Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
137Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resumo Das Regras Do Basquete

Resumo Das Regras Do Basquete

Ratings:

3.0

(5)
|Views: 54,511 |Likes:
Published by murilobolsoni

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: murilobolsoni on Feb 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/26/2014

pdf

text

original

 
RESUMO DAS REGRAS DOBASQUETE
Regulamento (FIBA)
Equipe
- Existem duas equipes que sãocompostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7reservas.
Início do jogo
– O Jogo começa com olançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta  pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.A equipe que não ganhou a posse de bola fica coma seta a seu favor.
Duração do jogo
– Quatro períodos de 10minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12minutos), com um intervalo de meio tempo entre osegundo e o terceiro período com uma duração de15 minutos, e com intervalos de dois minutosentre o primeiro e o segundo período e entre oterceiro e o quarto período. O cronómetro sóavança quando a bola se encontra em jogo, isto é,sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
Reposição da bola em jogo
- Depois damarcação de uma falta, o jogo recomeça por umlançamento fora das linhas laterais, excepto nocaso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás dalinha do campo da equipa que defende.
Como jogar a bola
- A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola comos pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
Pontuação
- Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campovale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m(valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lancelivre vale 1 ponto.
Empate
– Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.Exceptuandotorneios cujo regulamento obrigue a mais que umamão, todos os clubes de possíveis torneios devemconcordar previamente com o regulamento. Assimcomo jogos particulares, após o término do temporegulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a partida por terminada.
Resultado
– O jogo é ganho pela equipa quemarcar maior número de pontos no temporegulamentar.
Lançamento livre
– Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços aolongo da linha de marcação, não podem deixar osseus lugares até que a bola saia das mãos doexecutante do lance livre (A6); não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que estatoque no aro.
Penalizações de faltas pessoais
– Se a faltafor cometida sobre um jogador que não está emacto de lançamento, a falta será cobrada por formade uma reposição de bola lateral, desde que aequipa(e) não tenha cometido mais do que 4(quatro) faltas coletivas durante o período, casocontrário é concedido ao jogador que sofreu afalta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto delançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamentonão tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme setrate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
Regra dos 5 segundos
- Um jogador queestá sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
Regra dos 3 segundos
- Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro daárea restritiva (garrafão) do adversário, enquantoa sua equipa esteja na posse da bola.
Regra dos 8 segundos
- Quando umaequipa ganha a posse da bola na sua zona dedefesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com quea bola chegue à zona de ataque.
Regra dos 24 segundos
- Quando umaequipe está de posse da bola, dispõe de 24segundos para a lançar ao cesto do adversário.
Bola presa
– Considera-se bola presaquando dois ou mais jogadores (um de cadaequipa pelo menos) tiverem uma ou ambas asmãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor.
Transição de campo
– Um jogador cujaequipe está na posse de bola, na sua zona deataque, não pode provocar a ida da bola para a suazona de defesa (retorno).
Dribles
- Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente,nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a

Activity (137)

You've already reviewed this. Edit your review.
Emannuelly Reis added this note
meu deus que resumo da hora quando eu escrevi resumo eu pensei que fosse pequeno
Emannuelly Reis added this note
que resumo afff
Emannuelly Reis added this note
demorei um tempão para escrever queria só um resumo não um texto complexo vai demorar um tempão para m,im escrever tudo mais as de handebol
Emannuelly Reis added this note
affff queria um resumo ñ um texto
Jaqueline Favaretto added this note
demorei um tempão para escrever queria só um resumo não um texto complexo vai demorar um tempão para m,im escrever tudo mais as de handebol
Jaqueline Favaretto added this note
e ainda falta as regras de handebol pra copiar sem imprimir nada imagino?
Jaqueline Favaretto added this note
como vou copiar tudo e muita coisa
1 thousand reads
1 hundred reads
Brenda Santos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->