Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Lituânia

Lituânia

Ratings: (0)|Views: 437 |Likes:
Published by João Martins

More info:

Published by: João Martins on Feb 08, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/08/2012

pdf

text

original

 
Lituânia
Um país que tem orgulho em ter uma estátua memorial ao cantor Frank Zappa tem de merecer uma visita. Mas a Lituânia é tambémuma nação com uma história rica, com belas cidades e tradiçõesculturais únicas. A sua mais rica herança cultural é a músicafolclórica e a dança folclórica.A beleza do país relaciona-se com a diversidade de uma paisagemde sonho, com colinas suaves, grande quantidade de bosques,lagos e um litoral marítimo inspirador.
Descrição
A Lituânia é uma das três Republicas Bálticas e está situada noleste europeu, na costa do Mar Báltico. Faz fronteira com aLetónia a norte, Polónia a sul, Bielo-Rússia a leste e Rússia.Situada no centro da Europa, é a mais ocidental das repúblicas detoda a ex-União Soviética. Foram os primeiros a proclamar arepública.É um país de relevo suave, muitas florestas, rios, riachos e lagosde águas cristalinas. Para além disso tudo, a Lituânia é famosa pela paisagem da sua costa, especialmente as dunas de Kursiu Nerija. Na verdade a natureza tem sido muito generosa com este país que tem uma diversidade de paisagens.O rio mais largo, Nemunas, junta e carrega as águas de muitosoutros para o Mar Báltico onde fica a famosa «Costa Âmbar» daLituânia. São quase 10 quilómetros de dunas de areia e pinheirosque vão desde o sudoeste até ao porto de Klaipeda e circundam ogrande Lago Curonian.
História da Lituânia
O Estado lituano foi fundado em 1236 d.C. pelo grão-duqueMindaugas, que uniu vários principiados e em 1256 tornou-se o
 
 primeiro rei da nação. Nos 200 anos seguintes, o Estado lituanoestenderia amplamente as suas fronteiras no território eslavo,atingindo o Mar Negro no sul e o Mar Báltico no oeste.Em 1430, o poder do Estado Lituano começou a declinar, o quelevou à união com a Polónia. Foi chamado de União de Lublin em1569. Inicialmente a Lituânia concordou em ser governada comouma parte independente do Estado Lituano-Polonês, apenas paramais tarde se tornar uma das suas províncias.A vida desse estado unido terminou com a total anexação de seusterritórios pela Rússia, Áustria e Prússia. Em 1975 a maior partedo país caiu nas mãos da Rússia, uma ocupação que durou até1918.Em Fevereiro de 1918, o Conselho Nacional Lituano declarou arestauração da independência da Lituânia. No entanto, em 1939 aLituânia tornou-se novamente vítima dos seus poderososvizinhos.Apenas em 1990 é que o Conselho Supremo da Lituânia, livre edemocraticamente eleito pelo povo, declarou o restabelecimentoda independência da Republica da Lituânia.
O que visitar na LituâniaVilna
A capital da Lituânia, apelidada de «Nova Praga», é também amaior e mais bela cidade do país. Foi construída na confluênciados rios Neris e Vilna, rodeada de pitorescas colinas arborizadas.A sua história tem sido tão turbulenta quanto a da nação: durantemuitos anos foi repetidamente saqueada durante guerras,devastada por muitos incêndios e sofreu inúmeras ocupações.As suas igrejas e torres, fortificações, pátios de retiros medievaise ruas estreitas são um testemunho da rica história da cidade. Éum lugar onde a grandeza dos estilos arquitectónicos (gótico,renascentista, barroco e clássico) se erguem lado a lado e secomplementam.
 
O centro da cidade fica na parte sul da cidade e o seu coração é aPraça da Catedral. A Cidade Velha, a maior da Europa oriental. Não admira que a Cidade Velha seja Património Mundial daUNESCO.Entre as mais antigas construções góticas está um grupo decastelos construídos entre os séculos XIV e XVI. A igreja deSanta Ana é considerada por muitos como a obra máxima daarquitectura gótica. Outros locais a não perder é a Universidadede Vilna; as Pontes Medininko, a igreja de São Miguel; o Paláciodo Presidente; o observatório; o antigo quarteirão judeu.A igreja de São Pedro e São Paulo, do século XVII, é a pérola daarquitectura barroca em Vilna. O seu interior é adornado comaproximadamente 2000 estátuas bíblicas, históricas e mitológicas. No final do século XVII o classicismo alcançou a cidade com aCâmara e a Catedral. A Catedral foi desenhada por um notávelarquitecto lituano, que se baseou na ideia de que a beleza de umaconstrução não deveria ser determinado pela sua ornamentação,mas pela harmonia do todo.A parte nova da cidade foi construída no século XIX. Aqui fica oMuseu do Genocídio da Lituânia, que fica no antigo edifício daKGB. É também deste lado da cidade que fica o memorial aolendário músico Frank Zappa.Um local a visitar é a Colina das Cruzes, em Siauliai, que setornou o centro nacional de peregrinação. As mais de 50.000cruzes colocadas pela população representam a devoção cristãdeste povo e constituem um memorial à identidade nacionallituana. O tamanho e a variedade das cruzes são tãosurpreendentes quanto a quantidade delas.
Kaunas
É a segunda maior cidade da Lituânia e um importante centroindustrial e cultural. É o berço da tradição e cultura lituana.

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Miguel Carvalho liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->