma, que fala do que faz mas também do que sonha, queconstata, compara, avalia, valora, que decide, que rompe.” (FREIRE, 1996, p. 18).
2
 
2.Análise de Cenário
Estão apontados aqui os cenários para a educação nos aspectos sociais, demográficos,econômicos, políticos, legais, culturais, ecológicos e tecnológicos. Os cenários estão detalhadosatravés de artigos publicados pelas mídias, estatísticas e avaliações sobre a atual estrutura disponívelno nível superior. A partir daqui, surgem as projeções para elaboração do diagnóstico e das propostasde melhoria nestes cenários.
2.1
Ambiente Demográfico
- Grande demanda de jovens formados no Ensino Médio sem acesso a Universidade;- O nível superior recebe anualmente de 1,3 a 1,5 milhões de alunos, portanto a demanda é grande econstante;- Longevidade da população com os avanços da medicina (crescimento da população com mais de50 anos).- Distinção na formação de doutores e mestres por regiões: A região Norte e Nordeste têm menosprofissionais com diplomas de mestrado e doutorado. Segundo Gustavo Balduíno, secretárioexecutivo da Andifes( Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de EnsinoSuperior), “é necessário qualificar desde o topo e diminuir as desigualdades regionais”.
Evolução da transição ensino médio para o ensino superior Ano Concluintes EM Ingressantes ES Variação
1980 541.000 356.667 65,931991 659.000 426.558 64,731997 1.266.000 527.959 41,702002 1.855.419 1.036.690 55,87
Quadro 1
Fonte: INEP (2005)
De acordo com o Censo da Educação Superior, realizada peloMinistério da Educão (MEC), as matrículas no ensino superiocresceram pouco mais de 3% entre 2008 e 2009, confirmando atendência de estabilidade verificada nos últimos anos.Dos 5,95 milhõesde alunos das instituições de ensino superior, 4,43 milhões estão na redeprivada e 1,52 milhões nas públicas. Os números incluem estudantes decursos presenciais e a distância.Os dados mostram que houve uma pequena queda no número dealunos da rede pública, cerca de 30 mil a menos. Em 2008 1,55 milhõesestavam matriculados. A redução se deu nas universidades municipais eestaduais, já que na rede federal houve um acréscimo de 141 mil novosestudantes no período de um ano, em cursos presenciais e a distância.O estudo realizado pelo ministério ressalta ainda que de 2005 a2010, 748.788 ex-alunos de escolas públicas tiveram acesso a umabolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Do total, 69% dos
3

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Mônica Nubiato liked this
erikvander liked this
Mônica Nubiato liked this
Mônica Nubiato liked this
Mônica Nubiato liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->