Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercícios de Conhecimentos Bancários Extraídos dos Concursos

Exercícios de Conhecimentos Bancários Extraídos dos Concursos

Ratings: (0)|Views: 1,578 |Likes:
Published by TATIPATOS646

More info:

Published by: TATIPATOS646 on Feb 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/28/2014

pdf

text

original

 
CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARALELODISCIPLINA: CONHECIMENTOS BANCÁRIOSPROFESSOR : CARLOS ANDRÉCONCURSO : BASACARGO: TÉCNICO BANCÁRIO
 
Exercícios de Conhecimentos Bancários Extraídos dos Concursos Anteriores.BB – Caixa – Nossa Caixa Nosso Banco – Concurso Interno BB – Banespa e Bacen01.(Cesgranrio / BB 1998 Prova 1) O Fundo Garantidor de Créditos – FGC assegura o total decréditos de cada pessoa dentro de uma mesma instituição financeira, ou dentro de todas asinstituições de um mesmo conglomerado financeiro, até o valor máximo, em reais, de:a)25.000,00 b)22.500,00c)20.000,00d)18.000,00e)15.000,0002.Faz parte do Conselho Monetário Nacional:a)Ministro dos Transportes. b)Presidente do Banco do Brasilc)Presidente da Bolsa de Valores do Rio de Janeirod)Ministro do PlanejamentoJustificativa:O Conselho Monetário Nacional (CMN) :
É o sistema Normatizador e Controlador do Mercado Financeiro.Objetivos:
Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, para propiciar condiçõesfavoráveis ao desenvolvimento da economia.
Cuidar do aperfeiçoamento das instituições financeiras, para maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos.
Zelar pela liquidez geral das instituições e do sistema financeiro.Atribuições do Conselho Monetário Nacional:
Disciplinar as operações de crédito.
Coordenar a Política Monetária e de Meios de Pagamentos.
Regular a constituição, funcionamento e fiscalização das Instituições Financeiras.
Estipular padrões referentes aos encaixes, capital e imobilizações das instituições financeiras,e outras condições técnicas a serem observadas.O Conselho Monetário Nacional é constituído pelos seguintes membros:
Ministro da Fazenda (Presidente do Conselho).
Ministro do Planejamento.(Alternativa D)
Presidente do Banco Central.
Pela Comissão Técnica da Moeda e do Crédito (COMOC) (10 Membros)CMN – Conselho Monetário Nacional . Órgão federal criado em 31 de dezembro de 1964 pela leique implantou a reforma bancária no país. Formado segundo o modelo do Federal ReserveSystem, (Banco Central dos Estados Unidos) dos EUA, veio substituir a Sumoc(Superintendência da Moeda e do Crédito) como órgão responsável pelas normas dos ajustes dosmeios de pagamento de acordo com as necessidades do país, devendo regular o valor interno da
 
moeda, corrigir surtos inflacionários ou deflacionários e coordenar as políticas creditícia,monetária , fiscal, orçamentária e da dívida pública (interna e externa). É responsável ainda pelasemissões de papel-moeda, pela fixação de normas para a política cambial, pela aprovação deorçamentos monetários, pela limitação das taxas de juros, descontos e comissões e pela disciplinado crédito, entre outras atividades de caráter mais burocrático. As reuniões do CMN sãorealizadas pelo menos uma vez por semana. Participam do conselho representantes dosministérios da área econômica, de outros órgãos públicos e de entidades representativas do setor  privado.03.Exercer o controle de crédito sob todas as suas forma é atribuição:a)da Caixa Econômica Federal. b)do Banco do Brasil.c)do Banco Central do Brasild)do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)Justificativa:O Banco Central do Brasil :
É o órgão EXECUTOR da Política Monetária.
Cabe-lhe cumprir e fazer cumprir as atribuições e normas emanadas do CMN.
Somente ao Banco Central cabe as emissões de papel-moeda e moeda metálica, nos limitesautorizados pelo Conselho Monetário Nacional.Por suas atribuições o BACEN pode ser considerado:
Banco dos Bancos : recolhimentos compulsórios, redescontos, regulamentação dos sistemasde compensação de cheques a demais papéis.
Gestor do Sistema Financeiro: normatiza, autoriza, fiscaliza, intervém.
Executor da Política Monetária: controla fluxos e liquidez monetários, regulando a expansãodos meios de pagamentos, elaborando o orçamento monetário e utilizando os instrumentos decontrole de liquidez.
Banco Emissor: detém o monopólio de emissão de papel-moeda e moeda metálica e executaos serviços de saneamento do meio circulante.
Banqueiro do Governo: financia o Tesouro Nacional, com a colocação de títulos públicos,administra a dívida pública interna e externa, administra as reservas internacionais do país eexecuta as operações ligadas organismos financeiros internacionais.
Instituição financeira federal criada pela Lei nº 4 595, de 31 de dezembro de 1964. Substituiua antiga SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito) e algumas funções entãoexercidas pelo Banco do Brasil. Tem principalmente as seguintes atribuições: executar a política financeira do governo, emitir papel-moeda, autorizar o funcionamento de instituiçõesfinanceiras e fiscalizar suas operações de acordo com leis específicas, receber depósitoscompulsórios e voluntários do sistema financeiro nacional , realizar operações de compra evenda de títulos públicos federais, de empresas de economia mista ou estatais; custodiar eadministrar as reservas nacionais em ouro e moedas estrangeiras, controlar o crédito e ocapital estrangeiros; e representar o governo brasileiro perante os organismos financeirosinternacionais. (Alternativa C)

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->